Artigo: Vinho é arte: um brinde aos enólogos

Joel Ferrari – Enólogo na Vitivinícola Jolimont

Joel Ferrari – arquivo pessoal

O vinho é uma das bebidas mais antigas e apreciadas da história da humanidade, e sua produção tem sido aprimorada ao longo dos séculos. Por trás de uma taça de vinho que desfrutamos, há uma figura fundamental: o enólogo. Para honrar e celebrar a dedicação, paixão e conhecimento dos profissionais que trabalham na produção de vinho, o Dia do Enólogo é comemorado neste domingo, 22 de outubro.

Referido como o grande artista e encantador, na arte de produzir a bebida de Baco, o enólogo gerencia e supervisiona todo o processo de produção, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento do produto final, para garantir que alcance seu potencial máximo, equilibrando tradição e inovação.

Os enólogos são os responsáveis por escolher as variedades de uvas adequadas para a produção de determinados vinhos – consideram características como sabor, acidez, aroma e potencial de envelhecimento; determinam o tipo de barris a serem utilizados e o tempo de envelhecimento necessário para alcançar o sabor desejado; e monitoram a qualidade e a consistência dos vinhos. Além disso, são mestres na arte de blending (mistura de diferentes lotes) para atingir o equilíbrio.

Muita gente ainda confunde as atividades do enólogo, do enófilo e do sommelier, mas as três são distintas. O enólogo, expliquei aqui. O enófilo, por sua vez, é aquele que estuda e aprecia diferentes rótulos. Já o sommelier é o profissional especializado, que trabalha com seleção de vinhos e elaboração do menu de um estabelecimento.

Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de vinhos do hemisfério sul, com aproximadamente 78 mil hectares plantados e produção anual de 700 milhões de quilos de uvas, dividida em variedades americanas e híbridas (90%) e viníferas (10%). O Rio Grande do Sul é responsável por 85% desse montante. São vários rótulos de alta qualidade produzidos no país, com destaque para as vinícolas do sul.

Neste domingo, lembre-se de elevar sua taça em homenagem a esses mestres do vinho que fazem da enologia uma verdadeira celebração de sabores, aromas e tradições. E, claro, na companhia de seu vinho predileto.

Divulgação Sabe Caxias:

Teoria de Tudo completa 500 edições:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *