Negócio caxiense especializado na jornada da descarbonização opera em crescimento contínuo movido pela pauta da sustentabilidade

Hoje, além de contribuir para a Agenda 2030 (plano de ação global com objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS) está sendo fundamental para empresas que exportam aço, ferro, cimento e fertilizantes para a União Europeia, cumprirem exigência do CBAM (Mecanismo de Ajuste Fronteiriço de Carbono) que determina preenchimento de planilha de ajuste de carbono na fronteira. Uma adequação que necessita primeiramente desenvolver o inventário de carbono (documento que permite o mapeamento, quantificação e registro das fontes de emissão de gases de efeito estufa – GEE – da atividade), solução que a empresacomandada pelo casal Quelem Selau e Paulo Bigolin, destaca como um dos principais atendimentos buscados entre os 94 projetos fechados em 2023.

APQ_Quelem Selau e Paulo Bigolin- foto Matheus Salvador

Antes mesmo da sigla ESG, traduzida em português para Governança Ambiental, Social e Corporativa, ganhar evidência na mídia e, há bem pouco tempo, ênfase nas agendas empresariais. Ou de se ouvir falar em economia verde e mercado do carbono, a empresa caxiense APQ Gestão para Sustentabilidade se estruturava, há quatro anos – desde 2020 quando foi fundada – para atender a demanda em ascensão

Para uma empresa nascida em ano pandêmico, período desafiador mundialmente, a APQ opera em crescimento contínuo, firme no propósito que deu origem ao negócio que auxilia empresas na jornada da descarbonização por meio de consultorias, relatórios de sustentabilidade, palestras e treinamentos. E do know-how da gestora ambiental, que atua desde 2012 com inventários de carbono, e foi a primeira consultora da região Sul a ser treinada pela ABNT-RJ, em 2013, pelo Projeto ABNT – BID, somado a skill do marido, administrador de empresas e especialista em gestão tributária. Já as demais soluções contratadas pelas empresas – das mais diversas áreas como indústria moveleira, metalmecânico, material plástico, construção civil, agro, transportes de cargas especiais, mineração à carvão, e hospitais – foram a implementação de inventários de carbono e auditorias. Segmento aquecido, profissionais ainda buscaram capacitação
individual de mentorias da APQ para começarem a trabalhar com inventários de carbono.

Internacional
Do período de atuação no mercado, a APQ Gestão para Sustentabilidade contabiliza ampla rede de relacionamentos e parcerias estratégicas com profissionais da equipe em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Canadá. E, além de seguir fortalecendo o portfólio de serviços em Caxias do Sul, os empreendedores iniciaram 2024 celebrando o plano de expansão da APQ no exterior, com projeto em Portugal.

“Somos entusiastas do tema, especializados e preparados na nossa missão de ajudarmos empresas a se adequarem nessa nova realidade, que visa economia sustentável, circular e de baixo carbono”, reflete a diretora técnica da APQ, Quelem Selau.

A gestora ambiental conta que o atendimento em outros estados brasileiros ocorre a partir de uma visita presencial na organização para conhecimento do processo da empresa, levantamento de fontes de emissão e treinamento inicial da equipe interna do cliente, pertencentes ao time de sustentabilidade, e que são responsáveis por levantar todas as informações e evidências necessárias para andamento do cálculo do inventário. “As demais etapas do projeto são realizadas de forma remota”, completa.

Compromisso com as gerações
Um outro motivo, mais que especial, que impulsiona Quelem e Paulo na atividade, e foi também responsável pela decisão em empreender na temática, são os dois filhos (um menino de três anos e a primogênita de quatro anos de idade). “Queremos deixar um mundo melhor para eles e as futuras gerações”, afirma a profissional.

E, por acreditarem que negócios podem ser alavancados em movimentos colaborativos, a APQ Gestão para a Sustentabilidade ainda atua no Núcleo de Consultoria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).

Mais sobre a APQ
A  APQ Gestão para a Sustentabilidade é uma empresa de Caxias do Sul – RS, especializada em assessoria e consultoria para a implantação de sistemas de gestão para a sustentabilidade. Dentre os serviços destacam-se os inventários de gases de efeito estufa, pegada de carbono, relatórios de sustentabilidade e treinamentos. A equipe conta com profissionais altamente qualificados, com experiência e constante aperfeiçoamento, proporcionando os melhores resultados nas áreas de atuação. Possui ampla rede de relacionamentos no mercado e parceria internacional com profissionais atuantes no Canadá.

Sobre Quelem Selau
Gestora Ambiental pela Uniftec, atua desde 2012 com inventários de carbono, foi a primeira consultora da região Sul a ser treinada pela ABNT-RJ em 2013 pelo Projeto ABNT – BID. Auditora Líder para Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa pela ABNT – RJ, Auditora Certificação ODS Instituto ACIM Maringá PR. Também atuante na equipe de coordenação como secretária do Movimento ODS, no Rio Grande do Sul.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *