Artigo | Dia Mundial da Justiça Social – 20.02 //  Fernanda Pimentel Delegada da ESA/RS

Créditos de imagem Divulgação OAB – Subseção de Caxias do Sul

Em novembro de 2007, a ONU trouxe para a pauta um tema delicado: Justiça Social. Na época a preocupação estava na desigualdade, discriminação e pobreza de imensa parte da população mundial. Como forma de fomento para reflexões e mudanças destes problemas, em Assembleia Geral das Nações Unidas, foi estabelecido o dia 20 de fevereiro, como marco anual para comemorar o Dia Mundial da Justiça Social.

Confesso a dúvida em utilizar o verbo comemorar em um primeiro momento, visto que ao observarmos nosso entorno, ao longo dos anos, seguimos imersos no mesmo panorama que motivou a declaração da data há 16 anos atrás. Mas, por outro lado, ao repensar um pouco mais profundamente sobre o tema e objetivo da Comunidade Internacional, sim encontro motivações positivas para a data.

Não me atrevo conceituar Justiça Social, afinal filósofos e doutrinadores renomados não foram capazes de elaboração de um conceito unânime, mas me valho de alguns ensinamentos que instigam o pensar sobre o Dia Mundial da Justiça Social!

O filósofo John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, cita que a sociedade pode ser motivada através da identidade de interesses. Ou seja, segundo o autor, unindo esforços é possível chegar mais longe, com investimento de menos recursos. Justamente na identidade de interesses está minha primeira justificativa para ver na data um bom propósito: ela instiga que pensemos sobre como chegar mais longe através da cooperação.

E não apenas observando a sociedade em geral, mas também ao direcionar o olhar para a nossa classe: a advocacia está em tempos de mudanças e atuar de forma colaborativa é uma métrica que pode auxiliar no labor diário! Podemos chegar mais longe identificando nossos complementos, fazendo trocas produtivas e trabalhando de modo ético.

Aliás, Rawls ao tratar da Justiça Social também ensina que uma sociedade bem ordenada é aquela que serve como palco para a boa convivência dos diferentes! E aí, encontro outro ponto que torna o dia importante para a advocacia, já que vai de encontro com a matéria prima para quem é comprometido com o ofício de advogar. Afinal, quem ama o ofício do advogar vive em constante busca para que seu cliente tenha acesso aos seus direitos!

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *