Projeto cultural Livro Que Te Quero Ao Vivo encanta estudantes em cidades da Serra 

Aproximar os estudantes do mundo da leitura é o principal objetivo do projeto cultural Livro Que Te Quero Ao Vivo, que nas últimas semanas realizou ações em municípios da Serra Gaúcha. Bento Gonçalves, Gramado e Monte Belo do Sul contaram com apresentações da peça teatral A Magia do Livro e exibições do filme Primum – O Grande Livro Mágico. Além disso, estudantes e professores das cidades puderam ter um bate-papo com a escritora Vivi Costa e o elenco do teatro e do média-metragem. Ao todo, foram mais de 1,3 mil crianças envolvidas na região. 

Iniciativa realizou ações literárias em Bento Gonçalves, Gramado e Monte Belo do Sul 

O projeto contempla a entrega de kits às escolas dos municípios com os oito livros que integram a série Primum – O Primeiro Livro do Mundo. As obras ficam disponíveis nas bibliotecas, para todos os estudantes. Os professores recebem oficinas de mediação da leitura, com a escritora Vivi Costa, e são instigados a trabalhar as histórias com as crianças. Os resultados são apresentados nas visitas da escritora, que traz consigo a peça de teatro e o filme gerados a partir dos livros. Na história, os feiticeiros Carmina e Magnus viajam para vários países após terem acidentalmente destruído o Primum, o livro que continha toda a sabedoria, e espalhado seus pedaços pela Terra.  

A peça teatral, de nome A Magia do Livro, segue um resumo dos textos, mostrando a dupla de feiticeiros em sua busca pelo Primum. O filme, por sua vez, retrata quem são Carmina e Magnus, como e por que se tornaram os guardiões do Primum e por que o vilão Málik quer impedi-los de encontrar os pedaços perdidos. A direção é do caxiense Nando Lemes e a produção é da empresa Foco 3 Produções, também de Caxias.  

Experiência para diversas idades 

Em Monte Belo do Sul, por exemplo, as atividades relacionadas aos livros envolveram desde a Educação Infantil até o 9º ano. As crianças produziram desenhos, esculturas, maquetes e cartazes a partir das histórias, explorando lugares do mundo que gostariam de conhecer, locais conhecidos do Brasil, culturas de outros países, experimentos científicos, receitas e desafios matemáticos.  

Conforme a produtora cultural responsável pelo projeto, Luana Folchini, as possibilidades são muitas. “Nós damos o suporte e ideias por meio das oficinas, e depois cada escola escolhe como trabalhar com os livros. É uma oportunidade incrível para aproximar as crianças da leitura. A agenda para 2024 já está aberta e as escolas interessadas podem fazer contato. É totalmente gratuito”, reforça.  

Todos os produtos relacionados ao projeto são acessíveis: os livros têm versão com audiodescrição, o teatro tem intérprete de LIBRAS e o filme tem versão com audiodescrição e legendas adaptadas. O projeto cultural segue uma agenda de ações em diversos municípios gaúchos. A lista completa pode ser conferida em www.livroaovivo.com.br, por onde também é possível adquirir os livros da série.  

Lei Federal de Incentivo à Cultura   

A ação cultural é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de empresas, por meio de incentivo fiscal.    

Apoio: Fundação Marcopolo e Foco 3 Produções     

Patrocínio: Marcopolo, Espumatec, PerfilComp, Imobras, Hyva, Nutrire, Valeo, Pisani, Docile e Unyterra     

Realização: LFC Cultural e Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução     

Pronac: 203456    

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *