Aluna da rede municipal representará Caxias do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros de 2023

Catharina Marafon dos Santos estuda na EMEF Sete de Setembro e é praticante de Taekwondo

Foto Natália Silvestre Soares

Recentemente, a estudante Catharina Marafon dos Santos se classificou para a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEB´s), que serão realizados em novembro em Brasília. Catharina é a única competidora das escolas municipais de Caxias do Sul que conquistou a classificação. Ela tem 11 anos, é praticante de Taekwondo e lutará na categoria feminina de 51 kg.

A competição

Tendo como embaixadores atletas como André Domingos, Arthur Zanetti e Mayra Aguiar, o JEB ‘s, como chamam os participantes, é a principal competição escolar esportiva do Brasil. Recebe estudantes de 12 a 14 anos, de todos os 27 estados, competindo em 17 modalidades diferentes. Para participar da competição, os estudantes precisam praticar algum esporte do regulamento e ter passado por seletivas municipais e estaduais para chegar a etapa nacional.

A atleta

Catharina Marafon dos Santos, nascida e criada em Caxias, frequenta a EMEF Sete de Setembro desde pequena e atualmente cursa o 6° ano na instituição. Na escola, é conhecida como Haaland (aquele jogador de futebol norueguês com fama de imbatível), pois, além das artes marciais, Catharina também é apaixonada por futebol e basquete e sempre tem ótimos resultados em todos os esportes que pratica.

A estudante

Fora da escola, Cat, como chamam seus colegas de academia, treina 3 vezes por semana na Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD) situada na UCS. Atualmente, ela é faixa verde-escura, se encontrando na 5° posição em um sistema de 10 faixas.

Catharina conta que se encantou com as artes marciais após participar de uma colônia de férias que apresentava o esporte e que, após muita conversa com sua família, contando com o incentivo do pai e um pouco da apreensão da mãe, decidiu seguir seu coração e começar no taekwondo. Ao longo do seu último ano como taekwondista, já participou de 3 competições, das quais saiu vitoriosa com 2 medalhas.

Seu mestre e coordenador técnico da ACKTD, Daniel Brisotto, conta estar muito orgulhoso da conquista de sua atleta e ressalta os pontos fortes dela. “A Cat é uma menina que tem um potencial muito grande, mas como qualquer adolescente dessa faixa etária necessita ter mais foco e concentração, o que é normal para idade. Ela tem uma boa flexibilidade e um bom ímpeto, este último é muito importante em esportes de combate. Atualmente ela tem uma autoestima muito maior e sua concentração também evoluiu desde que começou.”

Fora dos tatames, Cat leva uma vida normal como qualquer outra criança. Frequenta a escola pela manhã, treina à tarde e no tempo livre, tenta aproveitar ao máximo com sua família.

Quando está de folga ou de férias, gosta de relaxar assistindo animes e jogando videogame com seus amigos e, quando pode, andar a cavalo e frequentar o CTG também são algumas das atividades que acalentam seu coração.

Como aluna, Catharina diz que suas matérias favoritas são educação-física (nenhuma surpresa) e matemática, e que geografia é a disciplina que a deixa mais apreensiva durante o ano letivo.

Se não puder seguir carreira como atleta, Cat diz que gostaria de tentar um futuro na medicina veterinária, por ter uma excelente relação com os animais. Mas isso, apenas bem lá na frente, por enquanto, as maiores preocupações da jovem taekwondista ainda são os tatames e as notas escolares que chegam todo semestre.

Na competição em novembro, Catharina irá acompanhada pelos treinadores Rossano Diniz e Eduardo Dorneles, além do presidente da Federação Gaúcha de Taekwondo, Olzemir Machado Júnior. A viagem para Brasília, terá todo custo de transporte aéreo, hospedagem e alimentação custeado pela Federação de Desporto Escolar do Rio Grande do Sul.

Por ser muito jovem, Catharina ainda não pode participar das competições internacionais que ocorrem após os jogos, contudo, tal fato não influencia para que o desempenho dela seja menor do que o esperado.

Cat, aspirante a faixa preta, está muito empolgada com a oportunidade de poder representar o taekwondo nacionalmente e diz que fará o seu melhor para honrar o esporte e trazer, com sorte e determinação, outra medalha para casa.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *