Aurora é única vinícola brasileira a conquistar grande ouro em concurso francês

Vinalies destacou com reconhecimento máximo o vinho Gioia Merlot D.O. Vale dos Vinhedos. Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon e os espumantes Moscatel Branco e Rosé receberam ouro

 Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos recebeu medalhas de grande ouro em dois dos principais concursos do mundo. O preço médio é de R$ 180
Crédito: Eduardo Benini

Vem de um dos principais concursos de vinhos do mundo o reconhecimento à qualidade dos produtos daCooperativa Vinícola Aurora. A edição deste ano do Vinalies, da França, destacou com a medalha grande ouro o Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos. O vinho, que foi o único brasileiro a obter a distinção máxima, já havia conquistado outro grande ouro no certame Cittá del Vino, na Itália.

A edição especial do recém lançado vinho Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon safra 2019 recebeu a sua primeira medalha de ouro. Já o espumante Moscatel Branco, que é o produto mais premiado da história da cooperativa, também levou ouro, assim como a versão rosé da bebida.  

O enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio, valoriza o fato de o Gioia Merlot ter sido premiado no país onde nasceu esta uva, que se adaptou tão bem ao terroir Serra Gaúcha. Zilio acredita que feitos como esse atestam a seriedade do Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que garante a tipicidade e a qualidade dos produtos com o selo.

“É o reconhecimento de todo um trabalho, de um vinho que foi elaborado como um produto diferente, como um vinho nobre e que mostra o potencial de guarda. O produto fruto da safra 2018 está na plenitude da sua qualidade, mas tem ainda no mínimo cinco anos de evolução”, garante o enólogo.        

Zilio também destaca as premiações concedidas ao Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon e aos moscateis, por demonstrar a capacidade da cooperativa na elaboração tanto de vinhos tranquilos como de espumantes de alta qualidade e padrão internacional.

“Num concurso como o Vinalies, os jurados costumam procurar produtos com aromas finos e complexidade. E isso é o que os nossos espumantes moscateis, tanto o branco como o rosé, apresentam, além das características próprias da uva moscato, de leveza e dulçor. Sobre a premiação ao Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon é o reconhecimento a um vinho que foi repaginado pela Aurora, de um rótulo que tem uma importância muito grande na história da empresa pelas premiações que já conquistou. É a valorização e a afirmação da nossa qualidade que começa lá nos vinhedos dos cooperados, passa pela indústria e chega nas taças dos consumidores”, reafirma Zilio.    

O Vinalies está comemorando 30 anos em 2024. Nesta edição as degustações ocorreram entre os dias 1º e 5 de março, em Cannes, e contaram com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).

Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora     
A Cooperativa Vinícola Aurora conta com um portfólio de 220 itens, sendo líder nacional nos segmentos de vinhos finos, de suco de uva integral e de coolers. Também é a vinícola mais premiada do Brasil, com 872 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais.            

A história da marca nasceu em 1931, em Bento Gonçalves (RS), com a união de 16 famílias. Hoje, são 1,1 mil pequenos produtores de uvas cooperados, em 11 municípios da Serra Gaúcha. Com pilares cimentados no cooperativismo, a Aurora desenvolve uma economia sustentável, na qual o viticultor tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.

Divulgação Sabe Caxias:

Acesse ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/919579909819225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *