Simpósio Suco de Uva & Saúde divulga programação

Evento, em Bento Gonçalves, terá palestras, apresentação de trabalhos científicos, degustação e comercialização de produtos

Mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e exposição de produtos integram a programação do Simpósio Suco de Uva & Saúde, que o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promovem nesta quinta-feira, 21 de março, na Serra Gaúcha. Das 8h30 às 16h, o evento reunirá especialistas do setor vitivinícola, profissionais da saúde e nutrição, juntamente com estudantes, para debater e trocar experiências a respeito dos benefícios nutricionais do suco de uva brasileiro e os avanços tecnológicos em sua produção. As vagas presenciais já estão esgotadas, mas também será possível acompanhar o Simpósio Suco de Uva & Saúde ao vivo no canal do Suco de Uva Brasileiro no YouTube.

O presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, explica que a realização do simpósio se deve à relevância que a produção de uvas para suco representa para o setor. “Aproximadamente 80% das uvas produzidas no Brasil são destinadas para suco. Devido a essa participação econômica, é preciso promover o suco e mostrar à sociedade seus benefícios e sua qualidade”, salienta o dirigente.

Rebellatto acrescenta, ainda, que a entidade desenvolve projetos específicos relacionados ao suco de uva. Como exemplos, ele cita o trabalho em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho, feito com escolas, apresentando os benefícios para a saúde e criando o hábito do consumo saudável desde criança. Outra iniciativa são os estudos para novas formas de concentração e de extração do suco de uva, buscando manter a qualidade e os benefícios da uva no produto final.

“O suco de uva recebe campanhas promocionais exclusivas, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, como forma de divulgar suas características únicas tanto para o consumidor quanto para compradores de canais de distribuição”, afirma o presidente.

O diretor-geral do IFRS Campus Bento Gonçalves, professor Rodrigo Monteiro, relaciona o crescimento do setor vitivinícola no Brasil à fundação, em 1959, do antigo Colégio de Vitivinicultura e Enologia, que, em 2008 se tornaria o Campus Bento Gonçalves do IFRS. “Receber este evento é muito simbólico”, comemora.

Destaque para as Mesas-Redondas

Na primeira mesa-redonda do dia, a Dra. Patricia Ritschel, da Embrapa Uva e Vinho, apresentará os resultados do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, destacando a contribuição das matérias-primas para a qualidade do suco de uva. O painel também contará com a participação da Dra. Giselle Ribeiro de Souza, professora do IFRS Campus Bento Gonçalves. A especialista trará contribuições sobre o arcabouço legal e os parâmetros de qualidade do suco de uva. Já o Me. André Gasperin, gerente de Enologia da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, compartilhará sua expertise sobre a produção da bebida.

A programação segue com o segundo painel, no qual a Dra. Fernanda Spinelli, do Laboratório de Referência Enológica (Laren), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), comparará o teor de sólidos solúveis dos sucos de uva brasileiros com os padrões internacionais de qualidade. O Dr. Cesar Rombaldi, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM/UFPel), discutirá os sucos de uva brasileiros como alimentos funcionais e não apenas como uma simples bebida. Completa a mesa-redonda a Me. Maria Dutra, do IF Baiano, que apresentará sua pesquisa sobre a bioacessibilidade de compostos fenólicos no suco de uva e seu impacto na saúde.

Um terceiro painel encerra a agenda, no turno da tarde. A Dra. Caroline Dani, representante do projeto Suco de Uva Puro e da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), enfatizará os benefícios do suco de uva para todas as fases da vida. A Ma. Bruna Postingher Accadrolli, da Econatura/Uvasó/Organovita, abordará a relação entre o consumo de suco de uva e hábitos alimentares saudáveis e o Dr. Anderson Teodoro, do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentará sua pesquisa sobre o metabolismo dos compostos bioativos da uva na prevenção e tratamento de doenças.

Apresentação de trabalhos científicos e exposição de produtores

Outro destaque do Simpósio Suco de Uva & Saúde é a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, com resumos focados em temas como “Matérias-primas e insumos para elaboração de suco de uva”“Tecnologia e qualidade de suco de uva” e “Nutrição e hábitos alimentares relacionados ao suco de uva”. Os melhores pôsteres de cada categoria ganharão troféus. As peças serão desenvolvidas pela equipe do Projeto Pipa IFMakers, que, por meio da Cultura Maker, promove a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia. Atualmente, o laboratório do projeto está localizado no Bloco K do Campus de Bento Gonçalves e conta com um grupo multidisciplinar composto por professores, técnicos e estudantes.

“A exposição dos trabalhos científicos é muito importante para evidenciar os benefícios do suco de uva e o nosso produto brasileiro, as nossas tecnologias e os nossos estudos e como isso tem trazido benefícios, especialmente para a saúde do consumidor”, salienta o professor Rodrigo Monteiro.

Também ao longo do dia, os participantes do simpósio terão a oportunidade de conhecer, degustar e adquirir suco de uva fornecido por empresas produtoras da bebida que estarão expondo no evento. A lista de expositores conta com Organovita, Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Miolo, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Casa Madeira, selecionadas por meio de edital do IFRS. A exposição ainda conta com o IFRS – CVE e com a Embrapa Uva e Vinho.

Fotos dos painelistas no link: https://shorturl.at/qGQ03

Serviço

:: O que: Simpósio Suco de Uva & Saúde

:: Quando: 21 de março (quinta), das 8h30 às 16h

:: Onde: Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Avenida Osvaldo Aranha, 540, Bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves (RS)

:: Vagas presenciais esgotadas. Haverá transmissão ao vivo no canal do Suco de Uva Brasileiro, no YouTube.

Programação:

:: 8h30: credenciamento

:: 9h: abertura oficial

:: 9h30 às 10h30: mesa redonda 1

:: 10h40 às 11h40:  mesa redonda  2

:: 11h às 17h: degustação e comercialização de suco

:: 11h30 às 13h30: apresentação de trabalhos científicos

:: 14h às 15h30: mesa redonda 3

:: 15h30: premiação dos trabalhos

:: 16h: coquetel

:: 16h30: encerramento

Mesas-redondas:

1 – Matérias-primas e insumos para elaboração de suco de uva

:: Dra. Patricia Ritschel, da Embrapa Uva e Vinho. Palestra: Matéria prima para elaboração de suco de uva – Contribuições do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil;

:: Dra. Giselle Ribeiro de Souza, professora do IFRS Campus Bento Gonçalves. Palestra: Suco de uva: arcabouço legal e parâmetros de qualidade;

:: Me. André Gasperin, gerente de Enologia da Cooperativa Vinícola Nova Aliança. Palestra: Suco de uva do campo à mesa: Perspectivas e desafios futuros, elaboração e matérias primas

2 Tecnologia/Qualidade de suco de uva

:: Dra. Fernanda Spinelli, do Laren/Seapi. Palestra: Conteúdo de sólidos solúveis de sucos de uva brasileiros x Padrão Internacional;

:: Dr. Cesar Rombaldi, da FAEM/UFPel. Palestra: Sucos de uva brasileiros: muito mais do que alimento!;

:: Ma. Maria Dutra, do IF Baiano. Palestra: Bioacessibilidade de compostos fenólicos de suco de uva

3: Nutrição e hábitos alimentares relacionados ao suco de uva

:: Dra. Caroline Dani, do projeto Suco de Uva Puro e ABS-RS;

:: Ma. Bruna Postingher Accadrolli, da Econatura/ Uvasó/ Organovita. Palestra: Suco de Uva: saúde para todos os ciclos da vida;

:: Dr. Anderson Teodoro, do Departamento de Nutrição e Dietética da UFF. Palestra: Metabolismo de compostos bioativos de uvas na prevenção e tratamento de patologias

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1065154631221705

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *