Fonte de Luz – O Evangelho de Jesus pelas irmãs Pastorinhas – Abril 2023

 

No Evangelho deste sábado João 6,60-69 Jesus desafiou os seus seguidores. Diante da revelação que Jesus fez a eles de dar-se a nós como comida e bebida, muitos seguidores abandonaram Jesus. Diante das palavras de Jesus que não comprernderam tiveram a oportunidade de fazer um ato fé, de confiar em Jesus e sua palavra. Mas eles preferiram abandonar Jesus. Nós também podemos viver situações que não compreendemos e o porquê aconteceram para nós. Esta situação é uma oportunidade de manifestar a nossa fé, de crescer na confiança que temos em Jesus.
Jesus desafiou os seus discípulos e lhes perguntou: ” Também vós quereis ir embora?” Pedro em nome de todos respondeu: “A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.” Que resposta sensata. Na verdade só Jesus tem palavras. Esta, seja também a nossa resposta, quando estamos diante de situações que não compreendemos. Que possamos ter Maria Mãe de Jesus e nossa como companheira de caminhada. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastor

Ouça a mensagem:

Nesta sexta-feira o Evangelista João 6,52-59 continua seu claro e forte ensinamento sobre o que nos vai oferecer: seu corpo como comida e seu sangue como bebida.
Diante da estranheza e da discussão que causaram as palavras de Jesus, Ele reafirma: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna.”
Ele está falando da Eucaristia. Sim, quem se alimenta de Jesus, de sua Palavra, e se deixa transformar pelo seu modo de viver, já começa a participar, aqui na terra, da sua vida que eterna. Quem busca viver assim, permanece em Jesus e Jesus nele. Que alegria isto nós traz. Jesus é o pão que desceu do céu para nós alimentar, para nós saciar, para tornar plena e realizada a nossa vida. Alimentemo-nos dele e, tenhamos um abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha

 

 

O Evangelho desta quinta-feira, João 6,44_51, nos mostra que Jesus e o Pai estão em sintonia. O Pai apresenta Jesus ao mundo, o Filho amado; Jesus revela o Pai. Jesus continua falando sobre o pão descido do céu, e o pão que Ele dará é a sua carne. Ele é o cordeiro de Deus que oferece a sua vida por amor, morrendo na cruz. Deixa a sua Palavra e a Eucaristia como alimento espiritual para quem o segue. Nos assegura uma vida alimentada pela sua Palavra que é amor, que é luz; a Eucaristia alimento na caminhada de fé. Ele nos conhece, sabe que somos limitados, precisamos de sua ajuda. Não nos abandona nunca, depende de nós buscá-lo. Que possamos sempre buscar o alimento que nos sustenta, acolher Jesus e a sua proposta de vida. Tenhamos assim um dia muito abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira, João 6,35-40 poderia ser introduzido muito bem pelo título: “A boa nova da radicalidade e da universalidade”. Jesus se entrega radicalmente ou totalmente na Eucaristia como Pão da VIDA. Só Ele é capaz de saciar toda nossa fome e toda nossa sede. E isto, como possibilidade para todos. Ele mesmo afirma que veio para fazer a vontade do Pai. E a vontade do Pai é esta: que todos possam encontrar o caminho da vida para que ninguém se perca. “Salvar o homem todo, em todos os aspectos e todos os homens” como insistia o Bem Aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina. Portanto, como discípulos missionários, esta é a nossa vocação batismal. Assumindo sempre mais este desafiante compromisso, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, Mc 16, 15-20 encerra a mensagem da Boa Nova do Evangelista retomando o objetivo geral de toda sua mensagem, ou seja de seu ensinamento catequético.
Jesus, o Filho Amado do Pai, assumiu nossa realidade humana buscando instaurar o Reino Messiânico que não é deste mundo. Acusado por esta proposta, assume as consequências entregando a vida por nós e vencendo a morte, permanece Ressuscitado entre nós intercedendo junto ao Pai.
Aos discípulos e a nós, envia em missão para continuar sua obra ajudando-nos e confirmando sua Palavra por meio de sinais que a acompanham.
Estejamos pois atentos a estes sinais para sermos sem temor, uma pessoa, uma comunidade e uma igreja em saída.
Gente que anuncia com alegria: O Senhor vive, nós o encontramos. Ele está no meio de nós.
Bom Dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta segunda-feira, Jo 6,22-29, dá continuidade ao tema do Pão da vida, da multiplicação dos pães. A multidão busca a Jesus e Ele as ajuda a acertar o foco de sua busca. Não basta buscar Jesus, é necessário analisar o motivo porque o buscamos. Jesus os ajuda a refletir, quer mostrar o verdadeiro sentido dos sinais que realiza. Ele é o Filho de Deus, o enviado do Pai. Esforçai-vos pelo alimento que permanece até à vida eterna. É necessário acreditar nele, o enviado do Pai. Isto serve também para nós. Se acreditarmos em Jesus, seguiremos seus ensinamentos que nos estimulam, nos mostram através de sua palavra, a sempre fazer o bem, somente o bem. Desejo uma semana muito abençoada. IR. Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho deste sábado João 6, 16-21,dando continuidade ao de ontem, nos relata como os discípulos e Jesus enfrentam as adversidades da vida. Jesus estava rezando na montanha, mas quando percebeu escuridão, o vento forte e a agitação do mar, vai ao encontro dos discípulos. Os discípulos diante da escuridão, do mar agitado, do vento forte ficam com medo. Jesus se aproxima da barca mas, eles não o reconhecem. Jesus então, lhes assegura:
“Sou Eu. Não tenham medo”. Os discípulos sem Jesus ficaram com medo. Sua presença lhes dá segurança. Jesus, no mar agitado, vento forte e escuridão está seguro e dá segurança, pois a segurança está dentro dele. Se confiarmos em Jesus podemos viver seguros no meio das incertezas que a vida nos apresenta. Jesus é nossa segurança. Abençoado sábado em companhia com Jesus e Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Hoje sexta-feira, o Evangelista João 6,1-15 relata-nos as multiplicações dos pães. O evangelista, através deste prodigioso sinal, quer evidenciar alguns aspectos para para melhor conhecermos a Jesus. Na narração de João é Jesus que toma a iniciativa de alimentar a multidão. Jesus quer saciar a dupla fome: A fome física e a fome Dele, de sua Palavra e da Eucaristia. Dizendo que estava perto da Páscoa, é um sinal que aponta para a Ceia com os discípulos, onde se dá como alimento. Ele abençoa o pão, o parte e distribui às pessoas sentada na relva. Este é outro sinal: Jesus como Bom Pastor conduz sua ovelhas para as verdes pastagens. Jesus é realmente quem sacia todas as nossas fomes. Quem se encontra e segue Jesus, com todo o seu ser, será saciado e viverá em plenitude. Abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Divulgação Sabe Caxias:

O Evangelho desta quinta feira, João 3, 31-36 dá prosseguimento ao discurso de Jesus com Nicodemos que estamos considerando desde o início desta semana.
O fio de ouro que perpassa tudo é a misericórdia Divina. Misericórdia que sempre está disponível a nos perdoar, reerguer e reconstituir, porém, jamais pode ser motivo para negligenciarmos nossos compromissos ou “deixar como está” porque Deus é bom e perdoa sempre.
Urge ACREDITAR, isto é, acolher e entrar na dinâmica do Reino para possuir a vida porque, “aquele que rejeita o FILHO”, se incapacita de ter Vida, fazendo com que a ” ira”, o ciúme zelozo de Deus permaneça sobre ele.
Para evitá-lo, caminhemos pois, na Luz. Bom dia
Ir. Maria Hetzler,Pastorinha

Divulgação Sabe Caxias:

No Evangelho desta quarta feira, em João 3, 16-21, impressiona a insistência na força vivificante do Amor misericordioso de Deus.
O Pai compassivo, enviou-nos Jesus, seu Filho amado, não para condenar, mas para salvar.
Portanto:
A pergunta do Papa, “quem sou eu para condenar” vale também para cada um de nós.
O essecial é permanecermos (ou retornarmos), sempre à fonte da vida para caminhar na luz.
Fugir da luz porque praticamos o mal, não é solução. É ilusão, abandono e morte. Lançar-nos confiante nos braços do Pai Misericordioso, como o filho pródigo do Evangelho, é vida nova, ressurreição e Paz. No empenho de caminharmos sempre na luz, tenhamos um abençoado e bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira o Evangelista João, 3,7-15, dá continuidade ao encontro de Jesus com Nicodemos que vimos ontem.
Nascer de novo, ressuscitar para uma vida nova, continua sendo o grande desafio. Nascer pela água e pelo Espírito Santo: a água sacia a nossa sede e purifica; o Espírito ilumina e santifica.
Domingo, dia da Misericórdia, já tivemos oportunidade de contemplar o discípulo convidado por Jesus a se aproximar e colocar a mão no peito aberto do Senhor de onde jorra sangue (Espírito Divino) e água.
Aproximemo-nos também nós, desta fonte de vida, Jesus Misericordioso, para revigorar nossa existencia, re-nascer nEle e suplicar: Senhor, tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro, Amém.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

 

O Evangelho desta segunda-feira, Jo 3,1-8, coloca a figura de Nicodemos que parece estar disposto a conhecer Jesus, vai ao seu encontro, mas tem certas inquietações sobre Jesus, sobre o Reino de Deus. Jesus coloca que é preciso nascer do alto. Nicodemos não compreende. Como nascer novamente? E Jesus em outras palavras, parece dizer, que nascer do alto é mudar de mentalidade. É deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. É olhar o mundo, as pessoas, a realidade com o olhar de Deus, que é um olhar de amor, que gera relações de amor. E deixar que a Sua Palavra, o seu Espírito vá transformando tudo aquilo que não contribui para que o Reino de Deus aconteça. Que possamos estar sensíveis a ação do Espírito Santo em nossa vida. Desejo uma semana abençoada.
🙏🙏🙏Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Hoje, sábado, nos encontramos com o Evangelista Marcos 16,15-20 que chegando quase ao fim do seu Evangelho, nos relata algumas aparições de Jesus Ressuscitado. O que chama a atenção é que demonstraram muita dificuldade de acreditar na ressurreição de Jesus. EJesus os repreende por causa da falta de fé e pela dureza de coração por não acreditar naqueles que o tinham visto Ressuscitado. Mas Jesus, continua confiando neles e a prova disto é que lhes fiz: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda Criatura!”. Neste texto há ensinamentos muito importantes: • Acreditar na ressurreição de Jesus; • Ter um coração agradecido porque Jesus sempre confia em nós também se temos dúvidas, também se falhamos. • Não ter medo dea anunciar o Evangelho. Desejo um abençoado sábado em companhia com Jesus e Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta sexta feira João 21,1-14,nos relata a aparição de Jesus Ressuscitado, aos discípulos que haviam voltado à suas atividades normais: pescar. Jesus os surpreende. Eles tinham trabalhado a noite toda, sem pescar nada. Jesus estava na praia e pediu se tinham algum pescado. Vendo que não tinham pediu-lhes de lançar as redes à direita. Eles o fizeram e foram surpreendidos com uma grande quantidade de peixes. O discípulo João, intuiu que só podia ser Jesus. E disse então a Pedro: “É o Senhor” E Pedro sentiu o coração se abrazar e atirou-se na àgua para chegar logo até Jesus. Jesus pediu alguns peixes para assar junto com o pão, depois, os distribuiu a eles. Pão e peixe uma clara alusão à Eucaristia. Sem Jesus os Apóstolos não pescaram nada. Com Jesus a pesca foi abundante. Que isto nós ensine. Desejo um dia abençoado com Jesus Ressuscitado. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta feira da Páscoa é de Lucas 24,35-48. Nestes dias estamos ouvindo as aparições de Jesus Ressuscitado. Nos mostra a dificuldade que os discípulos tem de crer que é o mesmo Jesus que foi crucificado. Maria Madalena pensou estar diante do jardineiro; os discípulos de Emaús que era um andarilho; o evangelho de hoje que era um fantasma. Para ajudá-los a dar um passo na fé, Jesus mostra os sinais de sua paixão e morte, deixa-se tocar e come com eles. Jesus abre o coração e a inteligência para compreenderem. Deseja a paz, a paz que eles tanto necessitavam. Como os discípulos nós também temos dúvidas, temos dificuldade de reconhecer a presença do Cristo Ressuscitado. Como os discípulos temos necessidade de paz. O Cristo Ressuscitado é a nossa PAZ. Ele nos faz o convite para sermos testemunhas de sua ressurreição. Que Ele nos ajude. Bom dia. Ir.Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira da Páscoa, Lucas 24, 13-35, nos traz o relato bastante conhecido dos discípulos de Emaús. Estes, desanimados e desapontados, se afastam da comunidade, desistem do projeto do Reino pelo qual um dia se deixaram seduzir, e com o qual sonhavam juntamente com os demais discípulos.
O problema é, que sonhavam com um reino à imagem e semelhança dos projetos humanos, em direção oposta aos projetos Divinos. Esta foi a razão do desejo de “voltar atrás, para sua Emaús” e que pode atingir também a qualquer um de nós. Jesus no entanto vai ao encontro, mesmo sem ser reconhecido e até ser confundido com um estrangeiro, um ignorante dos fatos…Perguntemo-nos pois: se também eu estou desanimado e triste, permito ao Senhor que me acompanhe e me ajude a compreender o que se passa, me aqueça o coração? E, se por graça Divina já O encontrei e fiz uma experiencia com Cristo Ressuscitado, me vejo empenhado na escuta, na partilha e no anúncio da Boa Nova aos irmãos?
ELE VIVE. Com Ele tudo assume um novo sentido.
NEle, tenhamos um Bom Dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira da Páscoa, João 20, 11-18, nos traz um dos textos mais impressionantes de ternura, afeto e compromisso entre Deus e a pessoa humana: o encontro de Maria, uma criatura, com Jesus o Ressuscitado, nosso Deus e Criador. Após o encontro tão marcante e priginal, o impressonante mandato: “não me retenhas”,…vai aos meus irmãos…
Gozar, desfrutar, da presença de Jesus é lindo, é gratificante.
Porém o Mestre Divino alerta Maria e todos nós, que ainda não chegou a hora de usufruir tranquilamente de Sua presença.
Não podemos reté-lo apenas para nós.
É preciso ir aos irmãos e anunciar a todos: Cristo vive! Ele está no meio de nós! Caminhemos enquanto é dia, à luz do SENHOR para anunciá-lo aos irmãos.
Vale a pena!!!
Bom dia a todos na vivencia abençoada da Páscoa.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta segunda-feira de Páscoa, Mt 28,8-15 nos ajuda a compreender o mistério da Ressurreição de Jesus. Não foi nada fácil para os discípulos, pois, só se compreende a partir da fé. As mulheres foram as primeiras anunciadoras da Ressurreição. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galileia até a morte de Jesus. Os discípulos fugiram. Mas elas permanecem fiéis à Jesus. Elas vão até o túmulo para lhe prestar homenagem. Mas Jesus as surpreende, vai ao seu encontro e lhes diz: não tenham medo. Quando alguém busca Jesus com sinceridade é ele que vem ao nosso encontro. Nos anima a sermos corajosos e nos envia a anunciar que Ele está vivo, e está no meio de nós. Desejo um início de semana muito abençoado. Ir.Ines Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

Sábado Santo! Dia de silêncio, de oração, de espera da Ressurreição de Jesus. Foi assim que Maria viveu este dia. Somos convidados a dedicar um tempo para estar com Maria e deixar que ela nos conte as recordações mais bonitas, mais fortes que ela viveu com Jesus. Ficar em silêncio escutando. E após a escuta, também nós, ir partilhando com Maria o que mais nos impressionou da vida de Jesus. E também qual foi a experiência mais marcante que vivenciamos com Ele. Ter uma atitude de gratidão e de louvor por tudo o que vivemos. Que o estar com Maria Mãe de Jesus fortaleça a nossa esperança e nós prepare para bem celebrar a Páscoa do Senhor. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Hoje, Sexta feira santa, celebramos a PAIXÃO e MORTE de JESUS. É um dia muito especial. Somos convidados a permanecer com Ele no silêncio do coração, pois diante de tanto amor não temos palavras suficientes para nós expressar. É louvável tomar uma cruz em nossas mãos e contemplar Jesus na cruz. E se perguntar: O que Jesus fez por mim, por nós? É ótimo também se perguntar: Em resposta a seu grande amor, o que eu fiz por Ele? Que posso ainda fazer? Amor só se paga com amor. Que possamos acompanhar Jesus com muito amor e devoção na sua entrega ao Pai. Jesus sofreu e morreu para que todos pudéssemos estar com o Pai, que nos criou e nos ama. Vivamos esta Sexta Feira com muito amor é gratidão. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta Quinta Feira Santa, início do Tríduo Pascal, Jo 13,1-15, relata a última ceia de Jesus com seus discípulos. Durante a ceia Jesus lava os pés dos discípulos. Jesus realiza concretamente o que sempre ensinou a eles: é maior àquele que serve a todos. É um gesto lindo que nos ajuda a pensar no extremo amor livre e gratuito. Lavar os pés significa humildade, uma estreita amizade entre o Mestre e os discípulos. Outro gesto importante: Pedro não aceita lavar os seus pés. A dinâmica de Jesus é encarnada na realidade e logo responde, caso não te lavar não terá parte comigo. A não compreensão de Pedro é a nossa incompreensão diária. O amor faz a gente sair de nós mesmos, de nossos próprios interesses para ir ao encontro de quem precisa, isso às vezes pode nos custar. O texto diz que Jesus lavou os pés dos discípulos, com certeza lavou também os de Judas, mesmo sabendo que iria trai-lo. Jesus nos ensina a não desistir de ninguém, a amar mesmo quando o amor não é correspondido. Celebrar a Eucaristia é nos comprometer de viver o ensinamento de Jesus. Jesus conclui dizendo: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Vamos vivenciar estes dias de coração aberto para compreender o que Deus quer nos revelar. Bom Tríduo Pascal. Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

No Evangelho de hoje, quarta feira Santa, Mt 26, 14-25 nos apresenta uma síntese do mistério da pessoa humana com suas tristes possibilidades destruidoras e forças vitalizadoras. Começa e termina com a trágica realidade do traidor que contrasta, com a infinita misericórdia do mestre.
O centro do texto, apresenta a comunidade que partilha o pão e a vida, em torno da mesa.
Quem acolhe Jesus, acolhe igualmente seus discípulos e lhes oferece espaço.
Estes, perplexos, se interrogam sobre sua fidelidade à favor da vida. Anunciada a traição cada qual interroga: “serei eu”?…
Aproximemo-nos, também nós, do Senhor e peçamos a graça da fidelidade além de nossas fragilidades para jamais trair o seu Amor.
Bom dia e intenso tríduo pascal.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho de hoje, terça feira Santa, nos apresenta em João 13, 21-38 um eloquente texto da mensagem de despedida de Jesus.
O Mestre estava comovido: intuia o que se passava no coração dos doscípulos.
Queria advertir os seus da proximidade do momento mais dramático de sua vida com a traição de um amigo. E em sequencia, a negação de outro e o abandono de todos.
Alerta, que em breve não estará mais visívelmente entre eles e que eles, “apenas mais tarde” poderíam seguí-lo, entregues à mesma sorte.
Pedro, representando um pouco a todos os discípulos, onclusive a nós, reitera com sinceridade:
“Eu darei a minha vida por ti…”
O fato é que ele ainda confiava demasiadamente em suas próprias forças, capacidades, e daí amargamente teve de se dar conta de toda a sua fragilidade.
Com Pedro, façamos também nós, nosso processo de conversão para poder afirmar com ele, humildemente: “Senhor, Tu sabes tudo. Sabes que eu te amo”…
Boa Semana Santa. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho de hoje, terça feira Santa, nos apresenta em João 13, 21-38 um eloquente texto da mensagem de despedida de Jesus.
O Mestre estava comovido: intuia o que se passava no coração dos doscípulos.
Queria advertir os seus da proximidade do momento mais dramático de sua vida com a traição de um amigo. E em sequencia, a negação de outro e o abandono de todos.
Alerta, que em breve não estará mais visívelmente entre eles e que eles, “apenas mais tarde” poderíam seguí-lo, entregues à mesma sorte.
Pedro, representando um pouco a todos os discípulos, onclusive a nós, reitera com sinceridade:
“Eu darei a minha vida por ti…”
O fato é que ele ainda confiava demasiadamente em suas próprias forças, capacidades, e daí amargamente teve de se dar conta de toda a sua fragilidade.
Com Pedro, façamos também nós, nosso processo de conversão para poder afirmar com ele, humildemente: “Senhor, Tu sabes tudo. Sabes que eu te amo”…
Boa Semana Santa. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Ouça a mensagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *