Em livro, pesquisadora Véra Stedile Zattera versa sobre artefatos lançados ao status de arte

Leques & Sombrinhas, Bengalas & Castões

Véra Stedile Zattera – crédito Leandro Araújo

Acessórios de vestir e de elegância se tornam essenciais ao longo da história e é sobre eles que a historiadora e pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera se debruçou para produzir o livro intitulado Leques & Sombrinhas, Bengalas & Castões. 

O apuro de Véra Stedile Zattera sobre moda durou em torno de dois anos até resultar no impresso a cores. “Nenhuma pesquisa começa do nada e termina em livro. É sempre uma consequência de outros estudos que faço e, nesse caso, é o da moda. São elementos que aparecem durante o percurso inicial e que separo para se tornar, se interessante mais tarde, um conteúdo específico”, destaca. 

A autora discorre e mostra peças icônicas que corresponderam ao gosto de cada época e país, como leques, sombrinhas, bengalas, cajados, castões – ornamentos no punho da bengala ou guarda-chuvas –, e chicotes, que podem ter em seu interior um estoque – arma pontiaguda muito bem camuflada. Além desses, no livro são descritos os flabelos, leques de grande tamanho e ornamentais utilizados em cenografia ou em cortejos, tanto em rituais pagãos quanto religiosos; os  ripídios, discos fixados em haste e utilizados em ritos bizantinos; e os punkah – com pronúncia hindu pankha ou pancá –, utilizados em ambientes das regiões quentes da Índia pelos ingleses, principalmente como uma espécie de ventilador manual acionado por pessoas.

“Artesãos e artistas, através dos tempos, se empenharam em inovar esses velhos/novos artefatos, sugerindo e criando, por vezes, verdadeiras criações de arte, tanto no oriente quando no ocidente. Os museus testemunham essa maravilhosa diversidade de produção, mostrando a inventividade expressa em cada objeto. Neste trabalho, há uma série iconográfica na qual é possível observar as mais diversas ilustrações e matérias-primas utilizadas, e qual a preferência adotada em cada continente”, assinala.

Leques & Sombrinhas, Bengalas & Castõesfaz parte da coleção de Véra sobre moda. Ela segue em estudos sobre outros aspectos culturais e históricos, sua paixão e atual diversão.

SERVIÇO

O que:  Leques & Sombrinhas, Bengalas & Castões, de Véra Stedile Zattera

Mostra: visitação de 14 a 25 de março de 2024, de segunda a sexta, das 10h ao meio-dia e das 14h às 19h

Onde: na Casa FaRo, na Rua Plácido de Castro, 1053, térreo do Vint Offices, bairro Exposição – Caxias do Sul

Valor: R$ 200, formato 25cmx25cm, 228 páginas color

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1106197237376595

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *