Caxias do Sul será capital gaúcha dos veículos elétricos em setembro

Lançamento do evento, no entanto, ocorrerá no dia 27 de junho, na TecnoUCS

Caxias do Sul mais uma vez assume papel de vanguarda e sedia o evento que debaterá as novas tendências da eletromobilidade e o avanço das energias sustentáveis no mercado brasileiro: a Eletric Move – 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, marcada para os dias 01, 02 e 03 de setembro, no Centro de Eventos do Parque de Exposições da Festa Nacional da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde). Paralelamente, ocorrerá o Fórum de Eletromobilidade e Sustentabilidade e o Congresso da Associação das empresas de Reparação Veicular de Caxias do Sul (Aserv). A entrada é gratuita.

O lançamento da atração será no dia 27 de junho, na sede da TecnoUCS, campus central da Universidade de Caxias do Sul, a partir das 18h30min. Na oportunidade, serão conhecidas a programação e os palestrantes do Fórum e do Congresso da Aserv.

A ideia da Eletric Move RS surgiu dentro da empresa Fluxo Solar Sistemas de Energia, administrada pelo empresário Adair Fantin, mas ganhou outra dimensão a partir do momento que se articulou a integração de outros parceiros ao projeto.

A atração mostrará ao público uma diversidade grande de veículos elétricos, passando do ônibus e caminhão a carros de passeio, mas também a offroads, patinetes, bicicletas, karts, motos, vans e até cadeira de rodas, e muito disso com fabricação em Caxias do Sul. Tudo na onda da eletrificação e das novas tecnologias que buscam a descarbonização e a utilização de novas fontes de energias sustentáveis e limpas.

Os mais recentes relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para uma situação alarmante sobre o aquecimento global, obrigando a uma aceleração do processo de transição energética no mercado de automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos. Há consensos em torno de alternativas para acelerar o processo de descarbonização mundial, e o veículo elétrico é estratégico nessa etapa.

O Brasil segue a tendência mundial com relação a essa modalidade. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontou que houve um crescimento de 41% no número de emplacamentos no ano de 2022, em relação a 2021. A projeção para 2023 é um acréscimo de 35% de veículos eletrificados em relação ao ano passado.

Além de envolver toda a cadeia de veículos elétricos e mobilidade, a Eletric Move também abre espaço para o mercado de energia solar, uma vez que, recentemente, Caxias do Sul recebeu o título de Capital Gaúcha da Energia Solar, por ser o município gaúcho com o maior número de pontos de instalações de placas fotovoltaicas. A Serrana e a Fluxo Solar são parceiras no oferecimento de soluções de energia solar para residências e empresas de Caxias do Sul e região, garantindo economia de até 90% na conta de luz.

Além da mostra, durante dois dias ocorrerão palestras de autoridades e especialistas na área. No primeiro dia, irá ao púlpito o diretor-presidente da RandonCorp, Daniel Randon, seguido do diretor da Marcopolo Luciano Resner, e fechando com participação do vice-presidente da Ford para América do Sul e ex-presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb. Já o Congresso da Aserv, que ocorre na sexta e sábado (1 e 2 de setembro), às 7h30, contará com diversos palestrantes sobre temas relacionados à reparação automotiva, voltados ao público interno.

Realização:

Fluxo Solar e Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (Aserv)

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *