Escolas municipais do interior participam de preparação para o Vereador por um Dia

Colégios de Fazenda Souza e Vila Oliva receberam urna eletrônica para votação dos representantes

Votação Pe. João Schiavo – Fazenda Souza

Mais dois colégios de Caxias do Sul participaram da ação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/07).

As escolas municipais Padre João Schiavo e Erny De Zorzi escolheram os representantes para o projeto Vereador por um Dia com o auxílio de uma urna eletrônica. Outras duas escolas já haviam utilizado o recurso: o Colégio La Salle Caxias, em São Pelegrino, e a Escola Municipal Machado de Assis, no Reolon.

Na Escola Padre João Schiavo, em Fazenda Souza, onze alunos se candidataram. A eleição envolveu todos os alunos do 4º ao 9º ano. “Fiquei encantada em ver a preparação dos estudantes. Eles criaram slogans e até produziram materiais de campanha, uma maneira de compreender melhor o funcionamento de uma eleição e fortalecer a cidadania e a democracia”, disse a vereadora Marisol Santos/PSDB, Diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, que acompanhou a votação.

Na sexta-feira (07/07) o pleito eleitoral foi realizado em Vila Oliva, na Escola Municipal Erny De Zorzi. Quatro candidatas disputaram a eleição e defenderam propostas definidas de forma coletiva pelas turmas do 6º ao 9º ano. “Para mim, uma defensora de mais mulheres na política, foi muito bom ver tantas meninas interessadas em participar desse processo. Tenho a certeza de que a escola estará muito bem representada no Vereador por um Dia”, falou a parlamentar, em conversa com a coordenação, direção e estudantes.

Nas visitas às escolas, a vereadora Marisol reforçou a importância dessa parceria com o TRE. O Chefe de Cartório Edson Borowski também elogiou a mobilização: “Muitos vereadores passaram por esse programa quando eram adolescentes. Isso mostra que a iniciativa tem um significado muito grande na vida desses estudantes e, por isso, fazemos questão de participar”.

O Vereador por um Dia é um programa da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em parceria com a Comissão de Educação. A sessão simulada, com a participação de estudantes de 25 escolas, está marcada para o dia 23 de outubro. Até lá, está programada uma série de atividades, incluindo uma oficina de produção de textos legislativos.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *