Projeto promove encontros sobre música serrana em escolas

Rafael De Boni e Gilney Bertussi estão no “Nossa Música Entre Causos e Gaitas” que começa dia 19 na Escola Aristides Rech, em Criúva

Gilney Bertussi e Rafael De Boni@CreditoAntonioValiente

Concebido para levar às novas gerações a música serrana, o projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas começa no dia 19 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristides Rech, “na” Criúva, um dos lugares por onde “o espírito da música Bertussi” paira e é referência do legado desta família de artistas. E, nesse contexto, o músico Gilney Bertussi, guardião do legado familiar, se junta ao acordeonista Rafael De Boni para a empreitada de realizar 15 encontros em oito escolas municipais caxienses até o mês de abril.

Destinado justamente ao público da faixa etária que frequenta o Ensino Fundamental e vive em comunidades do interior caxiense, o projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas vai realizar encontros que, no primeiro dia, tem palestra de Gilney Bertussi e Rafael De Boni falando sobre a música serrana, contando causos e rememorando histórias vividas por Gilney e outros membros da família como o pai Adelar e o avô Fioravante. Os dois músicos vão intercalando e inserindo na atividade vídeos do projeto “Entre Causos e Gaitas”, músicas e “outras cositas mas”, como se diz no linguajar serrano.

No segundo encontro com os estudantes, o acordeonista Rafael De Boni realiza um exercício de prática de instrumentos e também promove uma gravação de novas versões de “O casamento da Doralice”, primeiro bugio gravado pelos Irmão Bertussi, em 1956. E este gênero, registre-se, é genuinamente serrano. Toda essa atividade será também registrada em vídeo, que ficará como acervo de cada escola incluída no projeto: Aristides Rech, de Criúva; Érico Veríssimo, de Vila Seca; Armindo Mário Turra e Vitorio Rech Segundo, de Parada Cristal; Assis Brasil, da localidade de Zona Rotta, em Críuva, Professora Leonor R osa, de Desvio Rizzo, José Bonifácio, do Pedancino, e Caetano Costamilan, da localidade de Loreto 2ª Légua.

Assim, o projeto busca instigar participação das novas gerações na produção cultural, dando protagonismo aos estudantes, que aprendem também como funciona os bastidores desse contexto de produção musical e cultural. Outra ação bacana será a distribuição de exemplares do livro “Entre Causos e Gaitas”, lançado no ano passado por Rafael De Boni. A publicação também deriva do projeto homônimo realizado por De Boni durante cinco edições, entre 2020 e 2023.   

O Nossa Música Entre Causos e Gaitas tem financiamento a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo.

Cronograma do projeto “Nossa Música Entre Causos e Gaitas”

EMEF Aristides Rech – Dias 19 e 20 de março, das 08h às 10h
EMEF Érico Veríssimo – Dias 19 e 20 de março, das 14h às 16h
EMEF Armindo Mário Turra – Dias25 e 26 de março, das 08h às 10h
EMEF Vitorio Rech Segundo – Dia25 de março, das 13h30 às 17h30
EMEF Assis Brasil – Dias 02 e 03 de abril, das 08h às 10h
EMEF Professora Leonor Rosa – Dias 09 e 10 de abri, das 07h30 às 09h30
EMEF José Bonifácio – Dias 16 e 17 de abril, das 08h às 10h
EMEF Caetano Costamilan 2- Dias 23 e 24 de abril, das 08h às 10h

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1106197237376595

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *