Acesso a Medicamentos para Tratamento do Câncer de Mama pelo SUS é tema de audiência pública na Assembleia

Assunto foi pauta na Comissão de Saúde marcando o início do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e cuidado da saúde da mulher 

Na quarta-feira (04), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado estadual Neri, o Carteiro, realizou audiência pública para tratar dos acessos aos medicamentos para tratamento do câncer de mama. A proposição foi da deputada estadual Patricia Alba, enfatizando também a campanha do Outubro Rosa.

O debate na comissão coloca em pauta a falta de acesso pelo SUS, a medicamentos como o Trastuzumabe Entansina, indicado em monoterapia para tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo. 

A distribuição dos medicamentos já foi aprovada, mas há uma expressiva demora na obtenção destes fármacos na rede pública de saúde.

Em alguns casos, a espera ultrapassa 600 dias, sendo necessária a judicialização. “A falta destes remédios gera um desgaste ainda maior nessas mulheres, que já estão enfrentando uma doença tão complexa, e ainda geram um custo desnecessário ao estado, que acaba arcando ainda com as custas judiciais” destaca o médico Eduardo Bischoff, Oncologista Clínico do Hospital São Lucas da PUCRS e do Hospital Divina Providência.

O objetivo principal da audiência foi discutir esse prazo, visando garantir que todas as mulheres, independentemente de sua situação socioeconômica, tenham acesso a tratamentos inovadores assim como os oferecidos pelos convênios ou na rede particular. 

De acordo com o presidente da comissão, Deputado Neri, O Carteiro, esses desafios exigem recursos específicos e não apenas emendas extraordinárias.

“A saúde das mulheres é uma prioridade indiscutível, e juntos, podemos fazer a diferença e oferecer um futuro mais saudável e esperançoso para todas as mulheres que enfrentam o problema. É preciso que haja uma colaboração maior entre os níveis nacional, estadual e municipal”, defende Neri. 

A audiência contou com a participação de especialistas que enfatizaram a importância da inclusão desses medicamentos o mais rápido possível. 

Participaram da audiência também o doutor Alexandre Bem, Coordenador de Relações Governamentais da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA); Fabiana Schmidt Guedes, vice-presidente e gestora de atendimento do Instituto Camaleão; Marilisa Peeters, presidente do Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama (VIAMAMA), de Viamão; Ana Reis, vice-presidente VIAMAMA; Tânia Ayres Castro, fundadora do VIAMAMA; e Eduardo Santos, representando a Farmacêutica Novartis; além de diversas autoridades.

A Secretaria Estadual de Saúde reconheceu a importância de políticas públicas para enfrentar esse desafio e a preocupação com o aumento de casos de câncer de mama no Rio Grande do Sul. 

Além disso, a doutora Scheila Schuch Ferreira (representando a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann), responsável técnica no serviço de alta complexidade (Oncologia) da Secretaria Estadual de Saúde, destacou que recentemente, foram direcionados recursos extraordinários de R$ 94 milhões para o diagnóstico de câncer, visando reduzir os tempos de espera. Além dela, se manifestou Alexandre Neves, representando o setor farmacêutico da secretaria de saúde estadual.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *