Turismo: setor em crescimento exige profissionais capacitados

Cada vez mais a Serra Gaúcha ganha destaque entres os destinos nacionais mais procurados. Boa gastronomia, arquitetura e história riquíssimas, paisagens deslumbrantes são alguns dos atrativos para os turistas. Somado a esse contexto, o relevo montanhoso cortados por rios formando belos vales e cânions que demonstram a vocação do destino para o ecoturismo. “Entre os locais mais procuradas estão os cânions nos Campos de Cima da Serra. Os Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, abrangem uma área de 30.400 hectares que encantam os turistas por suas paisagens de tirar o fôlego. O mais visitado é o cânion Itaimbezinho com paredões de 700 metros de altura e cercado pela Mata Atlântica e Mata de Araucárias”, afirma a guia de turismo e docente do Senac EAD no curso Técnico Guia de Turismo no Senac Caxias do Sul, Tamara Dias.

Diante de cenários como os citados pela docente – que também é guia de turismo- pode-se perguntar como está o mercado de trabalho para os profissionais do turismo, especificamente para os guias. Vale a pena investir na capacitação? Tamara aponta dados da Secretaria de Turismo do Estado que indicam crescimento do setor nos últimos três anos. “Em comparação com o período de janeiro a abril de 2019, no mesmo período em 2023 tivemos um crescimento de 368,36% no turismo aqui no RS e que o número de visitantes supera os anteriores a pandemia do Covid-19. Logo, o crescimento expressivo gera aumento de postos de trabalho e demanda por profissionais qualificados. Porém, o mercado é bastante competitivo, além de boa qualificação é necessário estar de olho no comportamento dos viajantes. Estes estão mais exigentes, buscam profissionais e empresas que estejam alinhadas com seus valores, responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis. Os guias de turismo com conhecimento técnico especializado e atualizados terão mais êxito ao proporcionarem experiências que vão ao encontro dos anseios dos viajantes, e consequentemente aptos a atender a demanda das agências”, analisa a especialista.

Dicas de roteiros

A oferta de roteiros turísticos no Rio Grande do Sul é grande como é de conhecimento geral. Tamara destaca alguns. Confira:

– Na região das hortênsias o destaque vai para o Parque da Ferradura, em um cânion de 420 metros de extensão está localizado o Vale da Ferradura e que leva esse nome devido ao Rio Santa Cruz que segue  forma o desenho de uma grande ferradura.  Ainda conta com quatro trilhas, três mirantes com paisagens encantadoras.  O local conta com excelente estrutura: são 8 churrasqueiras, playground e lanchonete numa área total de aproximadamente 200 hectares.

– Para os amantes de aventura, o Rio das Antas localizado em Nova Roma do Sul proporciona experiências emocionantes. A atividade mais procurada é o rafting no Eco Parque Cia da Aventura com águas cristalinas e corredeiras emocionantes.

– Outra dica para se refrescar são as belas cachoeiras escondidas em Caxias do Sul. A sugestão é a Cachoeira da Mulada, localizada no distrito mais distante do centro, Criúva. O local é um dos lugares com mais opções de ecoturismo na cidade. A cachoeira tem cerca de 70 metros de altura. Na lateral há também pequenas quedas onde é possível se refrescar em segurança.

– Outras opções na região que são bastante procuradas pelos trilheiros são a Cascata do Rio São Marcos de Vila Seca com cinco quedas simultâneas que formam uma bela e larga cascata. E o Salto São Nicolau, localizado no distrito de Santa Lúcia do Piaí. A queda de mais de 30 metros fica no centro de enormes paredes que mesclam tons alaranjados e escuros formando um semicírculo, como se fosse o ponto final de um cânion.

Turismo sustentável

A docente enfatiza que a preservação do ambiental é fundamental para que o turismo se desenvolva de maneira segura e responsável, tanto para o ambiente como para as comunidades locais. “Onde o turismo não atua de forma sustentável temos o risco de esgotamento dos recursos naturais, desequilíbrio social,  e descaracterização cultural. Na Serra Gaúcha podemos ver que a iniciativa privada começa a se conscientizar de que iniciativas sustentáveis são fundamentais para que o turismo aconteça a longo prazo, ainda mais em destinos onde os recursos naturais e paisagem são os principal atrativos. Nesse sentido, é necessário pensar na manutenção da flora e da fauna local, além de conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação para o turismo e incluí-la como elemento dessa cadeia valorizando e estimulando o consumo do que é produzido na região”, finaliza Tamara.

O polo Senac Caxias do Sul está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo EAD. Para mais informações acesse o site da escola, ligue para (54) 3225.1666 ou contate pelo WhatsApp (54) 99255-7338. O Senac Caxias do Sul fica localizado na avenida Júlio de Castilhos, 3638 – bairro Cinquentenário.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *