Caxienses devem investir R$ 258 em presentes para o Dia dos Namorados, revela pesquisa da CDL

Cerca de 43% dos entrevistados devem fazer compras para a data. Apesar da estabilidade nas vendas, tíquete médio deve ter aumento de 3,7%. Temperaturas podem influenciar positivamente na compra de itens voltados ao frio. Cerca de 60% farão algo especial, além do presente, e jantar romântico é a principal opção

Produtos e serviços relacionados ao romantismo e à celebração do amor começam a ganhar atenção dos caxienses com a proximidade do Dia dos Namorados, celebrado na próxima semana, em 12 de junho. Pesquisa realizada pela CDL Caxias indica estabilidade no volume de vendas, com aumento de 3,7% no tíquete médio e estimativa de gasto de R$ 258,42 por consumidor.

O Núcleo de Informações da entidade observa que devido aos eventos climáticos, ocorridos desde 29 de abril, há uma tendência de que a população esteja com menos disposição para festejos. Entretanto, as temperaturas baixas podem motivar a procura por produtos voltados para o frio, com valor agregado mais alto, incrementando positivamente nas vendas de alguns segmentos do comércio.

Dos entrevistados pela CDL Caxias, 43,1% planejam fazer compras, enquanto 46,5% não têm intenção de adquirir presentes e 10,4% ainda estão indecisos. Se comparado a 2023, os percentuais indicam um leve aumento de 1,7% na pretensão,com previsão de 1,6 produto por pessoa contra 1,4 nos dois anos anteriores.

A pesquisa também revelou que a maioria (76,9%) pretende investir o mesmo valor do presente em relação ao ano anterior, enquanto 13,8% têm a intenção de comprar mais e 9,3% menos. Entre aqueles que projetam ampliar os gastos, 54,1% justificam essa decisão pelo desejo de comprar um presente melhor.

Cerca de 60% dos consumidores declararam à CDL Caxias que já têm em mente o que presentear e que desejam fazer algo além do presente. Para os que pretendem fazer algo a mais, 79,8% querem incrementar a celebração com um jantar romântico. Outros 18,5% desejam um passeio e 1,7% cogitam viajar.

Quanto ao momento de procurar presentes, a maioria (53,3%) começará apenas uma semana antes da data, seguido por 23,4%, que iniciaram 15 dias antes. Outra fatia, que representa 16,2% dos ouvintes, irão às compras na véspera ou no dia 12 de junho, enquanto apenas 7,1% já adquiriram o mimo com um mês de antecedência.

Lojas físicas e do Centro são preferidas

O estudo da CDL Caxias revelou ainda que mais da metade dos caxienses (50,5%) planejam pesquisar antes de comprar para o Dia dos Namorados. As lojas físicas devem ser a principal escolha dos consumidores, sinalizadas por 28,5% dos entrevistados. O Instagram foi apontado por 19,2% e os sites de lojas e de pesquisas ficaram empatados, com 15,9% das indicações.

A procura por itens do vestuário, acessórios, higiene, beleza, calçados, chocolates, flores, joias, relógios, entre outros, em lojas de ruas do Centro é a preferência para 68% dos clientes, seguidos por estabelecimentos em shoppings center (16,7%). O comércio virtual local apresentou crescimento significativo, saltando de 2,3% em 2023 para 6,3% em 2024. O presentado tem influência na escolha do mimo, sendo assim, 38,2% afirmaram que a dica influencia diretamente na compra e 31,8% parcialmente.

Os caxienses apontam que o atendimento é um fator decisivo na escolha do local de compra (52,8%), seguido pela qualidade do produto (30%). A ambientação e a decoração dos estabelecimentos também desempenham papel importante para 53,8% e muito importante para 36,7%.

Entre aqueles que pretendem presentear, a preferência para fazer as compras é durante a semana, de segunda a sexta-feira (56%). Quanto às formas de pagamento, a maioria dos consumidores (33,3%) deve pagar à vista em dinheiro, seguido por Pix (26,7%) e cartão de débito (21,8%). O cartão de crédito foi apontado por 16,9% e o crediário da loja é a opção de 1,3%.

Os presentes preferidos

Para homens
Vestuário e acessórios – 34,7%
Calçados – 21%
Higiene e beleza – 17%
Chocolates e doces – 12,5%

Para mulheres           
Vestuário e acessórios – 26%
Higiene e beleza – 19,4%       
Chocolates e doces – 14%     
Calçados – 13,2%       
Flores – 13,1%
Joias e relógios – 10,4%                    

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados da CDL Caxias foi realizada com 623 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 21 e 23 de maio de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *