Darlan Gebing estreia na literatura infantil com circulação em escolas públicas de Caxias do Sul

“Um Passarinho Me Contou” será lançado neste sábado, com distribuição gratuita no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando

Um Passarinho Me Contou – Foto Marcelo Pedroso

Ator e contador de histórias com passagens pelos grupos Quiquiprocó, A Gangorra e Tem Gente Teatrando, Darlan Gebing estreia um novo capítulo de sua carreira artística: a literatura infantil.

Adaptação de monólogo homônimo, o livro ilustrado “Um Passarinho Me Contou” foi lançado neste sábado (7), às 16h, com distribuição gratuita ao público no Espaço Cultural Tem Gente Teatrando.

O livro traz a história de Bernardo, um menino curioso que é apaixonado por pássaros e anota tudo o que aprende sobre as aves em seu caderninho. Entre as histórias contadas pelo menino estão a do João de Barro, exímio construtor de casas, a do Chupim, que coloca seus ovos nos ninhos de outros pássaros, e a do Beija-Flor, que se apaixona por uma flor de plástico. De forma lúdica, o personagem estabelece um diálogo com crianças em fase de alfabetização, instigando a importância de repensarmos nossa relação com a natureza.

“A escolha dos pássaros como protagonistas se deu por meio das poesias do Manoel de Barros, que traz muitos elementos da natureza em sua obra. A gente incluiu também esse menino curioso, o Bernardo, que dedica sua vida a conhecer os pássaros e criar histórias. O movimento estético que o projeto quer causar é fazer com que as crianças se aproximem da natureza. Queremos que elas voltem para casa observando os pássaros, sendo mais sensíveis, pois a forma com que estamos nos relacionando com a natureza atualmente não é a mais saudável”, destaca Darlan.

A sessão de autógrafos de “Um Passarinho Me Contou” é o ponto alto de um projeto de circulação do espetáculo por escolas públicas e entidades assistenciais que iniciou nesta segunda-feira (2) e vai contemplar mais de 2 mil crianças e adolescentes. Na segunda, o monólogo foi apresentado nas escolas Luiz Covolan e Arnaldo Ballvê, nos bairros Marechal Floriano e Santa Catarina. Na sequência, foram contempladas a EMEF Santa Lúcia (Santa Lúcia do Piaí), a EMEF Assis Brasil (Vila Cristina) e os serviços de convivência Irmão do Sol (Campos da Serra) e Nossa Senhora da Paz (Charqueadas). Por fim, na quinta e na sexta, o projeto passará pelas escolas municipais José de Alencar (São Victor COHAB), Ramiro Pigozzi (Arco Baleno) e Carlin Fabris (Desvio Rizzo), além do Centro Assistencial Vitória, no bairro Planalto.

“A ideia do projeto foi a de contemplar crianças e adolescentes que nem sempre têm a oportunidade de frequentar um teatro. Por isso escolhemos escolas distantes do centro, em comunidades do interior e também os centros assistenciais e de fortalecimento de vínculos. É importante democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao teatro e à literatura”, complementa o agora escritor.

As ilustrações são assinadas por Vini Agliardi, designer apaixonado pelo universo infantil que já deixou seu traço em “A Caixa Dourada” (2019) e “O Príncipe Que Não Gostava de Estudar” (2021). Já o texto do livro é uma adaptação do espetáculo criado em 2022 por Gebing, sob direção de Aline Tanaã. A montagem já foi apresentada nos festivais Caxias em Cena, Aldeia Sesc, Capão em Cena e Ocupa Quindim, além de circulação por unidades do Sesi São Paulo em setembro deste ano.

O projeto de circulação do espetáculo e lançamento do livro “Um Passarinho Me Contou” conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon.

Sobre os artistas

Darlan Gebing Scheid é ator, arte-educador, produtor cultural e contador de histórias. “Um Passarinho Me Contou” é sua primeira obra literária. O trabalho é uma adaptação do seu primeiro monólogo teatral infantil, de mesmo título. Atuou com as companhias teatrais Grupo Quiquiprocó, Tem Gente Teatrando e A Gangorra. Atualmente, segue pesquisando as artes da cena e atuando na Trupe de Maricas.

Vini Agliardi trabalha no desenvolvimento de ilustrações e projetos gráficos para livros, marcas e embalagens. É um grande apaixonado por criações e também pelo universo infantil. Cresceu rabiscando pelas páginas dos cadernos, vendo rostos em objetos e personagens em todos os lugares.

Serviço

:: O que: lançamento do livro “Um Passarinho Me Contou” (Ed. do Autor, 2023, 22 p.), de Darlan Gebing, ilustrado por Vini Agliardi.

:: Quando: neste sábado (7), às 16h.

:: Onde: Espaço Cultural Tem Gente Teatrando (Rua Regente Feijó, 37, bairro Rio Branco), em Caxias do Sul.

:: Quanto: distribuição gratuita.

Ficha técnica

:: Título: “Um Passarinho Me Contou”

:: Texto: Darlan Gebing

:: Ilustrações e design gráfico: Vini Agliardi

:: Produção, atuação e dramaturgia: Darlan Gebing

:: Assistente de produção: Angelita Bianchetti

:: Direção: Aline Tanaã

:: Ilustração e design gráfico: Vini Agliardi

:: Fotografia: Marcelo Pedroso

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *