Foco no consumidor foi o principal tema da NRF 2023

Através de iniciativa do Sebrae RS, empresários gaúchos observaram de perto esta e outras tendências do setor varejista para este ano

Soluções individualizadas, atenção à comunidade local e humanização de tecnologias foram as principais tendências observadas pela comitiva gaúcha de empresários gaúchos que, através do Sebrae RS, estiveram presentes na Retail’s Big Show 2023 – maior evento de varejo do mundo, nos Estados Unidos. O evento organizado pela National Retail Federation (NRF) – entidade do setor varejista norte-americano – apresentou as principais tendências do mercado em 2023, através de painéis, palestras e workshops durante os dias 15, 16 e 17 de janeiro.

Fazendo um balanço da feira, o especialista em varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, afirma que esta edição da NRF foi um pouco diferente das últimas. “Essa NRF foi mais voltada para o varejo ‘raíz’, que atende muito bem, que resolve problemas e serve as pessoas, fazendo com que os consumidores tenham um momento melhor do seu dia a partir do contato com a loja física. Foi um evento que falou de tecnologia, mas colocou as novas funções das lojas físicas no centro do debate, abrangendo mais um retorno do básico bem feito do que um debate sobre tecnologias complexas”, destaca.

Logo no primeiro dia de evento, um dos pontos trazidos pelos especialistas é a importância de uma personalização cada vez mais aprofundada dos produtos e serviços entregues pelas empresas. Conforme visto no evento, os negócios que se dedicarem a ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas terão mais chances de prosperidade nos próximos anos. Outra tendência analisada está na forma como os valores de cada empresa são transmitidos para o seu público para ter um maior engajamento de clientes a partir da colaboração entre marcas e criadores de conteúdo. Conforme visto, um dos pontos de atenção dos empresários deve ser a transmissão de tais valores de maneira genuína, autêntica e que se relacione com a vida real dos consumidores.

Embora o evento esteja tratando sobre o futuro do varejo, o presente também é de suma importância e um dos debates da Retail’s Big Show foi sobre o que o setor deve fazer desde já. De acordo com o especialista em varejo do Sebrae RS a atual edição da NRF abordou fortemente a atuação do setor no que diz respeito à comunidade, apresentando diversos conteúdos sobre a importância do entendimento sobre as características, os valores e a cultura local. Segundo ele, conforme foi visto na feira, a loja física assume um novo papel dentro deste contexto. “Com a questão da pandemia, o consumidor ficou ainda mais complexo. As lojas físicas são cada vez menos um espaço de consumo e sim um local para resolução de problemas, retirada de produtos e, até mesmo, um espaço para o entretenimento da comunidade. Então, entender esses novos movimentos certamente será extremamente importante para o melhor desenvolvimento do negócio”, comenta Zortéa.

O terceiro e último dia de evento destacou também a importância da atração de consumidores para a loja física, mas de uma maneira diferente: através de produtos reutilizáveis. Segundo os especialistas presentes na NRF, a população tem estado cada vez mais atenta às questões relacionadas à sustentabilidade. Em conjunto disso, a atual instabilidade econômica também auxilia nesse movimento, tendo em vista que tais produtos têm um valor financeiro menor que o de produtos novos, independente do segmento.

Sobre o programa de imersão internacional

A comitiva organizada pelo Sebrae RS em parceria com a Fecomércio-RS, CDL e Sindilojas Porto Alegre, reuniu 36 integrantes, sendo 10 empreendedores que foram selecionados e receberam apoio financeiro do Sebrae RS, além de empresários e lideranças das organizações parceiras. Além da participação na NRF, os empresários irão participar de visitas técnicas em lojas de destaque em Nova York, workshops exclusivos e atividades de acompanhamento para implementação de ações e evolução dos seus negócios.

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