Interpump Brasil apresenta novo CEO e prepara crescimento

Empresa em Caxias do Sul, líder na América Latina na produção de tomadas de força, prevê alta de 10% nos negócios neste ano

Crédito: Giovani Boff

A Interpump Hydraulics Brasil, de Caxias do Sul/RS, tem um novo CEO: Lorenzo Atzeni, até então diretor financeiro, função que vinha exercendo na empresa desde 2015. A companhia, que é líder na América Latina na produção de tomadas de força e detém entre 40% e 45% do mercado, prepara-se para ampliar negócios.

“Trabalhamos de uma forma estruturada e estamos prontos para crescer”, afirma o novo CEO. “E o segredo é engajar as pessoas para alcançarmos todas as metas”, acrescenta.

No ano passado, a Interpump Brasil apresentou um faturamento de R$ 122 milhões e a intenção é alcançar R$ 135 milhões em 2024, ou seja, alta de 10%, a partir de novos negócios, principalmente na Divisão de Guinchos.

A novidade para a Divisão de Guinchos é o reposicionamento de sua marca. A Osta, especializada na linha de guinchos para guindastes e movimentações de cargas, passa a ser chamada Takarada, referência do setor e que remete à história de sucesso da fabricante. Recentemente, a empresa lançou um novo produto no mercado, o guincho Samurai, que se somará ao portfólio da Interpump.

Convidados foram recebidos na fábrica

As novidades foram apresentadas pelo novo CEO em evento para convidados e lideranças, no dia 7 de março (quinta-feira), quando a indústria abriu suas portas para receber os visitantes, que puderam conhecer as linhas de produção.

No Brasil, a empresa conta com quase 200 profissionais e tem filiais em Indaiatuba (SP), Goiânia (GO), Contagem (MG) e Recife (PE), além da matriz em Caxias do Sul (RS). A empresa é parte de uma multinacional italiana presente em 40 países.

Uma história de inovação

A Interpump Brasil nasceu a partir da aquisição da marca Takarada, que iniciou atividades em 1986 em Caxias do Sul, suprindo uma carência de equipamentos hidráulicos que havia no mercado nacional. O negócio foi efetivado em 2012. Em 2015, a Interpump adquiriu também a marca Osper, no Brasil, que é especializada em equipamentos hidráulicos para implementos agrícolas e rodoviários. Neste mesmo ano, as operações da marca Walvoil no Brasil, uma das principais produtoras mundiais de válvulas e comandos hidráulicos, também passou a fazer parte do portfólio da Interpump.

Em 2019, houve a aquisição da Osta, marca especializada no desenvolvimento de guinchos de cabo e acessórios. No ano seguinte, foram incorporadas: a marca alemã Hammelmann, especializada em bombas de água de alta e ultra alta pressão, juntamente com a marca Pratissoli, do mesmo segmento. Por conta do sucesso desse movimento, a marca italiana Reggiana Redutores, que também já fazia parte do grupo internacional, passou a compor os negócios da empresa.

A mais recente marca a entrar no portfólio foi a Transtecno, acrescentando a linha de motorredutores à divisão de redutores, juntamente com a Reggiana. Assim, por meio da união de grandes marcas, referências em qualidade, a Interpump se fortalece, conquistando mercado e a confiança dos brasileiros.

Sobre o novo CEO

Natural de Firenze, na Toscana (Itália), e desde 2010 no Brasil, Lorenzo vem se dedicando à direção e administração de multinacionais. Com formação na área de Economia, trabalhou para empresas na Itália e em São Paulo para uma das maiores empresas de consultorias do mundo (Big 4). Atuou também na diretoria financeira de uma multinacional no Rio de Janeiro. Em 2015, aterrissou na Serra Gaúcha: ingressou para a Interpump (antiga Takarada) e assumiu a gestão de finanças, para hoje, estar atuando como CEO.

Sobre o Grupo Interpump

O Grupo Interpump, grupo no qual a Interpump Brasil faz parte, ingressou no mercado brasileiro em 2012, a partir da aquisição da empresa Takarada, para abastecer o mercado nacional com equipamentos hidráulicos.

O grupo nasceu na Itália, em 1977, a partir de uma empresa especializada na produção de bombas de pistão de alta pressão. Mais tarde, cresceu com a aquisição de outros empreendimentos. Sua matriz está localizada na cidade de Reggio Emilia, região que é considerada o coração da indústria metalmecânica da Itália e referência no mundo.

No Brasil, o grupo engloba oito marcas e compreende guinchos e tomadas de força, bombas hidráulicas, comandos e válvulas hidráulicas, redutores de transmissão de potência e bombas de água de alta e ultra alta pressão.

No mundo, são cerca de 11 mil colaboradores em 40 países.

Faturou acima de 2,2 bilhões de euros em 2023, e a maior parte de seus negócios está na Europa, EUA, China, Índia e outros.

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1106197237376595

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *