Departamento de Recursos Minerais carioca auxilia a Prefeitura de Caxias na identificação de áreas de risco

Equipe de geotécnicos pretende atuar por duas semanas no apoio à Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A identificação de áreas de risco em Caxias do Sul, após duas semanas de chuvas intensas, passou a contar com o reforço do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ). Nesta sexta-feira (17/05), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; e o secretário do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, recepcionaram no Centro Administrativo o presidente do órgão carioca, Luiz Magalhães, o qual informou que a equipe deve permanecer pelo menos duas semanas na Serra Gaúcha. 

O grupo de 12 geotécnicos do DRM-RJ montou base em Bento Gonçalves e integra a força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Rio de Janeiro que, desde o início de maio, ajudam no resgate e buscas às vítimas das enchentes e deslizamentos na região. O pedido para que o Departamento reforçasse a ajuda, conta Magalhães, partiu do governador carioca, Cláudio Castro.

Pela manhã parte da equipe do DRM-RJ se reuniu com o prefeito Adiló, o secretário Caravantes, a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos; e o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques. Segundo o presidente do Departamento, os geotécnicos iniciaram o mapeamento de risco remanescente (quando o evento já ocorreu) em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Igrejinha e Rolante.

Os servidores do Departamento de Recursos Minerais têm experiência na atuação da área serrana do Rio de Janeiro, como as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim e, principalmente, Petrópolis. “Vamos auxiliar na identificação dos setores de risco e na delimitação do risco residual das áreas atingidas. A primeira fase do trabalho será de 15 dias, de acordo com a nossa previsão. Mas não temos prazo para voltar. Ficaremos aqui o tempo que for necessário”, frisou Magalhães.

O prefeito caxiense agradeceu a presença da equipe carioca, o que demonstra o espírito solidário do povo brasileiro. “Sem dúvida será uma ajuda importante para iniciar a reconstrução do nosso município o mais rápido possível”, pontuou Adiló. O titular da SEMMA complementou que à tarde os geólogos da Secretaria do Meio Ambiente iniciariam o trabalho de campo e o reconhecimento das áreas, percorrendo a BR-116 entre Galópolis e o distrito de Vila Cristina. No fim da tarde as equipes participaram da reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias, no Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp).

Apoio nacional

Também nesta semana, integrantes do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram em Caxias do Sul para ajudar as equipes da Prefeitura a avaliar as áreas afetadas pelas chuvas intensas. O grupo de geólogos com experiência em missões nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, entre outras regiões que registraram inundações e deslizamentos no país nos últimos anos, visitaram áreas de risco. Um relatório com as informações apuradas pelo Cenacid está em produção para ser entregue à SEMMA.

Fotos das inspeções: SEMMA

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/382849400753069

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *