História do blues é tema de workshow no Reffugio Bar, em Caxias do Sul

Projeto “O Blues é Black” mescla bate-papo com música ao vivo

Músicos Tiago Luis Breda, João Pedro Rocha e Tomás Seidl apresentam setlist de clássicos do gênero – Foto Danielle Correa

A circulação do projeto “O Blues é Black” segue neste fim de semana com workshow gratuito no Reffugio Bar, no bairro São Pelegrino. O encontro será no domingo (25), às 16h, mesclando música ao vivo dos artistas Tiago Luis Breda, João Pedro Rocha e Tomás Seidl com comentários de Seidl e do historiador William Pereira.

O projeto, que já passou pelo Centro de Cultura Ordovás e pelo Ponto de Cultura UAB Cultural, promove um mergulho na história do blues. Além do contexto de surgimento do ritmo, os bate-papos também abordam curiosidades sobre músicos e intérpretes pioneiros, além das diferenças existentes entre subgêneros e instrumentalização utilizada ao longo do tempo.

“Está sendo bem legal a recepção do público. A galera tem gostado dessa mistura de show com aula de história. Para entender a história do blues, é preciso entender as relações de trabalho da época, a escravidão nos Estados Unidos do século XIX e toda a história do país no século seguinte”, afirma Pereira.

Depois da apresentação no Reffugio, a circulação visita o Complexo Poliesportivo da Zona Norte, no bairro Portal da Maestra. O encontro está marcado para o dia 10 de março, um domingo, às 16h. Para finalizar, o grupo de artistas retorna ao Reffugio para a última apresentação, no dia 13 de março, quarta-feira, às 19h.

O projeto “O Blues é Black” tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul.

Tributo a Cristian Rigon

A proposta de aproximar este gênero musical do público caxiense surgiu com o guitarrista e professor Cristian Rigon, referência da cena blues na cidade que morreu em fevereiro de 2023, aos 46 anos. Em homenagem ao legado artístico de Rigon, a equipe do projeto decidiu manter a circulação, desde o setlist escolhido até o formato dos workshows. 

“Nossa ideia, desde o início, foi manter o repertório inicial que o Cristian desenhou. Ele passa pelo blues rural e primitivo do Mississippi até chegar em artistas contemporâneos, passando pela transição representada por Chicago, onde o gênero se eletrificou, a retomada britânica e as influências exercidas pelo blues na música brasileira”, explica Seidl.

Além da apresentação musical e dos comentários de contextualização histórica, o público recebe uma fanzine com o resumo das informações. O material foi produzido pelos próprios artistas, com design gráfico de Ernani Carraro.

Serviço

:: O que: terceiro workshow do projeto “O Blues é Black”. 

:: Quando: neste domingo (25), às 16h. 

:: Onde: Reffugio Bar (Rua Marechal Floriano, 1083, bairro São Pelegrino).

:: Quanto: entrada gratuita. 

:: Próximas apresentações: Complexo Poliesportivo da Zona Norte (10/03, domingo, às 16h) e Reffugio Bar (13/03, quarta-feira, às 19h).

Ficha técnica

:: Músicos: Tiago Luis Breda, João Pedro Rocha, Tomás Seidl 

:: Palestrantes: William Pereira, Tomás Seidl

:: Facilitadores: William Margarin (com participação de Piedro Correa), Jean Carlo Belíssimo, Taylor Pereira

:: Produção cultural: Ctrojhan

:: Assistente de produção: Pollianna Abreu Camargo

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Fotografia: Danielle Correa

:: Design gráfico: Ernani Carraro

:: Sonorização e iluminação: P10 Sonorizações

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *