Fonte de Luz – O Evangelho de Jesus pelas irmãs Pastorinhas

 

O Evangelho desta sexta feira Jo 10, 31-42, nos relata os confrontos que Jesus precisou enfrentar com os judeus. Queriam
apedreja-lo. Jesus, com muita sabedoria, faz o possível para que compreendam, mas eles
continuaram fechados. Podemos também nós encontrar resistências em aderir a Jesus, diante de tantas situações que vivemos e não compreendemos. Este é um convite a crescer na fé, a confiar em Jesus. O texto de hoje termina dizendo, que Jesus foi pregar num lugar retirado, e muita gente o procurou e acreditou nele. Possamos nos também procurar Jesus, estar com ele, e, confiar a nossa vida em suas mãos e ter assim um dia abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta feira, João 8,51_59, nos mostra que a origem e o destino de Jesus foram motivos de controvérsia com os judeus. Eles não compreendiam Jesus, a sua proposta, porque estavam presos na lei. Estavam de coração fechado à novidade que Jesus veio trazer. E no diálogo, Jesus vai revelando a sua identidade divina. ” Quem me glorifica é o meu Pai… eu o conheço e guardo a sua Palavra”. Jesus afirma que a sua Palavra é vida, e dá a vida a quem O acolhe. Será que estou de coração aberto para acolher e viver a sua Palavra? Que possamos viver com intensidade esses dias que ainda nos restam da quaresma. Tenhamos um dia abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira, Jo 8, 31-42 é uma continuação direta do discurso de Jesus de ontem, e apresenta-o falando com “aqueles que nEle tinham acreditado”.
Tres são as palavras chaves que aí podemos destacar: permanecer, conhecer e liberdade.
Permanecer na Palavra de Deus, no seu amor.
Conhecer a Verdade e reconhecê-la diante dos irmãos, sem dar para trás.
Liberdade, como fruto do permanecer e do conhecer.
O pecado, o desamor, o fechamento diante de Deus e dos irmãos, escraviza.
A Verdade, a abertura e a acolhida da vida liberta.
É verdade que tudo isso passa pela cruz. Mas é a cruz redentora e vitoriosa de Cristo que nos torna filhos e irmãos no nosso Pai comum. Pensemos nisto.
Bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O evangelho desta terça feira, Jo 8,21-30 atesta no último versículo: “Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele”. Vale a pena perguntar-nos então: como Jesus falava, qual a maneira de apresentar-se que convencia a muitos da autenticidade de sua mensagem a tal ponto de não apenas apreciar suas palavras mas, acteditar NELE, ou seja jogar sua vida neste projeto. Jesus a caminho de Jerusalém, já próximo à sua paixão e morte, continua falando de sua relação com o Pai e da missão que este lhe confiou. Empenhado em “trabalhar sempre” como o Pai. Trabalhar para convencer-nos de nossa filiação divina, única razão absoluta do nosso ser e existir. E como filhos, necessariamente irmãos. A caminho da Páscoa, perguntemo-nos: como está minha relação com o PAI NOSSO? E consequentemente com meus irmãos? E tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta segunda-feira Jo 8,1-11 é muito significativo. O evangelista João diz que Jesus de madrugada, voltou ao Templo e, muitas pessoas se aproximaram dele. Os mestres da lei e os fariseus acusam uma mulher de adultério, e perguntam a Jesus se ela deve ser apedrejada, conforme a lei indicava. Diziam isso para provocar Jesus, para ter motivo para o acusar. Jesus não reaje, não condena, escreve no chão, ajuda a tomar consciência de seus pecados. Eles insistem. Jesus se levanta e diz: “Quem dentre vós não tiver pecado atire a primeira pedra”. Todos largaram suas pedras e saíram. Jesus ficou só com a mulher e lhe disse :”Ninguém te condenou?” Ela respondeu: ” Ninguém Senhor” “Eu também não te condeno, podes ir, e de agora em diante, não peques mais”. Jesus não a condenou, manifestou a sua misericórdia. O amor que Jesus demonstrou com certeza deu forças para ela mudar de vida. Que possamos aprender de Jesus a não condenar, julgar, mas agir com misericórdia. Desejo que esta última semana da Quaresma seja vivida intensamente, nos preparando para a semana Santa. 🙏🙏🙏Ir. Inês Postal.

Ouça a mensagem:

Neste sábado, 25 de março, celebramos a SOLENIDADE da Anunciação do Senhor. O Evangelho de Lucas 1,26-38, nos relata que Maria foi surpreendida por Deus, através do arcanjo São Gabriel, que a solicitou para colaborar para a vinda do Senhor em nosso Planeta Terra. “Eis que conceberas e darás à luz um filho.” Maria pede ao anjo:”Como vai acontecer isso, pois não conheço homem algum. O anjo lhe revela o grande mistério. “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Nada é impossível a Deus. Também Isabel, tua parenta, engravidou e já está no sexto mês. Maria com toda confiança deu sua resposta: ” Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em em mim segundo a tua palavra” . Que Maria nos ensine e nos ajude a dar o nosso sim cada dia. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta feira, Jo 5, 31-47, Jesus nos faz compreender a importância do testemunho de vida. A coerência de vida entre o que acredito e vivo. O meu viver no dia a dia, as obras que realizo são importantes, pois elas testemunham quem nós somos. Se fazemos obras boas estas só podem vir de Deus, do contato com Ele. E portanto, manifestamos que acreditamos em Jesus, na força da sua Palavra que vai transformando a nossa vida e a realidade onde vivemos. Se o nosso viver testemunha o mal: discórdias, intrigas, fofocas, negativismo… que só prejudicam a minha vida e a dos outros, da comunidade, da família, isto sabemos que não vem de Deus, e sim do maligno. O Tempo da Quaresma é esse tempo para revermos nossa vida, e buscarmos sempre fazer o bem, contando sempre com a graça de Deus. Que possamos sempre multiplicar o bem. Desejo um dia muito abençoado 🙏Ir.Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira, Jo 5, 17-30 nos apresenta Jesus insistindo sobre o tema da filiação divina e de sua relação íntima com o Pai. Mesmo intensificando com isso a oposição dos Judeus, não se retrata e mais, afirma: “O que o Pai faz, o Filho faz também”.
Diante da riqueza desta Palavra, que é importante retomar pessoalmente, aqui apenas vamos considerar um aspecto: a qualidade de nossa relação com o Pai.
Temos a coragem de confessar-nos ou seja, reconhecer-nos como filhos de Deus também quando isto nos pode acarretar alguma perseguição ou rejeição?
Como está a minha coragem em manifestar, sobretudo pelo testemunho, que sou também eu, filho/a amado/a do Pai?
É tempo de quaresma. Tempo favorável para pedir esta graça e tenhamos certeza que nossa felicidade será mais autentica e nossa paz mais duradoura, também em meio ás tempestades desta vida.
Bom exercício e um bom dia!
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta terça feira, Jo 5, 1-16, nos apresenta uma provocação essencial que facilmente passa despercebida: “Queres ser curado?”
O contexto, um paralítico à beira da piscina há muitos anos, pode ser bem diferente da nossa realidade, porém, o mesmo questionamento, Jesus dirige hoje, a cada um de nós. Queres ser curado?
Em vez de responder, prefererimos nos desculpar por estar na situação que estamos e ainda, acusar os outros: “ninguém me ajuda, cada um pensa só em si, é sempre assim, todos me ignoram, se esqueceram de mim”… etc. etc.
No entanto, Jesus conhecia (e conhece) a realidade e não foi sobre isso, sobre a atitude dos outros que ELE pediu uma tomada de conscencia.
Foi sim, sobre o desejo real, a disponibilidade de “deixar-se curar, assumindo as consequencias desta decisão: “tomar seu fardo (o leito que deixa acomodado) e caminhar.
Aproximando-nos da Páscoa, busquemos pois, descobrir a presença do Senhor que, com determinação e ternura me interroga sobre a qualidade do desejo real de “sair dessa”. Carregar nosso fardo sem culpar os outros, e caminhar.
Com certeza, seguindo os passos do Mestre, nossa vida terá mais sabor e teremos um Bom Dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta segunda-feira, quarta semana da Quaresma, Jo 4,43-54, mostra a fé de um homem que foi crescendo, amadurecendo no diálogo com Jesus. Ele suplica a vida do filho que está a beira da morte. Mas ele procura Jesus baseado na fama, porque ouviu falar do que Jesus fazia. Jesus censura a busca por causa dos prodígios. “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. Mas o homem insistia: “Senhor, desce antes que meu filho morra!”. E Jesus testou a fé dele: “Podes ir, teu filho está vivo”. Ele foi, acreditou, não exiginndo a presença de Jesus. E o filho ficou curado. O convite é acreditar em Jesus, na sua Palavra, mesmo quando tudo parece impossível. Eu creio Senhor, mas aumenta a minha fé. Que esta seja uma prece cotidiana. Boa continuidade do caminho quaresmal. Abençoada semana. IR. Inês Postal Pastorinha

Ouça a mensagem:

Neste sábado celebramos a festa de S. José. S. José foi escolhido por Deus para ser o esposo da Virgem Maria, Mãe de Deus, chefe da família de Nazaré para que guardasse como pai, o Filho único de Deus Pai que nasceu por obra do Espírito Santo. José homem justo e prudente, humilde e trabalhador. Foi fiel cumpridor da vontade de Deus e, embora não compreendesse tudo, ele confiou em Deus e aceitou Sua vontade. Ele teve todos os cuidados com Maria e com Jesus, os defendeu dos perigos e sempre providenciou o necessário. Ele é o patrono universal da Igreja, modelo dos trabalhadores, padroeiro das famílias protetor da Boa morte. Por ser um homem justo, honesto, humilde, prudente, trabalhador, todos podemos nos inspirar nele. Que São José nos proteja em todas as nossas necessidades. Desejo um sábado muito abençoado. Ir. Albina Bosio, Pastorinha

Ouça a mensagem:

 

O Evangelho desta sexta feira Mc 12,28-34, é o coração da palavra de Deus.
Um mestre da Lei, bem intencionado, procura Jesus para ter clareza sobre o que era mais importante, entre as muitas leis e mandamentos. Jesus lhe responde que o mais importante é amar a Deus. E acrescenta : De todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças e ao próximo como a si mesmo. O Mestre da Lei ficou satisfeito e disse a Jesus que tinha respondido bem e acrescentou que viver assim, é mais importante que todos os holocaustos e sacrifícios. Em resposta, o mestre da Lei pode escutar: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Ficou bem claro que todo o gesto, em favor dos outros, realizado com amor é muito agradável a Deus. Exercitar- se nisso é a melhor prepação para celebrar a Páscoa do Senhor. Desejo uma abençoada sexta-feira. Ir. Albina Bosio, Pastorinha

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quinta feira, Lc 11,14-23 nos mostra que Jesus passou fazendo o bem, curando os doentes e expulsando o mal. Mas alguns querendo desacreditar Jesus diante do povo que ficava admirado por suas palavras e suas curas, começaram a dizer que Jesus expulsava os demônios por Belzebu, o príncipe dos demônios. Jesus desmascara os acusadores. Ele lhes diz: ” “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.” Com Jesus o Reino de Deus começa a acontecer no meio de nós. Jesus continua expulsando o mal e nós podemos colaborar com Ele. Primeiro cuidando para não nos deixar levar pela tentação, alimentar a nossa fé, buscar somente o bem, não desanimar diante das dificuldades,etc . Que Maria nos ajude. Desejo um abençoado dia.

Ouça a mensagem:

O Evangelho desta quarta feira, Mt. 5, 17-19 é bastante claro. Jesus não veio para abolir nada, mas para aperfeiçoar. Todos temos experiência do quanto somos frágeis e infligimos  a lei. O maior perigo no entanto, é perverter a lei e chamar o mal de bem querendo nos justificar e ensinando aos outros com nosso testemunho ou com palavras a fazer o mesmo.
Pensemos nas maneiras mais recorrentes desta atitude de “justificativa” tão comum hoje, onde frequentemente ouvimos: “todo mundo faz”, “que mal tem? ” ,” não acontece nada “, “não queira ser diferente” etc….
É tempo de quaresma. Tempo de reconhecer o mal que nos habita e dar-lhe o nome certo, identificando-o como negação da vida e do amor. Só assim nos capacitaremos a nos deixar reconciliar com o Pai e provar a alegria, a PAZ, de uma vida nova, com amor  e em Cristo.
NEle, bom dia rumo à Páscoa do Senhor.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Ouça a mensagem:

No itinerário rumo à Páscoa, o Evangelho desta terça feira, Mt. 18, 21-35, coloca em evidencia uma questão vital tanto na vida dos discípulos como na nossa: a qualidade do perdão.
Perdão oferecido, como perdão recebido ou acolhido.
Pedro, percebendo a importancia do perdão, pergunta e Jesus em resposta apresenta um exemplo para facilitar nossa identificação.
Com o devedor, toda a família, o grupo de pertença, está comprometido e precisa se empenhar a saldar o débito. Sobretudo, quando perdoado, precisa ajudar ao devedor a ser misericordioso também.
Diariamente rezamos: Pai, perdoai-nos como nós perdoamos. Para capacitar-nos a isto, precisamos ter conscência do quanto e do como fomos perdoados.
Peçamos esta graça e tenhamos um bom dia.  Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O evangelho desta segunda feira, Lc 4,24-30, está no início da atividade pública de Jesus. Muitos se encantavam com suas palavras, acreditavam, outros queriam eliminá-lo. Jesus encontra resistência também entre os seus conterrâneos. Eles esperavam um messias guerreiro, forte, valente; não acreditavam na força transformadora e libertadora dos pequenos. Jesus era um deles. Suas palavras e seu jeito de ser provoca divisões. Isto porque sua proposta exige decisão, mudança de mentalidade, perseverança. Exige segui-lo e deixar que sua Palavra oriente nossa vida, nossas decisões, nossas relações que devem estar pautadas pelo amor. Que o Senhor nos dê a graça de acolher e viver a sua proposta. Desejo uma semana abençoada e comprometida no caminho quaresmal. Abençoada semana. Ir. INÊS POSTAL PASTORINHA.

No Evangelho deste sábado, Lc 15 1-3.11-32, através da parábola, Jesus nos desvela o rosto misericordioso do Pai. O Filho mais novo pede ao pai a herança e, parte para longe gasta tudo, na diversão, numa vida desenfreada, mas não por muito tempo. Com fome, maltrapilho, vai cuidar de porcos. No mais profundo de sua miséria se recorda da casa e do pai e decide voltar. O pai nunca esqueceu do filho e, ainda longe vai ao encontro do filho, o abraça o acolhe faz festa. Devolve- lhe a dignidade tanto na família quanto na sociedade. O pai organiza uma festa com música e dança por que recuperou o filho com vida. É assim o nosso Deus. Está sempre esperando a volta dos filhos afastados. Este é o nosso Deus Pai. Desejo um sábado abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O texto desta sexta-feira Mt 21,33-43.45-46, Jesus denuncia os sumos sacerdotes e os fariseus a partir de uma parábola, pois queriam eliminar Jesus para poderem conduzir o povo a sua maneira. Na parábola, Jesus mostra com fez tudo com carinho. Ajeitou tudo para pudessem dar bons frutos. Mas eles não aceitaram o ensinamento de Jesus. Jesus veio em nome do Pai, mas eles sempre buscavam uma forma para condenar a Jesus. Com este ensinamento somos chamados a escutar e seguir a palavra de Jesus; valorizar todo o cuidado que teve e que tem para conosco; a dar importância e fazer àquilo que ele nos solicita; como também, a respeitar as pessoas que nos ajudam a viver no seguimento a Jesus. Desejo uma abençoada sexta-feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O evangelho de hoje, quinta feira, Lucas 16,19_31, apresenta a parábola do pobre Lázaro e do homem rico. O rico preso aos seus bens materiais tornou-se insensível, egoísta, cego e surdo às necessidades de seus semelhantes. Lázaro um homem pobre materialmente, mas um homem de fé, que apesar do sofrimento, jamais perdeu a esperança em Deus. Os dois morreram: o pobre Lázaro vai para junto de Abraão, o rico vai para um lugar de tormento. Na eternidade, diz a parábola, há um grande abismo entre eles, criado ao longo da vida, pela maneira de viver. É nesta vida que decidimos o nosso destino eterno. É um convite a examinarmos como estou vivendo, sempre é tempo de recomeçar, de nós dar conta do que nos afasta de Deus, dos irmãos, e com humildade e confiança na misericórdia de Deus nos voltarmos para Ele. Vamos aproveitar cada momento de nossa vida para o bem, para que o Reino de Deus possa ir acontecendo. Que esta caminhada quaresmal nos ajude a firmarmos esse compromisso. Tenhamos um dia abençoado. 🙏Ir. Inês Postal Pastorinha

 

O Evangelho desta quarta feira, Mt. 20, 17-28 nos apresenta Jesus que segue caminhndo rumo à Jerusalém e dando continuidade à catequese a seus primeioros discípulos pensando igualmente em cada um de nós. Dando-se conta mais uma vez da dificuldade que temos de entender a sua mensagem de libertação e vida, conclue o seu discurso com uma clareza tal que é impossível permanecerem dúvidas. Em Seu Reino, a proposta é inequívoca: se Ele o Mestre, veio para servir e não para ser servido, todo discípulo necessáriamente deve seguir estes seus passos e entrar nesta mesma dinâmica.
Perguntemo-nos pois, nesta Campanha da Fraternidade, nesta quaresma, a quem o IrmSenhor pede que eu sirva?
Lenbrando-nos de que TUDO o que fizermos ao menor, é a Ele que fazemos, desejo um bom dia a todos.Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Do Evangelho desta terça feira, Mt
23, 1-12, toca o coração a repetida alerta de Jesus: não nos considerar mestres porque todos somos irmãos e não pretender de ser considerado guias porque somente Ele, Cristo, é nosso guia.
Em tempos de sinodalidade, de conversão para uma escuta mais profunda, além das palavras ditas, ou melhor, uma escuta do coração, este texto é uma graça quaresmal que está ao alcance de cada um de nós.
Que o convite do Senhor a colcar-nos a serviço da vida nesta Campanha da Fraternidade, nos permita desde já escutar a SUA voz que nos diz: “obrigado” foi a Mim que o fizeste. E assim teremos um abençoado e Bom dia.
Ir. Maria Hetzler
Pastorinha

No Evangelho desta segunda-feira, Lc 6,36-38, Jesus está orientando seus discípulos e dá como modelo o Pai. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. O convite e para acolhermos o amor do Pai é vivermos este amor com os irmãos. Acrescentou a necessidade de não julgar, não condenar, perdoar, ser generoso… É um exercício para a vida inteira, pois requer uma mudança de mentalidade. A medida que crescemos e nos fortalecemos na vivência dessas virtudes, o Pai vem ao nosso encontro, pois, com a mesma medida que usamos aos outros, será usada para nós. A quaresma é esse tempo propício para nós comprometer cada vez mais no caminho de seguimento de Jesus. Boa semana, que seja muito abençoada.🙏🙏🙏 Ir. INÊS POSTAL PASTORINHA

O Evangelho deste sábado Mt 5,43-48, dando continuidade ao de ontem, Jesus convida a dar um passo gigantesco. Ele pede-nos de amar não só aqueles que são nossos amigos e que nos tratam bem, e sim, de amar também os inimigos e de rezar por aqueles que nos perseguem. Só assim seremos como Deus Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons. Aos seus seguidores ele pede de fazer a diferença entre as demais pessoas. Se amarmos só aos amigos, não fazemos nada de especial. Todos fazem isso. Podemos pensar que é difícil. Na verdade não é fácil, mas sempre podemos contar com a ajuda de Jesus, de Maria e de todos os Santos. Podemos iniciar rezando por essas pessoas, fazendo pequenos gestos de aproximação. Desejo um abençoado sábado em companhia de Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha

 

O texto desta sexta-feira Mt 5,20-26, Jesus nos faz compreender que para fazer parte do seu Reino é preciso ir além do que era praticado antes da vinda de Jesus. Jesus veio esclarecer que não é suficiente não matar fisicamente. Precisamos respeitar as pessoas, não ofender com palavras, com gestos. Se tivermos rixas com alguém, é importante dialogar. Com o diálogo podemos resolver muitas questões. Jesus dá grande importância à reconciliação. Ele diz que se estivermos diante do altar para apresentar uma oferenda, e nos recordamos que uma pessoa tem algo contra nós, é para ir antes reconviliar-se e, só depois apresentar a oferenda. Jesus mostra com clareza que ele aprecia pessoas que buscam reconciliar-se. Quaresma é tempo de reconciliação. Desejo um dia abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Divulgação Sabe Caxias:

O Evangelho deste sábado Mt 5,43-48, dando continuidade ao de ontem, Jesus convida a dar um passo gigantesco. Ele pede-nos de amar não só aqueles que são nossos amigos e que nos tratam bem, e sim, de amar também os inimigos e de rezar por aqueles que nos perseguem. Só assim seremos como Deus Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons. Aos seus seguidores ele pede de fazer a diferença entre as demais pessoas. Se amarmos só aos amigos, não fazemos nada de especial. Todos fazem isso. Podemos pensar que é difícil. Na verdade não é fácil, mas sempre podemos contar com a ajuda de Jesus, de Maria e de todos os Santos. Podemos iniciar rezando por essas pessoas, fazendo pequenos gestos de aproximação. Desejo um abençoado sábado em companhia de Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *