Parceria entre vinícolas produz novo vinho em edição limitada na Serra Gaúcha

Arteviva e Avvocato criam blend inusitado com três uvas produzidas em regiões do Rio Grande do Sul

Ferrari a esquerda_Hage a direita_Credito_Arquivo Pessoal

Uma ideia que surgiu da conversa informal entre amigos resultou em um produto especial para as vinícolas Arteviva e Avvocato, localizadas no Vale do Vinhedos e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha. A criação de um novo vinho é fruto do corte entre uvas tannat, cabernet franc e pinot grigio. Por conta da paixão por vinhos, os proprietários das vinícolas, Giovanni Ferrari e Ralph Hage, fizeram uma parceria incomum e de alto sabor para os amantes da bebida.  

O resultado é inovador, com um vinho totalmente distinto, conforme explica o proprietário da Arteviva. “Esse corte celebra a pluralidade, nossa liberdade em criar vinhos. O produto é totalmente diferente, possui algumas nuances de vinho do Porto e Alvarinho, de Portugal”, diz Ferrari.

O novo vinho é composto por 50% tannat, 25% cabernet franc e 25% pinot grigio. A novidade já foi produzida e está na fase de estabilização – quando o armazenamento faz com que características sutis se acentuem. A bebida traz tons de casca de laranja e frutas cristalizadas aliadas à tanicidade do tinto. A parte da tonalidade laranja é o ponto forte da vinícola Avvocato que possui entre seu catálogo de vinhos especiais, o Pinot Grigio. 

“Os 25% do vinho que pode ser considerado como laranja é oriundo da pinot grigio (variedade branca) e foi produzido com maceração das cascas durante os processos de fermentação. Com isso, o aroma é de extrema complexidade e o bastante persistente no paladar. O Giovanni (Ferrari) e eu pensamos, testamos e nos encantamos com o resultado!”, comemora Hage, fundador da Avvocato. 

Edição será limitada a 1.300 garrafas 

A produção em parceria será limitada. De acordo com Ferrari, serão confeccionadas 1.300 garrafas e não há a intenção de aumentar a quantidade. O lote especial estará à disposição do consumidor nas lojas e sites das duas vinícolas. O nome do rótulo ainda está sendo estudado pela dupla. 

Vinho em colab é mais comum fora do Brasil

As vinícolas estão localizadas a cerca de 30 quilômetros de distância uma da outra, mas a proximidade não fez com que Ferrari e Hage se considerassem concorrentes. Conforme Ferrari, as duas são vinícolas-boutique com foco em vinhos de alta gama, pequenas produções e estão em busca de um objetivo em comum: demonstrar que o Brasil pode produzir excelentes vinhos. 

:: “Fora do Brasil, vemos mais cooperações. Esse vinho vem para brindar a parceria, uma nova fase em que as gerações conseguem crescer juntas e unir potencialidades”, considera Ferrari. 

:: “Não me convidaria (para o projeto) se não achasse que eu poderia contribuir de alguma forma e eu não aceitaria se não fosse trabalhar com alguém que admiro e que acho que tenho muito a aprender. Minha única exigência foi pedir que fizéssemos algo realmente diferente e inovador”, afirma Hage.

Como encontrar a Arteviva

Na loja:

Endereço: Linha Palmeiro, 195 – São Pedro, Bento Gonçalves – RSTelefone(54) 99912-2249

No site: vinicolaarteviva.com.br

Instagram: @vinicolaarteviva

Como encontrar a Avvocato

Na loja:

Estrada Linha Alcântara, Comunidade São Pedro, Monte Belo do Sul – RS

Telefone(21) 98014-102

No site: avvocato.com.br

Instagram: @vinhosavvocato

Sobre a Arteviva

A Vinícola Arteviva tem a missão de elaborar produtos com singularidade, exoticidade, consistência e fineza, proporcionando a transcendência de paradigmas do universo dos vinhos. Nosso propósito é promover o desenvolvimento da sensibilidade humana através do mundo do vinho. Alicerçado em valores como integridade, responsabilidade, criatividade e sustentabilidade, o projeto do enólogo Giovanni Ferrari tem sua unidade de elaboração em São Valentim, Bento Gonçalves (RS). Atualmente, o volume de produção é de 55 mil garrafas/ano. Com formação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Ferrari iniciou sua trajetória profissional em 2009, quando conheceu os vinhos finos de alta gama. Com passagens por vinícolas de pequeno, médio e grande porte no Brasil, também realizou estágios no Douro (Portugal) e em Epernay (França).

Sobre a Avvocato

A Avvocato nasceu da paixão por vinhos do advogado carioca Ralph Hage e sua amizade com a família da vinícola Viapiana, também localizada na Serra Gaúcha. O marco importante na história da vinícola ocorreu em 2022 com a aquisição de vinhedos e o início da construção da sede, em Monte Belo do Sul (RS). Uma curiosidade é que o nome Avvovato foi escolhido por conta de outra paixão de Hage, sua profissão. A palavra Avvocato significa advogado em italiano. A região onde a vinícola está instalada é amplamente habitada por descendentes de italianos, o que reforça a ligação do empreendimento com a região.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *