Reunião debate reformulação da Segurança Penitenciária

Encontro com representantes discutiu responsabilidade da segurança dos presídios

Fotos: Douglas Barreto/ Divulgação

Na tarde da quinta-feira (17/08), em Porto Alegre, por intermédio do deputado estadual, Neri, o Carteiro/PSDB, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, recebeu a vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, para debater a reestruturação da segurança penitenciária no estado. O encontro, realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), teve como objetivo principal discutir a proposta de retirar a Brigada Militar do sistema carcerário, redirecionando-a para o policiamento de rua e confiando à Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) a responsabilidade total pela segurança nos presídios.

Conforme a vereadora, é importante liberar a Brigada Militar dos deveres de segurança penitenciária, permitindo que se concentrem em suas funções tradicionais de policiamento ostensivo nas ruas.

“Para preencher esse vazio, creio que a SUSEPE seja o órgão mais adequado para assumir essa responsabilidade, pela sua expertise na gestão do sistema carcerário. Essa proposta pode mudar significativamente o futuro da segurança nos presídios e nas ruas da nossa cidade,” destacou Tatiane Frizzo.

A diretora municipal de proteção social de Caxias do Sul, Suely Rech, esteve presente, reforçando a importância da discussão e da colaboração intermunicipal na implementação da medida.

Além disso, representantes sindicais também tiveram voz na reunião. Ariel Stepanski, delegado do Sindicato da Polícia Penal (Sindppen), e Saulo Felipe Basso, presidente do Sindicato, compartilharam suas perspectivas sobre a reestruturação da segurança penitenciária, expressando preocupações e expectativas para a transição proposta.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *