Jogos de RPG Cultural criam universos para conhecer e divertir

Projeto é aberto ao público de todas as idades e será desenvolvido ao longo de cinco meses

Foto – crédito Roberson Cassol

Ainda pouco conhecidos no Brasil, os jogos de RPG são uma modalidade cultural com reconhecimento internacional por seus aspectos lúdicos, versáteis e recreativos. 

O jogo em si promove a interdisciplinaridade de diversas formas de cultura: literatura, educação, escrita, língua culta, teatro e cinema, além de exercitar a cognição, o raciocínio lógico e o planejamento de equipe. 

O projeto RPG Cultural será desenvolvido em 15 etapas ao longo de cinco meses, de abril a agosto, no Bloco M (UCS Teatro), sala 209, sempre aos sábados das 14 às 19h. 

Podem participar pessoas de todas as idades (desde que alfabetizadas) com ou sem experiência no jogo.  A participação é gratuita e por ordem de chegada.

Os temas (cenários) a serem desenvolvidos neste projeto são: fantasia medieval, folclore brasileiro,  terror gótico e cyberpunk, entre outros cenários.

A iniciativa do RPG Cultural conta com financiamento da Lei Municipalde Incentivo à Cultura (LIC), apoio cultural da Randon Consórcios, Imobiliária Bento Alves, Guinchos Vanin e parceria cultural da UCS e Livraria Santos.

SOBRE O RPG

Os jogos de RPG (em livre tradução: jogo de interpretação de papéis) surgiram nos anos 70 como uma modalidade de atividade cultural e intelectual, que se propõem à construção de cenários dinâmicos, a partir de ambientes e personagens reais ou fictícios.

 É um jogo de construção coletiva, em que o jogador utiliza seus conhecimentos de cultura geral para movimentar e dar encaminhamento às ações “vivas” no desenvolvimento da história em construção.

Como é uma atividade colaborativa, saber trabalhar em grupo ou estar apto a aprender a dinâmica, é fundamental. No RPG não há vencedores e nem perdedores, todos estão juntos por uma causa comum. 

Experiências de RPG já foram desenvolvidas em Feiras do Livro de Caxias do Sul com excelente receptividade de público e centenas de participantes.

“A partir de um cenário proposto, o jogo vai criando um universo paralelo no qual os participantes têm que encarar um personagem com seus problemas, desafios, objetivos e planejamentos, pessoais ou coletivos. Os mestres do RPG são experientes e os responsáveis pela coordenação, a fim de que o jogo tenha um bom desenvolvimento e seja divertido”, explica Roberson Cassol Antunes, idealizador do projeto e mestre de RPG.

“É uma ferramenta lúdica aplicável ao contexto cultural e pedagógico. Os benefícios do RPG na dinâmica cultural e pedagógica são reconhecidos em vários artigos científicos e a ferramenta já foi incorporada por universidades da Austrália e Estados Unidos”, pontua.

Entre os benefícios, segundo ele, estão: aumento do raciocínio lógico, imaginação, criatividade, trabalho em equipe, aperfeiçoamento da oratória, incentivo à leitura, à escrita e à pesquisa e o contato com diferentes culturas do Brasil e de outros países.

Roberson Cassol participa de criação e desenvolvimento de RPGs há 30 anos e desde 2019 se dedica também à difusão do RPG de mesa aplicado à educação e cultura. Instagram @rpgcultural  FB @rpgnafeira

Ele também será o palestrante nas edições do evento em abril sobre a História e a origem do RPG. A cada mês uma nova palestra será ministrada com temática de interesse.

DINÂMICA DO RPG CULTURAL

Serão disponibilizadas ao público 10 mesas, com cinco jogadores cada uma, além de um Mestre de Jogos (moderador).

Após a definição do cenário e da apresentação do contexto histórico narrativo, será dado aos jogadores, um objetivo (missão) para ser elucidado ao longo de 1h30 conforme a ambientação do jogo.

O jogador “incorpora” as características do seu personagem, compondo-o a partir de uma espécie de catálogo e passa a ser protagonista da história.

Cada ação tomada irá gerar uma consequência no jogo; os jogadores deverão usar de estratégia, conhecimentos, pensamento lógico e mecânica de sistemas de RPG para atingirem o objetivo, através da imaginação e interação cognitiva.

Vários materiais são utilizados nos jogos, tais comotítulos de RPG (livros), dados multifacetados, miniaturas, mapas, fichas de papel, lápis, borracha, fantasias e adereços históricos. Eles servirão para manter os movimentos e articulações projetados.

AMBIENTAÇÕES DO RPG  CULTURAL

Fantasia medieval: Gênero muito explorado e o mais jogado dentre os amantes do RPG de mesa, aborda elementos medievais como reis, cavaleiros, realezas, castelos, artesões, magia e tantos outros.

Folclore brasileiro: Traz elementos conhecidos pelos brasileiros, como histórias relacionadas à Cuca, Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, inseridos em contextos históricos brasileiros desde o descobrimento do Brasil.

Cyberpunk: Baseado em cenários distópicos com ambientação futurista, onde a sociedade fundiu-se na interação com as máquinas.

Outras ambientações: Terror Gótico ou Terror Clássico:

As possibilidades envolvendo as ambientações (cenários de campanha) onde se passam as histórias do RPG são infinitas. Todas as histórias podem ser abordadas e aprofundadas de acordo com as necessidades do narrador ou do grupo, podendo, inclusive, tratar de temas históricos complexos.

SERVIÇO – RPG CULTURAL

Datas:

Abril – dias 06, 13 e 27

Maio – dias 11, 18 e 25

Junho – dias 08, 15 e 22

Julho – dias 06, 13 e 20

Agosto – dias 10, 17 e 24

Horário: das 14h às 19h

Local: Bloco M – sala 209 – UCS Teatro

Participação aberta (desde que alfabetizados), gratuita e por ordem de chegada. Informações pelo fone/whats (54) 98117-1719

Financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural da Randon Consórcios, Imobiliária Bento Alves, Guinchos Vanin e parceria cultural da UCS e Livraria Santos.

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1106197237376595

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *