Caxias Lixo Zero: drive-thru arrecada mais de três toneladas de resíduos especiais

A ação ocorre a cada dois meses e coleta itens que precisam de destinação específica para não prejudicarem o meio ambiente

Realizado no último sábado, 1º de julho, o drive-thru promovido pelo coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, bateu recorde na captação de resíduos. Foram 3.179 Kg de itens que precisam de destinação específica ou que dificilmente serão reciclados se forem depositados nos contêineres públicos de coleta de lixo (confira a lista completa, abaixo).

 

Nesta edição, novos itens foram incluídos na coleta: guarda-chuvas e sombrinhas quebrados, banners, muito usados em publicidades, meias – usadas para a confecção de cobertores – e lonas, além de alimentos não perecíveis para o movimento Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

 

O drive do último sábado também marcou o início da parceria com a Trashin, startup de gestão de resíduos que atua com logística reversa e recolheu sandálias havaianas. Os chinelos em condições de uso são higienizados e doados. O restante passa pelo reaproveitamento da borracha do solado e do PVC da tira, reaproveitados para a confecção de itens como chaveiros. Apenas sandálias da marca poderão ser descartadas.

 

Boa parte do material foi destinado para reciclagem à cooperativa de Trabalho Paz e Bem, de Caxias do Sul (RS). Outros, como esponjas e cápsulas de café, seguiram para o descarte correto, sem prejuízo ao meio ambiente. As tampas de garrafa pet seguem para o Programa Engenharia Solidária, que reverte o valor da venda para ONGs de proteção animal.

 

Drive-thru de resíduos – itens arrecadados:

 

Eletrônicos (de pequeno e médio porte): 1582.3 kg

Chapas de raio X: 119 kg

Óleo de cozinha usado: 239.7 kg

Isopor: 43 kg

Vidros inteiros (garrafas e potes de conserva): 935.3 kg

BOPPS (embalagens laminadas, tipo salgadinho): 9 kg

Cápsulas de café: 31.3 kg

Esponjas de cozinha usadas/EVA: 4 kg

Tampinhas plásticas: 137.2 kg

Blister de medicamentos (as cartelas vazias): 72.2 Kg

Banners: 6 kg

 

O Drive Thru para recolhimento de resíduos especiais ocorre a cada dois meses no Pietá Parking, junto à Igreja de São Pelegrino. Para se informar sobre as próximas edições, acesse o instagram @caxiaslixozero.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *