Começa a safra de citros na Feira Ecológica de Caxias do Sul

É época de colheita de citros e agricultores ecológicos promovem degustação de bergamotas neste sábado, 8 de junho. Ação na Praça das Feiras também terá orientação para criação de abelhas sem ferrão e ação solidária para doação de livros

Na estação da colheita de citros, agricultores da Feira Ecológica de Caixas do Sul organizam para este sábado, 8 de junho, uma degustação de bergamotas. Na ação, promovida na semana em que se celebra o dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado no dia 5 de junho), os clientes que forem até a Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, vão encontrar uma amostra da safra deste ano. Também estarão no local, apicultores da Associação Serrana de Meliponicultura (ASSERMEL), com demonstração sobre a criação de abelhas sem ferrão. A Feira deste sábado acolhe o Instituto Cultural Taru, que fará a arrecadação de livros para serem doados a bibliotecas públicas atingidas pelas enchentes.

É época de citros
Na atividade deste sábado, as bergamotas para degustação são oferecidas pelo agricultor Maique Kochenborguer, de Montenegro. Os clientes da Feira poderão experimentar uma amostra da colheita da produção ecológica da família, que tem propriedade no Vale do Caí, a região do Rio Grande do Sul que mais produz citros, em especial bergamota.

O agricultor cultiva citros em uma área de 66 hectares. Há 32 anos a família tem certificação de produção orgânica e participa da Feira Ecológica de Caixas do Sul há 23. São diferentes variedades de bergamota cultivadas na propriedade, além de laranja, lima e limão. Neste sábado, segundo Maique, o destaque será para a bergamota do tipo Comum.

As frutas colhidas na propriedade da família Kochenborguer são comercializadas na Feira Ecológica, aos sábados, em Caxias do Sul. Outra parte da colheita é destinada para a indústria de suco, mercado convencional e para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias (CAAF) que atende mercados institucionais, como alimentação escolar e em hospitais.

Nesta safra, Maique estima colher perto de 200 mil quilos de citros. “Vamos colher menos neste ano. Por causa das chuvas excessivas, a plantação sofre com a alta umidade no solo. Essa produção vem apresentando redução de produtividade e frutos pequenos,” explica o agricultor.

Abelhas sem ferrão
As abelhas têm importante contribuição na polinização dos pomares de citros. Esse assunto também será compartilhado com os clientes da Feira, neste sábado. A Associação Serrana de Meliponicultura (ASSERMEL) levará para a Praça das Feiras, informações sobre a importância e as técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão. Os integrantes da associação mostrarão enxames de algumas espécies, além de produtos artesanais elaborados com mel de abelhas sem ferrão.

A ASSERMEL existe há um ano e reúne mais de 30 associados de municípios da região da Serra gaúcha. Foi criada com o objetivo de acompanhar e apoiar na orientação da meliponicultura para polinização, na preservação e na multiplicação de enxames de abelhas sem ferrão. A associação também auxilia pessoas interessadas a iniciarem a atividade, seja como lazer ou como fonte de renda.

Arrecadação de livros
Durante a manhã de sábado, o Instituto Cultural Taru fará a arrecadação de livros que serão doados para bibliotecas públicas atingidas pelas enchentes. O instituto atua na produção de projetos culturais, sociais, educacionais e de bem-estar.

Serviço:
É época de citros na Feira Ecológica de Caxias do Sul
Quando: sábado – 8 de junho de 2024
Onde – Feira Ecológica, Praça das Feiras, Bairro São Pelegrino
Horário – A partir de 7h30min

A Feira Ecológica é realizada das 6h30min às 11h30min.

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1100643381035374

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *