Projeto Artesanias mantém viva a cultura de artesanato raiz

Grupo Imigrantes Della Montagna oferece oficinas gratuitas e abertas à comunidade

Projeto Artesanias – Nhandoti Crédito Rayza Ataide

Projeto Artesanias inicia em março e segue até agosto com 18 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade com 15 horas cada, ministradas pelo grupo Imigrantes Della Montagna. As alunas também serão convidadas a participar de três palestras sob o tema “Qualidade de vida e bem-estar” com Isabel Roveda, terapeuta especializada em práticas integrativas e complementares.

Os cursos são franqueados aos participantes, sem despesas de qualquer ordem, incluindo os materiais e ferramentas a serem utilizadas.

Projeto Artesanias acontece através de financiamento da Lei Municipalde Incentivo à Cultura (LIC), apoio cultural de FRAS LE S/A e Serviço de Guinchos Vanin.

O Projetofoi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna com o objetivo de difundir as formas tradicionais de artesanato das diversas etnias da região, que correm o risco de extinção. O trabalho também promove um olhar atual e ambiental sobre o artesanato, com a aplicação de novas técnicas e materiais. 

Oficinas

Artesanias vai oferecer oficinas diversas, entre elas práticas de tingimentos e trançados de Palha de Milho e Palha de Trigo, bem como a elaboração de produtos e cestarias com estes materiais.

Além destas, serão ministradas as oficinas das seguintes técnicas: Bordado Mexicano Nhandoti, Acessórios com resíduos têxteis, Barrados em crochê, Macramé, Vagonite,  Artesanato em feltro,  Hardanger, Bordado em Ponto Cruz,  Frivolité , Fuxicos, Tingimento Natural e Tinturas. 

Serão 270 atendimentos pessoais (máximo de 15 pessoas por turma) para alunas(os) a partir de 16 anos.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever nos equipamentos culturais que receberão as oficinas: Clube de Mães N.S. Aparecida, Associação Jesus Senhor, Las Margaritas Saboaria, Associação dos Moradores Mariani, Paróquia Santíssima Trindade, Museus e Memória de Caxias do Sul. Ou pelo whats 54 98146.6100 e redes sociais do grupo FB: Imigrantes Della Montagna.

Imigrantes Della Montagna

Desde 2013 o grupo se reunia informalmente para trocar informações e praticar artesanato raiz. A partir de 2016 as integrantes decidiram compartilhar com mais pessoas da comunidade para difundir conhecimentos. As oficinas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão.

“Desde então já foram quase duas mil participantes das oficinas, e parte destas também estão reproduzindo a prática de ensinar para outras pessoas”, afirma Susete Roveda, que ministra as oficinas ao lado de Sandra Teixeira, Genessy Bertolini, Alda Lorenzi, Irma Trevisol e Derli Killp. Todas são profissionais aposentadas e professoras de artesanato que se empenham no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através do ensino de artesanato de diferentes etnias, com destaque para a imigração italiana na região.

Entre os resultados deste trabalho, Susete Roveda relata ganhos na economia da cultura e em qualidade de vida. “Muitas artesãs estão vendendo seus produtos, inclusive nas feiras, e gerando renda para a família. Outras contam que saíram da depressão, ganharam grupos de convivência e melhoraram a saúde. Ficamos superfelizes em ver a alegria das alunas. Além disto, constatamos que, através das oficinas, elas também criaram um novo olhar para a reciclagem de materiais”, complementa.

Os cursos ministrados pelo grupo Imigrantes Della Montagna são profissionalizantes e habilitam os participantes a bons retornos econômicos, com ganhos em saúde social e perspectiva de criar novos produtos e expandir relações.

Artesanias é um desdobramento do projetos sociais FinestraFinestra II, Janelas e Um Novo Olhar Sobre o Baú da Vovó, realizados pelo grupo entre 2016 e 2022 com o foco de compartilhar saberes sobre técnicas artesanais.

SERVIÇO  – PROJETO ARTESANIAS

Oficinas gratuitas de técnicas de artesanato de raiz

Data – Março a Agosto 2024

Inscrições: 54 98146.6100 (whats) e FB: Imigrantes della Montagna e nosequipamentos culturais que receberão as oficinas: Clube de Mães N.S. Aparecida, Associação Jesus Senhor, Las Margaritas Saboaria, Associação dos Moradores Mariani, Paróquia Santíssima Trindade, Museus e Memória de Caxias do Sul.

Financiamento da Lei Municipalde Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural de FRAS LE S/A e Serviço de Guinchos Vanin.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *