Fonte de Luz – O Evangelho de Jesus pelas irmãs Pastorinhas – Agosto 2023

Hoje celebramos a festa de Santa Clara, que viveu o mesmo ideal de S. Francisco de Assis. Ela renunciou a nobreza e as riquezas do mundo assumindo uma vida de pobreza, obediência, oração, fraternidade, amor aos pobres. Viveu o evangelho de hoje Mt 16, 28-28. Neste texto, Jesus faz uma proposta desafiadora que vale a pena correspoder, pois Jesus não desilude:”Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Todos temos nossas cruzes; o convite é de assumi-la com amor, junto com Jesus, aprendendo dele a carregá-la dando sentido ao que vivemos. Jesus também diz que de nada adianta ganhar o mundo inteiro, mas perder a própria vida. Que possamos aprender de Santa Clara e obter sua ajuda para seguirmos a Jesus como Ele nos pediu. Abençoada sexta feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Celebramos hoje a festa de S. Lourenço mártir e padroeiro dos diáconos. No Evangelho deste dia, João 12, 24-26, Jesus compara a nossa vida com um grão de trigo, este para frutificar, produzir outros grãos precisa morrer. Assim é a nossa vida. Deus nos presenteou com o grande dom da VIDA, se a colocarmos a serviço dos irmãos, a vida vai desabrochando, acontecendo ao nosso redor, isso vai nos tornando felizes, caso contrário os dons que Deus nos deu, serão inúteis. A nossa vida não ganha sentido. Que neste mês vocacional possamos crescer na consciência do valor da vida, da minha vida, e a dos irmãos. Vida que é GRAÇA recebida, colocada a serviço do Reino de Deus, é a nossa MISSÃO.
Que São Lourenço nos ajude a sermos fiéis a missão que o Senhor nos concede. Tenhamos um bom dia. Ir.Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

“Senhor, filho de Daví, tem piedade de mim…” é o grito confiante que ecoa nesta quarta feira no Evangelho de Mt. 15, 21-28 onde uma mulher estrangeira, busca em Jesus libertação e vida para quem ela ama.
Os discípulos se sentem incomodados. Ainda não apreenderam como é importante a vocação de cuidar da vida. Ainda não compreenderam a afirmação do Mestre: “Eu vim para que todos tenham vida”.
Os discípulos pedem que Jesus mande embora a suplicante que “incomoda”. Ele lhes contesta e os faz pensar enquanto a mulher se aproxima e busca dialogar explicando a situação. Jesus a escuta, até “provoca” mas ela não desiste. Sabe em quem depositou sua confiança. É atendida e ainda se torna alvo de um grande elogio.
Façamos como ela e tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler. Pastorinha

Ouça a mensagem:

Jesus conhece nossa luta e nos sustenta.
O Evangelho desta terça feira, apresenta Jesus que se retira em oração após a multilicação dos pães. Os discípulos se encontram sózinhos em alto mar com perigo de naufragar. Jesus o percebe mas, continua em oração.
Podemos imaginá-lo pedindo forças e perseverança para eles. Não intervém de imediato porque a “hora de Deus” não é a nossa hora.
Jesus aproveita a oportunidade para fortalecer a fé dos discípulos, aumentar sua confiança e aperfeiçoar seu amor.
“Coragem, sou Eu” repete Jesus também a nós hoje. Permaneçamos atentos para escutar a sua voz e tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzer
Pastorinha

Ouça a mensagem:

O evangelho desta segunda-feira é relatado por Mateus14,13_21, nos diz que a notícia da morte de João Batista leva Jesus a se afastar da multidão, mas a multidão o busca. Jesus fiel a missão que o Pai lhe confiou, responde com amor, tem compaixão daquelas pessoas necessitadas. “Encheu-se de compaixão por elas e curou os que estavam doentes”, diz o texto. E sacia a multidão que estava com fome. Jesus procura envolver os discípulos na missão. “Dai_ lhes vós mesmo de comer!” Eles reagiram, mas recolheram o pouco que tinham e a fome da multidão foi saciada. Jesus faz o que nós não podemos. E ainda sobrou. A sobra foi recolhida. Nada pode ser desperdiçado, o que sobra no “meu prato”, falta a quem está passando necessidade. Que esta palavra nos ajude a sermos misericordiosos, atenciosos com quem necessita e disponíveis a partilhar o que temos e somos para que o Reino de Deus possa ir acontecendo. Desejo uma semana abençoada. 🙏Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho deste sábado Mateus 14,1-12 nos narra um episódio muito triste. A festa de aniversário de Herodes tornou-se um “banquete de morte”. A morte de João Batista. Ele foi decapitado a pedido da jovem instigada pela mãe Herodiades. A festa que era para se alegrar tornou-se triste, um pesadelo. A maldade nunca traz alegria. João Batista deu a vida por anunciar a verdade e por denunciar o erro. Agora ele está na glória e é sempre recordado. Enquanto que a jovem é sua mãe ficaram no esquecimento. O bem, a verdade, o amor perduram. São sempre vencedores. Que possamos seguir sempre os ensinamentos de Jesus, dos santos e da Virgem Maria nossa Mãe. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça aqui:

O Evangelho desta sexta-feira Mt 13,54-58, nos relata a ida de Jesus para a sua terra. Como de costume, ele vai na sinagoga e faz sua pregação. As pessoas ficam encantadas, admiram suas palavras cheias de sabedoria. Mas não basta admirar é necessário crer. Faltou a fé para reconhecer Deus no meio deles. Seus conterrâneos conheciam bem a família de Jesus, não acreditavam que Deus estava agindo nele. O preconceito nos torna cegos. Eles não conseguiram perceber a ação do Espírito em Jesus. Não deram o salto da fé. Ele não pôde realizar milagres pela falta de fé deles. Jesus nos quer ensinar que não basta valorizar só pelas aparências, precisamos superar os preconceitos. Olhar para as coisas, para as pessoas com o olhar da fé, com o olhar de Deus, então descobriremos as maravilhas que Deus realiza através dos simples, dos pequenos. Que São João Maria Vianey, que hoje recordamos, nos ajude a crescer na fé e, olhar tudo com o olhar de Deus. Tenham um dia abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

Nesta quinta-feira, o Evangelista Mateus 13-47-53 continua nos narrando as parábolas de Jesus. Hoje Jesus, com a parábola dos pescadoes, chama atenção para a importância de sermos bons seguidores de Cristo e assim, chegando ao fim de nossa vida sermos escolhidos para fazer parte do seu reino junto com todos os anjos, os santos e a Virgem Maria. Ele nos adverte em tempo pois quer que todos estejamos com Ele. Com a parábola do Pai que tira do seu tesouro coisas velhas e novas, Ele nós incetiva a buscar dentro do tesouro do nosso coração, tudo o que nos ajudou a crescer como pessoas cristãs, fazendo memória de todas as experiências bonitas que, com força de Deus, realizamos. Convida-nos também a estarmos abertos/as para aprender e nos enriquecer com as coisas novas que vão surgindo e que podem favorecer nosso crescimento e a melhorar nossa ajuda aos outros. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

 

O Evangelho de hoje, quarta feira, com Mt.13,44-46, outra vez fala do tesouro escondido e da pérola. Nos faz lembrar a confissão de Sto. Agostinho: “Infeliz estava o meu coração até que não encontrei o Senhor”, o tesouro que dá sentido a tudo.
No início do mês vocacional é interessante perceber um pequeno detalhe que pode passar despercebido e sobre o qual o Papa Francisco insiste tanto: a alegria.
Quem encontra o tesouro/a pérola, vai repleto de alegria, e vende o que tem…
Para comprar, é necessário renunciar algo e vender contudo, sabendo que é um bom negócio, e feito com alegria e sem remordimento.
Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração afirma a Palavra. Responder à vocação de doscípulos missionários que recebemos no batismo, significa colocar nossos pés nas pegadas de Jesus e jamais deter os passos em busca do tesouro da existência. E “Cheio de alegria”, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha

Ouça a mensagem:

Hoje, com corações ardentes e pés a caminho queremos iniciar o mês vocacional neste terceiro ano dedicado às vocações. Nesta terça feira, o Evangelho de Mt.13,36-43 apresenta Jesus em casa, com seus vocacionados, os discípulos, preparando-os para a missão. Enquanto explica a parábola do joio deseja fortalecer a sua consciência (e a nossa) de que com Ele, nada precisamos temer. As dificuldades e oposições ( o joio), fazem parte da vida e não podemos nos desfazer desta realidade. Não apenas no mundo que nos rodeia mas igualmente dentro de nós o bem e o mal estão presentes. Crescem juntos. Outra vez destaca-se a importância da atenção e do discernimento por isso, Jesus conclue o texto dizendo:”Quem tem ouvidos ouça”… Com os ouvidos do coração atentos à voz do Senhor, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler. Pastorinha

Ouça a mensagem:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *