2ª edição do “Na Rua” transforma a Praça da Maesa em palco da música eletrônica em Caxias do Sul

Evento reúne 13 DJs para ação gratuita de coletivos do gênero na cidade 

“Na Rua”, primeira edição. Foto: Juliana Viganó.

A segunda edição do evento caxiense de música eletrônica já tem data marcada e será no sábado, dia 16 de março, na Praça Monteiro Lobato, ao lado da antiga Maesa, em Caxias do Sul. O encontro “NA RUA”, que ocorre das 15h às 22h, vai contar com 13 DJs, além de artistas para performances especiais.

A iniciativa, que tem como princípio a realização em via pública, é uma festa que traz atividades multiculturais que envolvem DJs dos diversos gêneros da música eletrônica, de maneira acessível e gratuita à comunidade pertencente a Caxias e também à região. 

Além disso, vai oportunizar performances exclusivas à edição, com suporte de intérpretes de libras e presença de recreacionistas para que as crianças também possam participar do evento. O espaço também vai contar com gazebos para garantir a proteção dos participantes em caso de chuva ou outras intempéries. 

Segundo a organização do evento, o objetivo da ação é a celebração da cultura de rua, por meio da oferta de uma programação artístico-cultural inclusiva e diversificada para o público, artistas e todos os participantes envolvidos. 

Uma novidade da edição é a produção de um documentário audiovisual sobre o evento e a história do movimento da música eletrônica na cidade. Neste sentido, serão feitas capturas de apresentações, depoimentos e também do próprio ambiente como forma de gerar aproximação e compreensão da manifestação artística.

A equipe ainda destaca o intuito de aproximar a comunidade caxiense da emergente cena cultural eletrônica que se forma na cidade, fator presente também na primeira edição, além da inclusão de público pertencente a grupos compostos, em maioria, por mulheres, negros, indígenas, LGBTQIAP+ e outros tantos que também se encontram nas ruas.

O evento, idealizado e construído de forma independente pelos coletivos Neurokat e Turv4, conta com recursos públicos viabilizados via submissão de projeto à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022).

Informações podem ser obtidas nas redes sociais dos coletivos idealizadores por meio do @turv.4 e @neurokatrecords . 

Sobre o NA RUA

“NA RUA” é um evento de valorização e promoção de manifestações artístico-culturais de rua e música eletrônica realizado em via pública em Caxias do Sul pelos coletivos coletivos

Neurokat & TURV4. A iniciativa teve sua primeira edição em 06 de outubro de 2023, de forma totalmente independente, na praça ao lado da sede da União das Associações de Bairro (UAB) e contou com a participação de 10 DJs em formato colaborativo para um público de 300 pessoas. 

Sobre os coletivos Turv.4 e Neurokat

Turv.4 e Neurokat são coletivos compostos por artistas independentes e agentes culturais, majoritariamente LGBTQIAPN+, que atuam na criação, fomento e promoção de iniciativas do segmento da música eletrônica de forma inclusiva, acessível e segura à comunidade em geral, com foco no público marginalizado. 

Serviço:

O que: NA RUA;

Quando: 16 de março de 2024, das 15h às 22h;

Onde: Praça Monteiro Lobato (ao lado da antiga Maesa);

Como: Evento de música eletrônica gratuíto e aberto ao público;

Informações: via Instagram nas páginas dos coletivos organizadores @turv.4 e @neurokatrecords . 

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/919579909819225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *