Evento solidário no Rio Grande do Sul vai expedir certidões de nascimento e casamento de forma gratuita, entre 18 e 20 de outubro

Cartório Cidadão” será promovido em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria
Em busca de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica, o Tribunal de Justiça (TJ/RS), através da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS), promove o evento solidário Cartório Cidadão. A iniciativa possibilitará à população socialmente vulnerável de cinco das maiores cidades gaúchas obter a certidão de nascimento gratuitamente, a partir de informações básicas, como indicação do local de nascimento, nome da mãe e do pai. Também será possível emitir certidões de casamento gratuitamente, além de outros serviços. 
O Cartório Cidadão será sediado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria entre os dias 18, 19 e 20 de outubro. O serviço em todas as cidades participantes acontece das 12h às 17h. 
A ação tem a parceria do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (SINDIREGIS), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN/RS), Colégio Notarial do Brasil do RS, Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Defensoria Pública do RS, Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (PROCEMPA) e Prefeituras dos municípios onde ocorrerão os mutirões.
“Estaremos presentes e contamos com a disposição de todos para auxiliar os cidadãos. Para nós, sempre é fundamental participar ativamente de ações que contribuam para o desenvolvimento da cidadania”, exalta a presidente do SINDIREGIS, Vânia Maria de Bernardes.
O evento é destinado para a população socialmente vulnerável, que precisa destes documentos para garantir sua identificação e o acesso a muitos serviços públicos. Os protocolos originados no evento serão identificados de forma distinta, assim, além de evidenciar a urgência do pedido, ao final do evento será possível obter estatísticas sobre o resultado da ação.
Serviço O quê: Cartório Cidadão, mutirão para o fornecimento gratuito à população socialmente vulnerável da certidão de Registro Civil (certidão de nascimento) e certidão de casamentoQuando: de 18 a 20/10Onde:Porto Alegre (no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital)Santa Maria (Av. Rio Branco, nº 639, térreo – na esquina com a Rua Silva Jardim)Caxias do Sul (Praça Dante Alighieri, Rua Sinimbu – Centro)Passo Fundo (Praça Marechal Floriano – Praça da Cuia, em frente à Catedral)Pelotas (Rua Dom Pedro II, 959 – entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro, onde funciona o Cadastro Único do Município)
Sobre o SINDIREGIS
O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS) foi fundado no dia 8 de junho de 1992 e representa os titulares de cartório do serviço registral gaúcho. Em harmonia com as instituições parceiras, a entidade age na defesa dos interesses e necessidades da categoria de todo o Estado.
Em 25 anos de atuação, o sindicato tem, dentre muitos ganhos conquistados junto à classe, a implementação dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), em conjunto com o DETRAN/RS, e da Central do Registro Civil do Rio Grande do Sul (CRCRS). Além de serem facilitadores sem precedentes para a sociedade, os dois serviços são fontes de trabalho e renda para os registradores.
Na esfera trabalhista, é a entidade responsável pelas negociações coletivas junto aos sindicatos dos trabalhadores da atividade cartorária. Na medida em que representa os titulares de todo o Rio Grande do Sul, o sindicato está à frente das discussões que envolvem reajustes salariais e benefícios aos profissionais.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *