Humoristas caxienses comemoram o sucesso do Polenta Comedy Club, a primeira casa de comédia da cidade, com a presença de grandes nomes nacionais

Diogo Severo e Rui Barbosa transformaram um pavilhão em um espaço de stand up, para levar riso para as pessoas

Com uma lata de tinta e um sonho. Foi assim, com poucos recursos financeiros e muitas expectativas, que os artistas Diogo Severo e Rui Barbosa decidiram criar a primeira casa de comédia de Caxias do Sul, o Polenta Comedy Club, que está fazendo sucesso e tem trazido grandes nomes do humor nacional para se apresentar na cidade. Os dois, que inclusive já trabalharam como metalúrgicos, colocaram a mão na massa e transformaram um pavilhão da Rua Marechal Floriano no espaço de stand up, com a utilização de materiais recicláveis e itens de ferro-velho.

“Fizemos tudo no braço, literalmente. E isso tem muito a ver com a nossa região, que foi moldada com a força braçal. É incrível como a galera está gostando da nossa proposta totalmente artesanal. Aproveitamos todos os recursos próximos com o mínimo de investimento possível. Isso dá uma sensação de pertencimento e de acessibilidade, uma possibilidade de criação muito grande para quem chega e vê. Acreditamos que quanto mais chique o ambiente, menos funciona para o riso”, explica Rui.

Foi no final da pandemia que Diogo, criador do Estúdio 1Quarto, canal de conteúdos de entretenimento que tem completado 10 anos, percebeu a necessidade do calor físico do riso do público, para além do humor produzido para a internet. A dificuldade da abertura de espaços e a falta de estrutura para apresentações na cidade motivaram ainda mais a dupla a tornar sua paixão em comum, a comédia, em um negócio revolucionário para levar o riso para as pessoas. “Os feedbacks do Polenta são os melhores possíveis. Caxias é uma cidade muito dura e fria como o metal, mas ao mesmo tempo, é o lugar que mais precisa do tipo de arte que nós estamos propondo”, comenta Severo.

Grandes nomes do humor brasileiro, como Giovana Fagundes, Nil Agra, Victor Ahmar, Fernando Pedrosa, Patrick Maia, Carol Delgado e Marcito Castro já se apresentaram no palco do Polenta. Os caxienses explicam que tem três formas principais de viver da comédia: na apresentação, na produção de shows ou como dono de casa de comédia. “Nós acabamos sendo os três em um. Está sendo um desafio bem interessante, um movimento muito legal e a gente acaba vivendo daquilo que a gente gosta. É super prazeroso, por mais que seja uma correria danada”, destaca Diogo.

Conforme os comediantes, o maior desafio encontrado por quem trabalha com comédia ainda é a valorização dos artistas da cena cultural. “As pessoas pensam que contar piada é muito fácil, mas tem toda uma técnica por trás. Exige estudo, oratória, e uma preparação desde a criação até a apresentação. O mais difícil ainda é as pessoas validarem a comédia como um trabalho sério”, lamenta Rui.

Por outro lado, Diogo e Rui pontuam que o formato de comedy club tem sido potencializado pelas redes sociais, com a publicação de trechos e recortes das apresentações, como forma de engajar e atrair o público. Inclusive, é por meio delas que os artistas têm apostado na divulgação da agenda de eventos. Além de servir como palco para as noites de stand up, o espaço também sedia os demais projetos do 1Quarto, com a apresentação de programas ao vivo, talk shows e a exibição de produções autorais. “O Polenta foi pensado, desde o bar até a cozinha, também para funcionar como ambientes cenográficos para criações de conteúdos do canal. Fisicamente a galera cola no Polenta e digitalmente a galera cola no 1Quarto”, revela Diogo, recordando que o canal nasceu em 2013, quando o Instagram permitiu a publicação de vídeos curtos, de até 15 segundos; aí o nome do projeto: um quarto de minuto. O artista começou produzindo esquetes engraçadas e foi se desenvolvendo na comédia e no audiovisual, suas duas atuações, ficando conhecido por projetos, como a Batalha das Bandas, a série Marcos e o programa ao vivo de auditório Aquece.

“Tive várias oportunidades de ir embora para São Paulo, mas sempre tenho aquela pulga atrás da orelha de que vou sair sem deixar nada para a cidade que me criou, então acho que a motivação é fazer a comédia, essa novidade, se consolidar na nossa região”, conclui Diogo, com grandes expectativas no projeto elaborado ao lado de Rui.

O trabalho dos comediantes e a agenda completa de shows podem ser conferidos no Instagram, nos perfis @polentacomedy e @1quarto.

AGENDA DE ABRIL – POLENTA COMEDY CLUB:
:: 11.04 (quinta-feira): Sampaio Show – programa de auditório com entrevistas e atrações artísticas
:: 12.04 (sexta-feira): Rui Barbosa testa seu show solo
:: 13.04 (sábado): Juliano Coração com seu show solo “Stand-up Musical”
:: 14.04 (domingo): Umbanda Comedy – Stand-up temático com Deco Machado, Renato Kuni, Rogério Berê e André Smith
:: 19.04 (sexta-feira): Boteco do Marcos – programa de auditório interativo com participação do Chico, o Vendedor Raiz
:: 20.04 (sábado): Tatá Mendonça com seu show solo “Uma Cega na Comédia”
:: 24.04 (quarta-feira): Eva Mansk com seu show solo “Já Te Contei Essa?”

Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

CRÉDITOS DA FOTO: Isabelly Casagrande

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/403252292501429

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *