Dipesul Volvo anuncia investimento de R$ 23 milhões no RS e lança Pacote Aero que economiza até 8% de combustível

Novo pacote aerodinâmico para caminhões da linha FH tem apelo na sustentabilidade ao proporcionar economia de diesel de até 8%.

Kit Aero foi lançado na Expodireto Cotrijal 2024 com condição especial de 50% de desconto para pedidos até o final de março

Dipesul, concessionária Volvo Caminhões e Ônibus com oito lojas no Rio Grande do Sul, aproveitou a participação na Expodireto Cotrijal 2024 para anunciar R$ 23 milhões de investimentos nas suas operações no Estado e também para lançar o Pacote Aero, um conjunto de soluções aerodinâmicas e tecnológicas inovadora para diminuir o consumo de combustível da linha FH. Dependendo do tipo de configuração do caminhão, a economia de diesel pode ser de até 8%.

Os investimentos foram anunciados pelo diretor executivo da Dipesul, Fabiano Todeschini, e pelo diretor comercial Marcel Klauberg. Eles serão alocados na nova unidade que está sendo construída em Passo Fundo, em uma área de mais de 14 mil m² às margens da BR-285, no bairro Valinhos, com previsão de inauguração para o mês de outubro, e na remodelação e no redimensionamento da loja de Caxias do Sul, que será reinaugurada em agosto, com uma novidade: o espaço será lado a lado com a Randon Venice Implementos Rodoviários, oferecendo facilidade de localização para os clientes das duas empresas.

Parte dos recursos também são destinados para a conclusão do projeto de 100% da água tratada com a instalação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) em todas as concessionárias Dipesul no Estado. Tendo a sustentabilidade como um dos seus pilares e compromissos dentro das práticas ESG, a empresa se prepara para, em 2024, fechar o ciclo de 100% de energia elétrica renovável contratada em todas as oito concessionárias, por meio de acordo no mercado livre com a Raízen, uma das maiores companhias de energia renovável do Brasil.

Crescimento acelerado a partir de 2022

Todeschini e Klauberg assumiram a gestão da rede Dipesul há pouco mais de um ano com uma desafiadora missão: dar uma nova cara e mais agressividade comercial para a marca Volvo Caminhões no Rio Grande do Sul. Iniciaram o desafio por um upgade da marca, que ganhou nova identidade visual e o posicionamento “Sua casa Volvo no RS”, pela reorganização das equipes e a remodelação de toda a estrutura de serviços e atendimento ao cliente.

Os resultados desse movimento já começaram a ser colhidos entre 2022 e 2023. A Volvo é líder de mercado no segmento de caminhões pesados em todo o Brasil, mas no RS a marca se encontrava na segunda posição. Nos últimos dois anos, a Dipesul retomou a liderança com 150 caminhões à frente da concorrência. Também ganhou posições no segmento de semipesados, passando da terceira para a segunda posição em 2023, com crescimento de cinco pontos percentuais de market share no último ano, enquanto todas as marcas perderam mercado no período. O mesmo aconteceu com o segmento vocacional (veículos off-road, madeireiros, mineração e canavieiros), onde a Dipesul avançou do terceiro para o segundo lugar em vendas em 2023 no Estado.

No pós-vendas a Dipesul também cresceu 25% no último ano e obteve um salto de satisfação do cliente, medida pela Volvo em todo o país, avançando seis posições no ranking nacional de concessionárias neste quesito. A empresa conquistou, ainda, resultados positivos com o Plano de Serviços Volvo. A cada 10 caminhões vendidos pela Dipesul no último ano, nove saíram da concessionária com o Plano de Serviço Volvo embutido. “O cliente percebeu a vantagem de aderir a esse programa, que se assemelha a um plano de saúde. Entre os principais benefícios estão tranquilidade, previsibilidade e fluxo de caixa”, destaca Fabiano Todeschini.

Pacote Aero e programa de segurança viária

Apresentado na Expodireto Cotrijal, o Pacote Aero vem na esteira de uma sequência de lançamentos dentro do compromisso da Volvo de entregar um caminhão sempre mais econômico e seguro. Trata-se de um kit composto por acessórios aerodinâmicos que trazem um novo conceito de caminhão e economia de combustível de até 8%. “O combustível é o principal item da planilha de custos do transporte, representando cerca de 40% do custo. Então cada gota conta e qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador nesse competitivo ambiente de negócios”, observa Marcel Klauberg. A redução de consumo contribui também para maior sustentabilidade no transporte, com menos emissões de gases CO2 que provocam o efeito estufa.

O pacote atua em pontos específicos do veículo, melhorando não somente a aerodinâmica do cavalo-mecânico, mas de todo o conjunto, incluindo a carreta. O conjunto contempla defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais, para-lamas dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o modelo FH 6×2 e até 5% para o FH 6×4.

A vantagem é conseguida por meio do menor arrasto que o conjunto cavalo mecânico/carreta tem com a introdução das novidades. Alguns itens ajudam, inclusive, a diminuir a resistência do ar no implemento, já que um dos objetivos é reduzir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta. A solução desenvolvida pela Volvo traz benefícios que vão de economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais. “O caminhão fica ‘envelopado’ e com mais fluidez, pois o ar fica blindado e não freia o veículo. E o caminhão fica bonito e todo envolvente. Com o Pacote Aero mais uma vez a Volvo é protagonista em mudanças de perfil de caminhões, como já foi em muitas situações no passado, a exemplo dos motores eletrônicos e das caixas automatizadas. Novamente estamos na vanguarda das transformações do transporte pesado”, reforça Klauberg. O executivo explica que o conjunto aerodinâmico encarece cerca de 5% o valor final do caminhão, no entanto a economia no consumo de combustível que ele proporciona se paga nas operações nos próximos 24 meses.

A Dipesul lançou o Pacote Aero com uma condição especial na Expodireto Cotrijal, oferecendo 50% de desconto para aquisição do Kit Aero durante a feira. A campanha promocional se estende para pedidos efetivados até o final do mês de março.

Focada em um dos principais valores da marca Volvo, a “segurança”, a Dipesul vem fazendo um trabalho que busca aumentar a segurança nas estradas e qualificar os clientes e transportadores para conduzirem os produtos da marca de maneira mais assertiva e segura. Em sua segunda fase, o programa está certificando os clientes para a ISO 39001, normativa de segurança viária. Em 2023, foram certificados nove clientes gaúchos e outros oito estão em processos de certificação neste ano, em uma parceria da Dipesul com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).

Crédito das fotos: Rafael Salles / Takedois

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1618284168943533

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *