Vereadora Tatiane Frizzo propõe criação do Conselho Municipal de Matriz Africana

Iniciativa visa promover a valorização da cultura afro religiosa e combater a discriminação

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, apresentou uma sugestão ao Poder Executivo para a criação do Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana, nesta segunda-feira (10/07). O documento foi entregue ao prefeito, Adiló Didomenico, no Salão Nobre, no Centro Administrativo. A reunião contou também com a chefe de gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, e de representantes de entidades religiosas de matriz africana.

A solicitação da criação foi feita por um grupo de religiosos em novembro de 2022 e, desde lá, estão sendo realizadas reuniões com o poder público e diversas entidades para avançar na construção do Conselho.

O objetivo principal da indicação é fomentar espaços de discussão e organização das ações e atividades dessas comunidades, buscando combater questões discriminatórias, promover a tolerância entre diferentes grupos e preservar a cultura dos povos tradicionais de terreiros e de matriz africana.

Conforme a autora da proposta, a criação do Conselho Municipal será um grande avanço para ajudar essas pessoas em suas demandas. Além disso, o conselho contribuirá para a coletividade, apresentando soluções importantes para a convivência em sociedade.

“A implementação do Conselho Municipal fortalecerá a união entre os praticantes das religiões afro e permitirá uma construção eficaz de resolução de conflitos em diferentes áreas, como social, segurança, cultura e meio ambiente. Com o conselho, podemos enfrentar os desafios dessas comunidades, como preconceitos e discriminações”, alertou Tatiane Frizzo.

Para o prefeito, a representatividade do conselho é fundamental. “A gente sabe que é uma oportunidade de alinhar políticas públicas para esse segmento social,” enfatizou o prefeito.

Segundo o presidente da Associação Umbanda Caxias, Saul Medeiros, é importante a proximidade com o poder público. “Será um vínculo, um processo de retroalimentação, por meio de políticas públicas que vai ao encontro com as nossas necessidades,” pontuou Saul.

Na oportunidade, a vereadora também apresentou uma sugestão de Projeto de Lei, construído com a colaboração de representantes religiosos, visando a valorização da cultura afro religiosa em Caxias do Sul.

Com aproximadamente 700 casas de religião de matriz africana e diversas comunidades de ramificações culturais afro, Caxias do Sul é um importante polo cultural afro religioso no Rio Grande do Sul.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil lidera o ranking de preferência de religiões de matriz africana. A criação do conselho visa também orientar e informar os praticantes, garantindo o respeito aos seus costumes e tradições.

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *