Colégio Madre Imilda inaugura reformas e espaços pedagógicos inovadores

Instituição de ensino de 96 anos busca permanentemente uma educação de excelência pedagógica e de estrutura

O Colégio Madre Imilda, uma das mais tradicionais instituições de ensino da rede privada de Caxias do Sul, inaugura reformas e espaços pedagógicos inovadores, nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 18h30min.

Fundado há 96 anos, o colégio realizou durante o período de férias escolares obras em três dos cinco prédios do complexo. As fachadas foram revitalizadas e modernizadas e os dois ginásios esportivos pintados. O piso do pátio do chafariz foi renovado com peiwer, as grades substituídas por vidros, o jardim e a pracinha ganharam novo projeto paisagístico e foram instalados bancos e mesas de piquenique, oportunizando novas experiências de convívio. Além disso, o espaço externo ganhará a imagem de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A mística contribui com a formação integral de pessoas conscientes e solidárias, comprometidas com a construção de um mundo melhor.

No âmbito da inovação em espaços pedagógicos, foi investido na revitalização do parque interno, ampliando a estrutura existente. Um diferencial da proposta é a minicidade como recurso pedagógico, visto que nela as crianças terão noções de regras e sinalização de trânsito e do funcionamento de uma cidade. Outra aquisição que favorece as aulas criativas e proporcionam desenvolvimento cultural e socioemocional é o mini cineteatro, equipado com 30 poltronas estilizadas, palco e cortina para apresentações teatrais e equipamentos de projeção para a exibição de filmes e mídias.

Mais uma novidade de 2024 está no ensino da Língua Inglesa pelo UDP Bilingual Program, da Universidade de Dayton (EUA). Os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental têm aulas três vezes por semana, com foco no desenvolvimento da escuta, leitura e fala. O diferencial aos estudantes do 5º ano é a possibilidade de fazer o teste de proficiência internacional (TOEFL). E pensando em proporcionar comodidade aos estudantes do 6º e 7º ano, o colégio passa a oferecer a opção do Turno Extracurricular, com atividades diferenciadas como projetos especiais, prática esportiva e aula de espanhol com certificação.

Planetário

A instalação no ano passado de um planetário fixo tornou o colégio o terceiro no País e o primeiro no Estado a ter este modelo de estrutura didática, inclusive tendo sido registrado no site da Associação Brasileira de Planetários (ABP). Os aspectos inovadores relacionados ao Planetário incluem o acesso facilitado à astronomia, educação personalizada, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, colaboração e trabalho em equipe, além de inspiração para carreiras científicas.

Na Educação Infantil é trabalhado vídeos lúdicos para despertar a curiosidade sobre a aprendizagem nas diferentes linguagens. Nos Anos Iniciais o foco é a iniciação científica e na aprendizagem investigativa, apresentando o sistema solar. Nos Anos Finais e Ensino Médio é introduzido o programa Stellarium, no qual é possível “viajar” no tempo e no espaço. As imagens visualizadas são obtidas por sondas espaciais, e desse modo, é possível a visualização dos planetas, da lua e das constelações. Nessas etapas, o estudante qualifica-se na cientificidade e no letramento tecnológico, na excelência acadêmica e na autonomia intelectual, através de espaços colaborativos, conectados, híbridos e interativos.

Para este ano, haverá a ampliação de 18 para mais de 50 novas modalidades de vídeos de todas as áreas do conhecimento, do lúdico ao mais avançado. Serão oferecidas oficinas de caráter pedagógico e sessões para que os alunos construam modelos representativos do que é visto no planetário, por exemplo, o sistema solar a partir da veracidade científica em escalas reais. O Clube da Astronomia será implantado como atividade extracurricular para os alunos do 6º ao Ensino Médio. O estudo envolve conceitos científicos ligados ao espaço e servirá de base para a participação do colégio na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Além disso, os alunos receberão treinamento para se tornarem monitores do planetário. Com isso, existe a possibilidade de o planetário abrir para visitação da comunidade no próximo ano com agendamento, o que já está em vigor com as escolas de educação infantil interessadas.

Perfil – O Colégio Madre Imilda pertence à Rede ICM de Educação, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e tem por mantenedora a SEC – Sociedade Educação e Caridade. Atualmente, a Rede ICM atende 12.680 estudantes em 15 escolas no Brasil, sendo a maior parte dessas no Estado do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Situado na Rua Sinimbu, 287, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul-RS, o Colégio Madre Imilda atende cerca de 1400 estudantes da Educação Infantil, a partir dos três anos de idade, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Oferece ainda, o Turno Integral e Estendido para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais durante todo o ano, com flexibilidade de horários e possibilidade de atendimento das 7h às 19h, bem como Colônia de Férias em janeiro, fevereiro e julho.

Fundado em 15 de março de 1928, completou, em 2024, 96 anos de história, contribuindo na formação de milhares de estudantes, tendo sempre como objetivo principal o desenvolvimento integral da pessoa.

O colégio tem como objetivo promover uma educação de excelência contribuindo para a formação de indivíduos proativos, compreendendo a sua função na sociedade e o quanto ela pode contribuir para um mundo melhor. Uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e conhecimento técnico.

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1065154631221705

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *