Praça da Bandeira é adotada pela iniciativa privada

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), encaminhou um Termo de Cooperação para Adoção da Praça da Bandeira com uma entidade criada por empresários do bairro São Pelegrino. A solenidade de assinatura do documento ocorreu no início da manhã deste sábado, dia 1º de julho. A expectativa é de que nos próximos meses já seja possível identificar os primeiros sinais de revitalização no local.

01.07 – Assinatura Contrato Concessão Praça da Bandeira – Juliane Ribas

“Temos uma dívida histórica com São Pelegrino. Não me conformo de ver essa praça do jeito que se encontra hoje. Estamos trabalhando duro para recuperar toda região e estamos fazendo um grande esforço coletivo para transformar este espaço e dar dignidade para quem vive e trabalha aqui. Contudo, a lei ainda é muito engessada. Dificulta demais o processo de doação de uma área pública. Mas estamos conseguindo mudar isso”, comemorou o prefeito Adiló Didomenico.

Para efetivar a adoção, os empresários fundaram a Associação Comunitária Praça Prefeito Dante Marcucci – Praça da Bandeira. A intenção do grupo é manter o espaço limpo, organizado e seguro aos frequentadores. O projeto é antigo, de mais de duas décadas, e há cerca de sete anos começou a ser discutido com a então vereadora Paula Ioris, hoje vice-prefeita de Caxias do Sul.

“Iniciativas como esta demonstram a maturidade de uma sociedade na busca por uma sociedade mais humana e organizada”, declarou a vice-prefeita Paula Ioris.

Por meio da SEMMA foram encaminhadas algumas ações antes da entrega efetiva da Praça à iniciativa privada, como melhorias na iluminação, podas, supressões de três ligustros e um jacarandá em estado de apodrecimento, além de melhorias em calçadas e demolição de parte da estrutura que abrigava o camelódromo (antigos banheiros).

“Conseguimos cumprir uma determinação do prefeito e dar solução para um pleito que já se arrastava há cerca de sete anos desde as primeiras conversas. É uma vergonha ter demorado tanto, tendo gente interessada em fazer, com empresários pedindo para adotar o espaço público. Trabalhamos em conjunto com várias secretarias para finalmente resolver o assunto e dar encaminhamento. Agradecemos a todos eles, às equipes de servidores e principalmente, aos investidores que estão permitindo retomar esta área para o bem da comunidade”, comentou o secretário municipal do Meio Ambiente, João Uez.

Atualmente, existem os seguintes equipamentos públicos na Praça: um conjunto infantil, um escorregador de metal, três gangorras de metal, quatro balanços de metal, dois postes de luz com quatro luminárias, dois postes com duas luminárias, dois bancos de concreto e três lixeiras de metal.

Por meio do Termo de Cooperação a Associação manterá projetos ambientais, paisagísticos e de urbanização, além da manutenção e conservação do espaço. Os trabalhos de reforma e manutenção podem ser iniciados em até 60 dias a partir deste sábado e o contrato tem vigência de três anos.

“Costumo dizer que a vida é na prática. Tem que pôr a mão na massa e fazer. Estamos trabalhando há dois anos para chegar neste momento. E podemos dizer que é um trabalho que começou bem porque temos um projeto pronto, uma linha mestra a seguir”, revelou o empresário Ademir Argenta.

Criada em 1934 originalmente com o nome de Praça Campo dos Bugres, em 1938 recebeu o nome de Praça da Bandeira. Quase 20 anos depois passou a ser denominada Praça Prefeito Dante Marcucci.

“Na realidade, estamos há 28 anos buscando a recuperação desta praça. Os trabalhadores do entorno não podiam sentar por aqui para almoçar porque eram perturbados por pessoas mal intencionadas, as mães não podiam trazer seus filhos para brincar no parquinho porque eram incomodadas. Isso já está melhorando com algumas medidas que a Prefeitura tomou e com certeza vai melhorar ainda mais a partir de agora”, concluiu a presidente da Associação Comunitária Praça Prefeito Dante Marcucci – Praça da Bandeira, Jeanete Martini Granzotto Dias.

Divulgação Sabe Caxias:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *