Raio-X da liberdade econômica no RS é apresentado na CIC Caxias

Estudo foi detalhado pelo presidente da Frente Parlamentar da Liberdade Econômica da AL-RS, deputado Rodrigo Lorenzoni

Foto: Denise Suzin Borges/CIC Caxias

Representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), liderados pelo presidente da entidade, Celestino Oscar Loro, receberam o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni. No encontro, o parlamentar apresentou o estudo realizado em 2023 pela Frente Parlamentar da Liberdade Econômica da Assembleia Legislativa, que resultou em um documento intitulado “Raio-X da Liberdade Econômica no Rio Grande do Sul”.

Autor da Lei estadual da Liberdade Econômica e presidente da Frente Parlamentar, Lorenzoni explicou que a finalidade do relatório, com 63 páginas, foi realizar uma avaliação das políticas de liberdade econômica implementadas no estado e examinar seus efeitos no ambiente de negócios e na vida dos cidadãos. “Nosso objetivo é analisar como essas iniciativas têm contribuído para impulsionar o crescimento econômico, a criação de empregos e a melhoria das condições de vida da população”, reforçou o deputado. Ainda de acordo com ele, o diagnóstico mostra que as cidades que conseguiram avançar na implantação da lei geraram mais empregos. O estudo mostra que 65,4% (325) dos municípios gaúchos adotaram a Lei de Liberdade Econômica, contra 34,6,% (172) que não adotaram.

Rodrigo Lorenzoni também apresentou o Projeto de Lei 150/2023, que cria o Plano Estadual dos Gastos Públicos para combater o desperdício de dinheiro público. Segundo o parlamentar, a medida estabelece métodos de controle e avaliação de despesas.

Durante o encontro, o presidente da CIC Caxias ressaltou a importância de temas como a liberdade econômica para fazer avançar o desenvolvimento gaúcho. Além disso, Loro e os demais participantes criticaram, por exemplo, a morosidade na liberação das licenças ambientais, que acaba por desestimular novos investimentos.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Deliberativo da CIC Caxias, José Valtuir de Almeida, membros do Conselho Superior e do Deliberativo e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto.  

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/271309302678717

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *