Exposição itinerante levará esculturas lúdicas a quatro comunidades da Serra Gaúcha

Projeto Voos da Alma inicia circulação por Farroupilha

Projeto Voos da Alma inicia circulação por Farroupilha – Foto Douglas Trancoso – Divulgação

As comunidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real recebem, entre março e abril, a exposição itinerante Voos da Alma, de Gio e Doug. Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. A ação é acompanhada pela Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU, veículo multicolorido equipado com mais de 200 livros infantis e juvenis.

A primeira parada do projeto será na próxima terça-feira (14/03), na Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha. Na semana seguinte (21/03), é a vez da Praça Matriz de Criúva receber o circuito. Os artistas ainda passarão por São Marcos, na Escola Estadual Maranhão (28/03) e Vale Real, encerrando a caravana na Escola Municipal Felipe Jacob Klein (03/04). Nos quatro pontos, a exposição ficará aberta das 10h às 12h e das 13h às 15h30.

“Esse projeto de circulação nasceu com o intuito de levar diferentes linguagens artísticas para comunidades que nem sempre possuem acesso à arte. São comunidades periféricas, não necessariamente por conta de vulnerabilidade social, mas pela distância física dos grandes centros. Então essa itinerância surgiu a partir da vontade de proporcionar fruição artística, algo tão importante para crianças, adolescentes e adultos”, explica Gio.

Com cores vibrantes e formas inusitadas, as esculturas do projeto Voos da Alma representam personagens que, à sua maneira, ensinam a importância de aprender a voar por meio dos sonhos e da imaginação. Trata-se de um universo lúdico criado pela dupla ainda em 2015, com exposição homônima realizada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. No verão seguinte, a mostra deu origem ao livro “Voos da Alma” (Elos do Conto, 64 páginas), onde os mesmos personagens ganharam a companhia de poemas-histórias.

Durante as seis horas em que a exposição permanece em cada comunidade, Gio e Doug promovem a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário. Também ficam disponíveis para leitura as mais de 200 obras que compõem o acervo da Kombi Biblioteca, com mediação de Gabriel Zeni de Oliveira. Haverá ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo em sala de aula.

Na tenda de esculturas-personagens, o público poderá encontrar Seu Lento, um caramujo inventor que fez uma máquina para voar; a elefoa azul Prana, que conseguiu libertar-se do circo para flutuar mundo afora, assim como um balão; os Ancestrais, inspirados na cultura dos povos originários; Seu Hélio e o Baiacu, entre outros. Cada história preenche uma camada de reflexão que pode ser apreciada por todas as idades, explorando a pluralidade de temáticas de cada obra.

“A minha história preferida é ‘O Pelotão Esquecido’’ São três personagens, já idosos, que juntaram as peças da vida para construir um avião de sucata. Eles sonhavam em voar, mas desertaram da aeronáutica quando viram o horror da guerra. Por isso o avião de sucata lança bombas apenas de amor. Essa história é baseada na vontade que eu tinha, quando criança, de ser piloto”, conta Doug.

Promovido pelo Instituto Cultural TARU e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto Voos da Alma – Exposição Itinerante conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Divulgação Sabe Caxias:

Programação

:: 14/03: Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha

:: 21/03: Praça Matriz de Criúva

:: 28/03: Escola Estadual Maranhão, em São Marcos

:: 03/04: Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real

Ficha técnica

:: Projeto: Voos da Alma – Exposição Itinerante

:: Artistas e mediadores da exposição: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso

:: Produção cultural e mediação da Kombi biblioteca: Gabriel Zeni de Oliveira

:: Fotos e vídeos: Cassiane Boff

:: Contabilidade: Soraia Giordani de Almeida

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Realização: Gio e Doug Artes

:: Promoção: Instituto Cultural TARU

:: Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Sobre Gio e Doug

Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso lideram, desde 2009, a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. A dupla conta histórias por meio da música e da ilustração. Gio e Doug utilizam como suporte eco escultura, pintura mural, ilustração, fotografia e videoarte. Também ministram oficinas, vivências lúdicas e cursos de arte, criatividade e natureza para professores, crianças, jovens e adultos. São autores dos livros “Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples” (Paulus Social, 2012), “Voos da Alma” (Elos do Conto, 2015) e “Lova” (Liddo Editora, 2016), além de assinarem a ilustração de outras 16 obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *