Associação prepara retorno do Roteiro Vale Trentino

Associação prepara retorno do Roteiro Vale Trentino

Organização reúne 35 empreendedores com foco na atividade turística

Crédito
Fotos Michele Casali da Cruz

Criada em 2002, mas com baixo nível de operação nos últimos anos, a Associação Turística Vale Trentino encaminha retorno para explorar o potencial turístico oferecido pela região que concentra a maior produção de uvas e vinhos de Caxias do Sul. A informação foi transmitida pelo atual presidente, Rodrigo Gajardo, ao secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, que realizou visitas a alguns empreendimentos da região em sua estratégia de um dia por semana manter contatos in loco com empreendedores.

A região conta com 35 negócios voltados ao turismo, dos quais 30 já atendem visitantes com regularidade. A maioria por agendamento prévio. O roteiro reúne atrativos em Caxias do Sul e Farroupilha. Além de pousadas, vinícolas, cervejarias e restaurantes, a rota se destaca pelos parreirais, casas e igrejas centenárias.

A Pavos Brassaria, da qual Gajardo é um dos sócios, é uma das operações do roteiro. Ocupando casa centenária de 1877, que passou por restauro, o empreendimento está aberto ao público em geral nos sábados e domingos, oferecendo cervejas artesanais e gastronomia – de segunda a sexta atende eventos. A estrutura, com espaço interno e garden, passará a contar com restaurante para atendimento a la carte. Em frente ao empreendimento está localizada a Igreja de São Virgílio, fundada em 1880.

Vinícolas centenárias

 A Casa Colombo mescla uma estrutura de vinícola e hospedagem familiar. O local tem sido um dos mais frequentados pelos peregrinos que fazem o roteiro entre os santuários de Nossa Senhora do Caravaggio de Canela e Farroupilha, numa extensão superior a 200 quilômetros. Desde o início, em 2019, até o final de 2022, a pousada, que tem capacidade para 33 hóspedes, já acolheu mais de 2 mil pessoas.

À frente da operação está Antônio Colombo, bisneto dos imigrantes Angelo e Luiza, que compraram terras na região do 4º Distrito, em Farroupilha. Construída pelos avós Augusto e Helena em 1917, a casa passou por restauro recente, sem perder as características originais, inclusive de parte do mobiliário.

A vinícola existe oficialmente desde 1932. Até então, tinha mais a função de elaborar vinhos para consumo próprio. Atualmente, tem capacidade para 250 mil litros de vinhos e derivados por ano, a maioria elaborada com uvas americanas. Existem espaços internos e externos para eventos, além de produtos para venda direta aos visitantes.

Na Comunidade de São Roque, na propriedade da Vinícola Slomp, ainda vicejam fortes algumas das primeiras videiras plantadas na região pelo imigrante Antonio Slomp. Atualmente, a empresa é administrada pelos irmãos Ivan e Roque, bisnetos de Antonio, responsáveis pelos cuidados da vinícola, onde elaboram vinhos, espumantes, sucos e licores, e dos 12 hectares de parreiras. O prédio construído há 80 anos foi restaurado. A marca existe oficialmente desde 2003, quando a empresa passou a comercializar vinhos em garrafão. Anos após foi agregada a venda em garrafas.

A Casa Onzi, com sede na comunidade de Menino Deus, em Forqueta, começa a refinar seu atendimento enogastronômico. Após abertura da EnoCafeteria Terroir 29, em dezembro de 2020, que funciona sempre nos fins de semana, a empresa se prepara para colocar em funcionamento um espaço no interior da cantina para expandir as opções de entretenimento e consumo dos visitantes.

A marca Onzi foi lançada em 2004 para as linhas de vinhos finos e de mesa, sucos e espumantes. Mais recentemente, surgiu a marca Huno para vinhos de mesa para embalagens pet de 1,5 litro. A história da vinícola tem origem em 1875, com a chegada do imigrante Giácomo Onzi, que plantou as primeiras videiras, dando origem à produção artesanal de vinhos. A propriedade foi mantida pelo filho Jacintho e, posteriormente, pelos netos Ivo e Ítalo. Atualmente, são gestores os irmãos Ismael Onzi e Camila Onzi Guareschi.

Uma das mais recentes no mercado, a Vinhos Cappelletti foi fundada em 2006, quando o patriarca Pedro Antonio incentivou os filhos André, Daniel e Marcos Leonardo, a elaborar o próprio vinho com as uvas cultivadas pela família. Inicialmente, somente vinhos de mesa. A partir de 2012, agregou vinhos e espumantes finos, além de sucos. Na propriedade localizada na localidade de Santos Anjos, em Farroupilha, o visitante pode participar do piquenique sob os parreirais e do passeio de carreto agrícola, além de ter à disposição um restaurante com cardápio típico. Vinhos e derivados também podem ser adquiridos no estabelecimento.

Gastronomia

O secretário Ricardo Daneluz ainda visitou dois empreendimentos na área central de Forqueta. Na Padaria Forqueta, soube da intenção de Rodrigo Perini, atual gestor, ao lado da irmã Natália, filhos dos fundadores, de implantar um bicicletário em frente ao estabelecimento. O argumento está no grande número de ciclistas que circula pela região e que usa o estabelecimento para compras. O assunto será levado para análise dos setores competentes do Município. A Padaria Forqueta foi fundada em 1989 pelo casal Jucenara e Airton Perini com o propósito de produzir alimentos seguindo a tradição das famílias dos imigrantes.

Após três décadas atuando com fruteira, o casal Claudemir e Laudete Cappelletti resolveu investir em uma hamburgueria, que foi fundada em 2012. O cardápio atual contempla mais de 40 tipos de lanches, dentre xis, torradas e cachorros-quentes, a la minutas, baurus e sopa de agnoline. A estrutura tem capacidade para atender entre 150 e 200 clientes simultaneamente, em áreas interna e externa.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *