Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas apresenta dados sobre TEA ao Executivo

Presidente Tatiane Frizzo/PSDB divulgou estatísticas à vice-prefeita, Paula Ioris

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira (30/11), a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, sob a liderança da presidente Tatiane Frizzo/PSDB, apresentou ao Executivo dados obtidos através da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A representante do Legislativo esteve acompanhada dos vereadores, Olmir Cadore/PSDB, Marisol Santos/PSDB e Rose Frigeri/PT, integrantes da Frente. Os parlamentares Adriano Bressan/PTB e Lucas Diel/PDT foram representados pelas assessoras Janete Kehl e Danúbia Boeira dos Santos Verza, respectivamente. Eles foram recebidos pela vice-prefeita, Paula Ioris. Servidores das secretarias da Saúde, Segurança e Proteção Social, Educação e Fundação de Assistência Social (FAS) também estiveram presentes na reunião.

Os números divulgados, que abrangem o período de 18 de junho de 2021 a 11 de janeiro de 2023, oferecem uma visão específica da prevalência e das características do TEA em Caxias do Sul, por meio de 526 documentos emitidos. Destaca-se que a cidade mantém a segunda posição no Rio Grande do Sul em emissões de carteirinhas de autistas, ressaltando a relevância do trabalho da Frente Parlamentar.

Uma análise demográfica revela que 78,71% dos documentos emitidos são do sexo masculino, enquanto 21,29% são do sexo feminino. A faixa etária mais representativa é de 02 a 03 anos, totalizando 25,67%. Em relação à assistência à saúde, 90,49% dos casos envolvem menores de 18 anos, sendo que 64,07% possuem planos privados de assistência. Outro dado relevante é que 17,87% dos autistas apresentam deficiência adicional, e a maioria dos casos (47,53%) recebeu o diagnóstico entre 02 e 03 anos de idade.

Quanto à renda per capita, 14,64% têm renda até 1/4 do salário-mínimo, enquanto 29,09% têm de 1/2 a 1 salário-mínimo. No âmbito educacional, 21,48% das crianças com TEA não estão frequentando a escola, destacando a importância da inclusão educacional. Sobre benefícios sociais, 49,43% estão registrados no Cadastro Único, mas apenas 15,78% recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Conforme a presidente da Frente Parlamentar, os dados que foram apresentados ao Executivo são mais do que meras estatísticas. “Esses dados são narrativas de esperança. Mostramos não apenas lacunas em nossos sistemas de apoio, mas também oportunidades para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva,” destacou Tatiane Frizzo.

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas é composta pelos vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Adriano Bressan/PTB, Rafael Bueno/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo (PSDB), que atua como presidente. Esses dados reforçam a importância do compromisso coletivo em promover a inclusão e garantir direitos fundamentais para a comunidade autista de Caxias do Sul.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *