Artigo | Novembro Azul

Carolina Vollmer Cervo // Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul

Carolina Vollmer Cervo – Créditos de imagem Vanessa Paz Divulgação – OAB – Subseção de Caxias do Sul

O mês de novembro traz consigo um tom de azul que vai além do comum, um azul que representa a saúde e a vida. O Novembro Azul é um chamado à conscientização e à ação, dirigido aos homens.

A campanha mundial tem foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata com a finalidade de quebrar tabus que muitas vezes impedem os homens de cuidar de sua saúde, incentivando-os a realizar exames médicos regulares, incluindo o temido exame de toque retal.

O câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade entre os homens, mas, quando diagnosticado precocemente, as chances de tratamento e cura são notavelmente maiores.

A prevenção é a pedra angular da campanha. É um ato legal, uma demonstração de responsabilidade pessoal e um dever cívico. Encorajo a todos os homens a se tornarem defensores de sua própria saúde, a se educarem sobre os riscos e a procurar assistência médica quando necessário. Este ato de autocuidado mostra o respeito pelos direitos à vida e à saúde.

Para a realização dos exames preventivos, é importante procurar um urologista em uma Unidade Básica de Saúde – UBS. Já, no que tange ao tratamento, todas as modalidades indicadas pelo médico (cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal, medicamentos, dentre outros) são disponibilizadas integralmente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

O beneficiário de plano de saúde também tem o direito não apenas à realização de exames, mas também à radioterapia, quimioterapia, medicamentos, dentre outros indicados pelo médico de confiança.

Lembre-se: o azul deste mês é mais do que uma cor. É um símbolo de responsabilidade, esperança e de compromisso com a saúde masculina. Junte-se a esta importante jornada e faça parte do Novembro Azul.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *