Líder internacional, Josep Pique compartilha experiências de desenvolvimento de ecossistemas de inovação em palestra na CIC Caxias

Além da RA, entidade também sedia o 2º Italian Design Day nesta segunda-feira (25)

Personalidade decisiva na revitalização de cidades como Barcelona, na Espanha, e Medellín, na Colômbia, Josep Pique palestrou na RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (25). Sua capacidade de liderança e visão estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dessas cidades embasou a palestra sobre ecossistemas de inovação como alternativa para o crescimento. Durante o evento, o espanhol enfatizou a importância dos elementos fundamentais – talento, tecnologia e financiamento – para impulsionar o progresso nas regiões. “Talento, tecnologia e capital são os pilares do sucesso das ações regionais”, afirmou Pique.

Além disso, ele ressaltou a importância da tecnologia em todas as esferas urbanas para atender às demandas da população. Ele enfatizou a necessidade de utilizar soluções inovadoras para resolver os desafios urbanos e promover o desenvolvimento. Quanto ao capital, Pique destacou a urgência de encontrar mecanismos eficazes para apoiar startups e projetos que atendam às necessidades da sociedade, identificando fundos e investidores públicos e privados como catalisadores para o desenvolvimento.

O palestrante enfatizou ainda que é crucial estabelecer conexões entre os atores do ecossistema de inovação local para abordar problemas presentes e futuros. Ele enfatizou a importância da economia do conhecimento, via universidades, para potencializar o desenvolvimento regional. Pique enfatizou o papel de governos e corporações na orquestração das ações e na atração de investimentos para suas regiões.

Além dos cases de Barcelona e Medellín, o palestrante compartilhou as experiências do Pacto Alegre, que busca transformar Porto Alegre em uma referência como um ecossistema global de inovação de classe mundial, de Santa Catarina e de Goiás.

Josep Pique veio a Caxias do Sul acompanhado do diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco, e do superintendente do Tecno PUC, Jorge Audy.

Ao saudar a presença de Josep Pique, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, afirmou: “Sua presença hoje aqui é verdadeiramente inspiradora, pois sabemos que o seu trabalho, especialmente no campo dos ecossistemas de inovação e cidades inteligentes, e sua liderança na impressionante jornada de revitalização de Barcelona, tiveram e têm um enorme impacto global. Seu trabalho representa um norte para todos nós que buscamos moldar o futuro de nossas cidades de maneira inteligente e sustentável. Ainda mais sabendo de sua atuação como consultor na criação do Pacto Alegre, em Porto Alegre”.

Italian Design Day

A CIC Caxias também sedia nesta segunda-feira (25) a realização da segunda edição do Italian Design Day RS, promovido pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, em parceria com a entidade e Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul. Com a presença de dois designers referências mundiais, Sara Ricciardi e Paolo Trevisan, como palestrantes, o IDD RS tem como tema Fabricar valor: inclusividade, inovação e sustentabilidade. “Temos dois importantes eventos globais, com personalidades reconhecidas mundialmente, sendo realizados em Caxias do Sul, na CIC Caxias”, comemorou Loro, que já colocou a entidade à disposição para sediar a edição do IDD de 2025. 

Fotos: Júlio Soares/Objetiva 

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/926957748896623

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *