CSG solicita aos motoristas para que redobrem os cuidados durante o Carnaval

Concessionária disponibilizará efetivo máximo para o atendimento nas rodovias no período. Estrutura conta com cinco ambulâncias, cinco guinchos e 116 profissionais disponíveis. Em caso de qualquer ocorrência, clientes devem ligar para 0800.122.0240

Bases de atendimento aos clientes da CSG funcionam 24 horas por dia, oferecendo para motoristas e passageiros áreas de descanso, acesso à banheiro, fraldário, internet, água e totem de autoatendimento.      

A concessionária CSG alerta os motoristas para que redobrem a atenção ao transitar pelas seis rodovias das regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha durante o período de Carnaval. A partir desta sexta-feira (9), a empresa informa que colocará à disposição 116 colaboradores para o atendimento aos clientes.

A infraestrutura tem cinco ambulâncias, cinco guinchos e dois caminhões-pipa. A CSG conta ainda com veículos de inspeção, que percorrem os 271,5 km e, diariamente, recolhem objetos como recapes de pneus, peças, objetos deixados por veículos e animais acidentados, além de atender a acidentes de menor gravidade.

Wilson Rangel, coordenador de Operações da CSG, afirma que, ao contrário de outras regiões do país, o trânsito nas rodovias do Vale do Caí e da Serra Gaúcha não costuma ser maior nos cinco dias de festas de Carnaval em comparação com o fluxo registrado nos demais feriados e datas comemorativas. Entretanto, segundo ele, cabe reforçar alguns cuidados que os motoristas necessitam ter ao trafegar pelas estradas gaúchas.              

“Alertamos aos clientes para que não consumam bebidas alcoólicas se forem dirigir, que redobrem a atenção em caso de chuva ou neblina, e se estiverem muito cansados ou com sono, que parem o veículo, descansem por um período antes de seguir viagem. São algumas atitudes muito simples que podem salvar vidas”, reitera Rangel.           

O coordenador lembra que no Carnaval do ano passado foram registradas 73 ocorrências, incluindo desde acidentes graves até incidentes como pneu furado e panes mecânica ou elétrica. Mesmo com o número considerado baixo, Rangel explica que a concessionária disponibilizará efetivo completo para atender os motoristas da melhor forma possível.         

“Dos 116 colaboradores, cerca de 60 são profissionais de saúde, que estarão à disposição junto às ambulâncias. Os demais integram as equipes que dão suporte nas cinco bases de atendimento ao cliente e no Centro de Controle de Operações”, ilustra.            

Em caso de qualquer ocorrência, os motoristas devem ligar para o 0800.122.0240.

Parceria com as forças policiais  
Assim como ocorre ao longo do ano, durante o Carnaval a CSG atuará em parceria com as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) para proporcionar segurança aos motoristas, passageiros e pedestres nas estradas. Cabe à CSG o atendimento a todas as ocorrências no trecho e a comunicação imediata às forças policiais, que tem autonomia para acompanhar ou não as operações das equipes da concessionária.           

Em geral, tanto a PRE como a PRF atendem aos acidentes com vítimas, sejam as de maior gravidade ou que envolvam motoristas alcoolizados, sem habilitação ou com qualquer outra irregularidade identificada.

Sobre a concessão da CSG

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 km de concessão no Vale do Caí e Serra Gaúcha. Desde 1º fevereiro de 2023, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58). As seis rodovias estaduais fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

Divulgação Sabe Caxias:

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