Fonte de Luz – O Evangelho de Jesus pelas irmãs Pastorinhas – maio 2023

Encerramos hoje o mês de maio, o mês de Maria e o Evangelho desta quarta feira, Lc 1,39-56 nos apresenta a visitação onde Nossa Senhora movida pelo Espírito, com coração ardente se coloca a caminho para comunicar o que o Senhor nela realizou a favor da vida de todos. O cântico do Magníficat, um dos textos mais comentados de toda a Bíblia, é este hino de louvor e gratidão que hoje somos convidados a meditar e interiorizar sempre mais. Maria se alegra porque tem certeza que Deus jamais se esquece de quem nEle confia. Eleva os humildes e enche de bens os famintos. Vamos pois abrir nosso coração e estender nossas mãos para poder acolher seus benefícios. Caso contrário bem pouco ou nada Ele poderá fazer uma vez que sempre respeits a nossa liberdade. Bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça aqui a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, Mc. 10,28-31, nos apresenta uma promessa sedutora e fascinante de Jesus, sem deixar de ser, ao mesmo tempo bem realista: receber o centuplo de benefícios já nesta terra, bem como a vida eterna no mundo futuro.
Tudo isto, “com pereseguições” sem contudo identificar a qualidade e a intensidade delas.
A quem são dirigidas estas promessas? A resposta de Jesus não deixa dúvidas. O herdeiro da promessa é todo aquele que deixa TUDO, por causa do Reino ou seja, cada um de nós que busca realmente centrar sua vida no Senhor confiando nEle sem limites e relativizando tudo o mais. A medida que nos decidirmos de fazer isto com perseverança, provaremos de fato o que significa termos um
Bom dia!
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

 

 

 

 

O Evangelho desta sexta feira João 21,15-19, Jesus se manifesta aos discipulos, e, a seguir pergunta a Pedro : “Tu me amas mais do que estes? Este “mais” faz pensar. Pedro responde dizendo: “Tu sabes que te amo”. Jesus também nos pergunta sobre a qualidade do nosso amor. E se quisermos conhecer o quanto amamos a Jesus é só olharmos como amamos os necessitados, os doentes, os que precisam da nossa ajuda, pois , nos encontramos com Jesus sobretudo neles. Jesus perguntou por três vezes se o amava e Pedro se entristeceu, pois o tinha negado três vezes. Jesus com seu Amor, quer curar a ferida de Pedro, pela sua negação. E quer, também, curar as nossas feridas. Deixemo-nos curar. Se nos abrirmos ao seu amor seremos curados sobretudo do desamor. Que a Virgem de Caravagio e S. Felipe Néri, cuja festa celebramos, nos ajudem em nosso caminho de fé e libertação. Abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta-feira, Jo 17,20_36, dá continuidade a oração de Jesus ao Pai. Hoje Jesus não reza só pelos discípulos, mas reza também por todos os que vão crer por causa do anúncio da Palavra. Jesus continua pedindo também pela unidade de seus seguidores. E nesta semana podemos nos unir à oração de Jesus, pois, é a semana de oração pela unidade dos cristãos. Jesus quer, ainda, que o mundo conheça que Ele é amado pelo Pai. Assim como Ele é amado, também todos os seus seguidores são amados. Ele quer também que o Pai seja sempre mais conhecido, porque ele quer que o amor do Pai para com ele, esteja também nos seus discípulos e Jesus mesmo esteja neles. Que possamos nos sentir incluídos e agradecidos por Jesus rezar ao Pai por nós. Desejo um dia abençoado.🙏Ir Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

No Evangelho desta quarta feira, em João 17, 11-19, Jesus, prosseguindo seu discurso, se dirige ao Pai pedindo que nos guarde unidos, em se nome. E isto, para que sejamos UM como Ele e o Pai, e nossa alegria seja completa, uma alegria plenamente realizada. Também aqui poderíamos parafrasear as palavras de Jesus sobre a paz. “Não vos dou a alegria do mundo, mas a minha alegria”. Como os primeiros discípulos, também nós somos consagrados na Verdade, enviados pelo Pai como Jesus para anunciar a alegria do Evangelho. Consagrados com esta sublime vocação pela graça do Espírito a fim de que nossos irmãos,eles também sejam consagrados na VERDADE. Bom dia, Ir. Maria Hetzler, Irmãs Pastorinhas

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, João 17, 1-11, prossegue no discurso de despedida de Jesus e nos prepara para celebrar Pentecostes, a presença do Espírito Santo junto à Igreja e a cada um de nós.
Estamos na semana de oração e busca de unidade entre todos os cristãos: “Para que todos sejam um” pede o Mestre na Oração Sacerdotal.
Jesus evidencia que “o mundo”, com suas propostas competitivas, fáceis e enganosas é incapaz de promover a unidade.
Esta, se encontra numa dimensão mais profunda e permanente.
Peçamos pois ao Espírito Santo que nos unifique no desafio e na riqueza da diversidade. Que nos torne instrumentos de sua Paz e do seu Amor moldado na comunhão Trinitária. E com este compromisso, tenhamos uma boa semana. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Hoje segunda feira, dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, o Evangelho de Jo16,29-33, vai nos revelando sempre mais quem é Jesus e quem somos nós. Jesus é o enviado do Pai, o Filho amado do Pai. Os discípulos dizem que acreditam nele, estão entusiasmados, mas Jesus conhece os seus discípulos e conhece a nós também. Ele sabe que podemos abandona-lo como fizeram os discípulos na hora de sua morte. Mas ele não abandonou os discípulos, não nos abandona também, pois Ele tem a certeza do amor do Pai que não o deixa só. Também nós, se tivermos a certeza que Jesus nos ama, seremos capazes de amar também as pessoas com as quais não simpatizamos ou que não nos valorizam. E o amor é o caminho da felicidade, da salvação. Jesus não nos engana, o amor exige renúncias, mas nos garante também a superação, a vitória. “… coragem! Eu venci o mundo”. Que Santa Rita interceda pelas nossas necessidades. Com ela tenhamos uma semana abençoada. Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

 

Hoje, sábado, véspera da Festa da Ascensão do Senhor. No Evangelho João 16,23-28, Jesus nos deixa
vários ensinamentos: ☆ Se pedirmos alguma coisa ao Pai em nome dele, no-lo concederá. ☆ Diz-nos também que o Pai nos ama, porque amamos a Jesus e acreditamos que foi enviado pelo Pai . ☆ Jesus continua seu ensinamento dizendo-nos que agora ele fala claramente do Pai não usa mais imagens. Sim, Jesus nos fala porque a hora da Paixão e morte se aproxima e, ele vai voltar para o Pai.☆ Jesus nos diz isto, porque deseja que vivamos na alegria e que a nossa alegria seja plena.☆ Ele volta para o Pai, mas pelo seu Espírito continua presente no meio de nós. Portanto, sempre podemos contar com sua presença. Peçamos o auxílio de Maria para cresçamos na confiança e tenhamos um abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O texto bíblico desta sexta feira, João 16, 20-23 Jesus continua o discurso de sua despedida. Por que tanta insistência neste assunto ? Jesus conhece o coração humano, sabe que é muito duro perder alguém que a gente ama e os Apostolos precisam enfrentar a condenação e morte de Jesus, bem como sua volta ao Pai. Era uma dose muito forte. Jesus os conforta e lhes garante a sua presença. Quem condenou Jesus fica contente por um pouco e, os Apóstolos muito tristes, abalados, mas sua tristeza , ao tomarem consciência que ele ressuscitou, se transformará em alegria. E uma alegria duradoura. Diz o texto:” O vosso coração se alegrará, e ninguem vos poderá tirar a vossa alegria”. Jesus é maravilhoso mas não nos ilude, pois o sofrimento faz parte da vida. Contudo nos garante que estará sempre ao nosso lado para nos consolar. Que possamos crescer na confiança. Abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta feira, João,16_20 nos mostra que Jesus compreende os discípulos. Foi muito difícil para eles compreender o que Jesus estava falando. Era necessário que Ele voltasse para o Pai para vir para sempre no meio de nós, de uma maneira diferente. Jesus estava falando de sua morte e ressurreição e volta ao Pai. Sua Presença como Ressuscitado é a nossa força, é o que dá sentido a nossa vida. Não estamos sozinhos, temos Alguém que nos acompanha com amor. “Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria.” Não vos deixarei órfãos, sua Palavra no-lo garante. O Espírito da Verdade nos acompanhará sempre, a condição é amar, é estar em sintonia com Ele, com o seu projeto. É sermos seus discípulos missionários. Tenhamos um dia abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha. 🙏🙏🙏

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira, João 16, 12-15, continua apresentando o discurso de Jesus a respeito de sua partida, e envio do Espírito Santo. Continua sublinhando a ação conjunta do Pai, do Filho e do Espírito: Deus uno e trino, ou seja, a comunidade Trinitária. A melhor comunidade.
O próprio Espírito é chamado Espírito da verdade. Pouco antes Jesus se autodefine como a Verdade proveniente do Pai.
Jesus reconhece que para nós é impossível compreender isto por nós mesmos. Agora ainda não podemos compreender tantas coisas, afirma o Mestre. Porém, o Espírito, aos poucos, nos conduzirá à plena Verdade. Se o permitirmos.
Deixemo-nos pois, conduzir por Ele e tenhamos um Bom dia.
Ir. Maria Hetzler
Irmãs Pastorinhas

Ouça a mensagem:

 

 

 

No Evangelho desta terça feira, João 15, 26-16,4, o autor prossegue com a catequese de Jesus onde Ele prepara os discípulos para a missão e os desafios que os esperam. Sobretudo porém, Jesus os prepara para permanecerem firmes na fé certos de que jamais estarão sozinhos no combate. O Espírito Santo, o Defensor, que Jesus envia por parte do Pai, representa a certeza da superação dos contratempos, e da vitória final.
Não compete aos discípulos, nem a nós hoje, julgar ou condenar os autores da divisão e do mal.
O que importa é acolhermos sempre o sopro do Espírito e optarmos a favor da vida, da luz e da fraternidade. Só assim, além de todas as adversidades e possíveis perseguições, teremos a paz da consciencia e um bom dia.
Ir. Maria Hetzler Irmãs Pastorinhas

Ouça a mensagem:

No Evangelho desta segunda-feira, João 15,26-16,4, Jesus continua preparando seus discípulos para a sua partida física. Para sermos seus seguidores precisamos estar firmes na fé, acreditar que não estamos sozinhos. Como aconteceram, críticas incompreensões , perseguições, com Jesus também acontecercom seus seguidores. Vão perseguir pensando estar fazendo o melhor, estar prestando culto a Deus. Mas nós garantiu que enviaria o Espírito Santo que sustenta, ajuda a enfrentar os desafios que provém do anúncio de sua Palavra.
Que o Senhor nos ajude a permanecermos firmes na fé. Boa e abençoada semana. Ir Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

 

Neste sábado João 15, 18-21, Jesus nos previne que podemos ter dificuldades, sofrimentos, ser rejeitados por causa da nossa fé. Jesus nos diz que, como ele, podemos também nós ser perseguidos, caluniados e condenados. Pois “o servo não é maior que seu senhor”. Mas também nos consola dizendo como deram valor à Palavra dele, vão acolher e valorizar também a Palavra que vamos dirigimos aos outros. Jesus é o nosso amigo leal. Ele não esconde as dificuldades que podemos encontrar, mas também aponta que muitas pessoas vão acolher a palavra que anunciamos. O importante é estar sempre unidos a Jesus aprender dele, confiar na sua ajuda e na força que ele nos dá para levar em frete a nossa missão. Desejo um sábado abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta sexta feira João 15,12-17 dando continuidade ao dos dias anteriores, nos fala com clareza e simplicidade o que Jesus faz por nós. Ele nos precede em tudo. Começa nos dizendo que é para amar os outros como ele nos amou. Ele demonstrou seu amor e ser nosso amigo dando a vida por nós e, também nos revelando tudo o que ouviu do Pai. Nós responderemos à sua amizade se buscarmos acolher e viver sua Palavra. Continua dizendo, que foi ele quem tomou a iniciativa de nos escolher .Não fomos nós que escolhemos a ele. A nossa decisão de escolher e seguir Jesus é resposta de amor e adesão à ele. Jesus continua dizendo-nos que ele nos designou a sair para produzir frutos, e, que estes permaneçam, sejam duradouros. Os frutos são gestos de amor, do amor verdadeiro que vem de Jesus. Este é o caminho real para a felicidade tão desejada por nós. Abençoado dia. Ir Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

No Evangelho desta quinta-feira, João 15,9_11, Jesus nos faz um convite: “Permanecei no meu amor” e ainda diz: “para que a vossa alegria seja plena “. Alegria que vem de Deus. Permanecer em Jesus é viver os mandamentos. E os mandamentos, Jesus os resume em dois: amar a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a nós mesmo. Não dá para permanecer no amor de Deus, alimentando dentro de nós o ódio, o rancor, mágoas, ressentimentos, fofocas… Permanecer no amor de Jesus é deixar_se penetrar pelo seu Amor, viver deste amor e irradia_lo aos irmãos. Tenhamos um bom dia. Ir. Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

No Evangelho desta quarta feira, João 15, 1-8 encontramos a conhecida parábola da videira, de fácil compreensão sobretudo para quem conhece o cultivo da uva.
A semelhança da videira, também nós precisamos ser purificados para dar frutos.
O texto nos diz que é a PALAVRA, acolhida quem nos purifica. Sabemos que Jesus é a Palavra Viva do Pai. O Verbo encarnado. Permanecer nEle é condição absoluta para superarmos o perigo da esterilidade e produzirmos “muito fruto”, como afirma o texto.
E ainda, Jesus nos assegura que permanecendo unidos, seremos seus discípulos, desfrutando de SUA Paz com um Bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, João 14, 27-31 concluindo o discurso de despedida de Jesus nos traz uma impressionante afirmação capaz de transformar toda a nossa existência: a paz que buscamos ao longo de toda nossa vida, o mundo é incapaz de proporcioná-la.
Não se trata de uma paz passageira, de um bem estar momentâneo, nem tão pouco da euforia de uma conquista efêmera. Trata-se da PAZ de Cristo, conquistada para nós pelo inestimável preço da entrega de sua própria vida.
É por esta razão que só Ele pode afirmar que nosso coração não deve se turbar nem intimidar. Apenas precisamos permanecer conectados com o Senhor. Com coração ardente e pés a caminho fiéis á vocação de Filhos e irmãos.
Nesta Paz do Senhor, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

O Evangelho desta segunda-feira, Jo 14, 21_26, nos mostra que Jesus promete o Espírito Santo para quem observa seus mandamentos. Se amamos o Senhor, guardaremos a sua Palavra, o Pai também nos ama e o Espírito Santo fará morada em nós. São Paulo nos diz que somos habitação, templos do Espírito Santo. É o amor que nos une a Deus. Se somos capazes de amar é porque somos habitados pelo Espírito Santo, que é AMOR. Ele nos capacita a amar. O convite é para acolher e viver este amor, aderir Seu Projeto e assumir as consequências do mesmo. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. É o mandamento deixado por Jesus. Desejo uma semana abençoada. Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

 

O Evangelho desta sexta feira João 14,1-6, Jesus falou com seus discípulos com muita ternura. E hoje, com a mesma ternura, fala conosco: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Jesus dá esta orientação, pois os discípulos iam passar por momentos muito difíceis com a morte de Jesus. Também nós estamos passando por situações difíceis: Luto por algum familiar, parente ou amigo, dificuldades financeiras, problemas familiares e outros. Jesus nos pede para confiar nele. Para quem está de luto diz que ele foi preparar um lugar. Ele quer que estejamos todos com ele. A nós que estamos a caminho, Ele prometeu estar conosco todos os dias até o fim. Sigamos suas pegadas, pois Jesus é nosso único Caminho para a Vida plena. Vamos em frente com confiança , buscando realizar sempre o bem. Abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta-feira, João 13,16-20, situa-se depois do gesto realizado por Jesus de lavar os pés dos discípulos. Ele é o mestre, e os discípulos não podem ser mais do que Ele, nem pretender outro caminho mais fácil. Ao lavar os pés nos deixou uma grande lição; é maior quem serve a todos. “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.” Somos chamados a seguir o caminho da fraternidade, do serviço. Se fizermos isto seremos felizes. Pois a felicidade se conquista servindo por amor. Que o Senhor nos ajude a trilhar este caminho. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

 

No Evangelho desta quarta feira, João 14, 6-14, encontramos a mais abrangente das autorevelações de Jesus que se apresenta como o Caminho, a Verdade e a Vida.
Quem favoreceu esta declaração foi alguém conhecido com fama de descrente: Tomé. Aqui, no texto imediatamente anterior, Tomé se apresenta sedento em conhecer o caminho certo para seguir Jesus, questionando: “Senhor como podemos conhecer o caminho?…”
Hoje, com todas as nossas possíveis dúvidas, desapontamentos e incertezas, aproximemo-nos confiantes, também nós, do Mestre Divino e declaremos como Tomé:”Senhor, não sabemos para onde vais, para onde pretendes conduzir-me, como posso conhecer o caminho? Indica-o por favor.
E escutemos de sua boca as mesmas palavras confortadoras ditas ao apóstolo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”
Que o Senhor nos conceda esta graça e tenhamos um
Bom dia.
Ir. Maria Hetzler / Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, João 10, 22-30 dá continuidade ao tema do Bom Pastor onde Jesus se identifica com quem cuida da vida de cada ser humano conduzindo, alimentando e protegendo. Ainda, se apresenta como a Porta que permite a passagem livre e responsável de cada um. Hoje, o versículo 25 é incisivo e categórico: é pelas obras que revelamos quem somos.
Interrogado sobre sua identidade afirma claramente que são as obras as que dão testemunho de quem Ele é.
No mesmo texto, também revela a nossa identidade ou seja a nossa vocação: Escutar a sua voz e seguí-lo…
Para que? Para colaborar no projeto do Pai que é de vida para todos. Fraternidade, alegria de viver, confiança e coragem. Boa missão e bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

Hoje, segunda-feira o evangelho de João 10, 11_ 18 dá continuidade ao evangelho de ontem, onde celebramos a festa do Bom Pastor. Jesus se identifica com a imagem do pastor, muito conhecida na sua época. Ele é o Bom Pastor que ama seu rebanho, conhece, arrisca sua vida para cuidar de cada um, para proteger dos perigos . Nós podemos experimentar seus cuidados, pois Ele é o nosso Pastor. ” Dou a minha vida pelas ovelhas.” E Ele deu a sua vida por nós aceitando a morte de Cruz. Olhando para Jesus, acolhendo o seu amor podemos aprender o seu jeito de nos relacionarmos e assim sermos também nós bons pastores, boas pastoras que prezam pela vida, que cuidam da vida, que geram vida. Estamos iniciando o mês de maio, dia do trabalhador, São José Operário, que celebramos neste dia, interceda por todos os trabalhadores e que todos, todos tenham a oportunidade de ter um emprego. São José Operário, rogai por nós. Ir.Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *