Fonte de Luz / Mensagens de Fé e Esperança das Irmãs Pastorinhas

No evangelho desta quinta feira, Mt 7,7-12, Jesus nos convida a uma atitude de humildade e confiança: pedi, buscai, batei. E para nos fazer compreender a importância de pedir, Ele diz: ” Se vós, sendo maus, sabei dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais dará vosso Pai do Céu coisas boas aos que lhe pedirem…” Pedir é reconhecer que temos necessidade, e nos prepara para receber. Deus tem muitas coisas para nós dar. Jesus nos apresenta também um critério fundamental de autenticidade da oração. “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles”. Isto é bem prático e é bom ter presente em nosso agir, isto pode nos ajudar muito. Desejo um abençoado dia e boa continuidade no caminho quaresmal. Ir. Inês Postal Pastorinha.

O Evangelho desta primeira terça feira da quaresma, Mt. 6,7-15, nos apresenta Jesus ensinando a seus discípulos a rezar. Deixa claro que o esseciial é a confiança filial e incondicional como uma atitude do coração.
Os pedidos do Pai Nosso são como que uma síntese de toda Biblia. É a versão em positivo dos mandamentos e de toda lei.
Ao permitirmos que o Pai entre realmente no nosso coração e na nossa vida, ao entregar toda nossa vida em Suas mãos, a oração do Pai Nosso transformará gradualmente nossa existencia. Acolher o Pai, significa acolher seu Reino, disponíveis à seus designios de partilha, fraternidade, perdão e coragem para recomeçar sempre.
Com este espírito rezemos/contemplemos esta oração e tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler
Pastorinha

 

O Evangelho desta segunda-feira, Mt 25,31-46, nos apresenta o juízo final de forma dramática. Trata-se de atitudes bem concretas de amor ao próximo. A campanha da fraternidade deste ano é este convite forte para sermos solidários com os irmãos mais necessitados. Fraternidade e fome. “Daí vós mesmos de comer!” Dar de comer a quem tem fome, visitar os doentes, os presos, dar abrigo aos sem teto, acolher os abandonados … Jesus está presente neles.
Quem pratica o amor será recebido pelo Pai. Vão escutar as palavras condoladoras de Jesus: Vinde, benditos do meu Pai! Recebei o prêmio preparado para vós, pois, tudo o que fizeste aos necessitados, foi a mim que o fizeste. Que possamos aproveitar bem este tempo da Quaresma, tempo oportuno para nos exercitarmos na solidariedade, na partilha, na compaixão, no cuidado com a vida. Desejo uma semana abençoada. Ir.Inês Postal Pastorinha

 

O texto evangélico deste sábado Lc 5,27-32, nos faz compreender que Jesus foi enviado para salvar a todos, sem discriminação. Ele convida um cobrador de impostos, Levi, para ser seu discípulos, que era mal visto pelos judeus. Levi prontamente aceita o convite, deixa a coletoria e o segue. E para celebrar o chamado oferece um grande banquete e convida Jesus e os discípulos e, muitos cobradores de impostos e pecadores também participaram. Os fariseus e mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos: por que comeis com os cobradores e pecadores? Jesus ouviu e falou claramente que quem precisa de médico são os doentes e não os que se consideram sadios. E disse ainda, que ele não veio para chamar os justos. mas sim os pecadores para a conversão. Todos somos pecadores e portanto, necessitados da misericórdia de Deus. Ir. Albina Bosio Pastorinha

 

O Evangelho desta sexta feira Mt 9 14-15, nos dá a possibilidade de refletir sobre o jejum. Jesus fez entender que depois de sua
ida ao Pai os discípulos haveriam de jejuar. Qual é o sentido do jejum? °É ser solidário com quem faz jejum forçado, por não ter alimento necessário. ° Repartir com quem não tem. ° E dizer a Jesus que o alimento forte verdadeiro, que sacia todas as dimensões da vida é Ele. E certamente há outros mais. O jejum pode ser também: Abster-se de falar mal dos outros, de julgar os outros, de pensar mal. Pode ser o jejum de evitar de queixar-se, de ver e falar só o negativo…e, certamente cada um/a pode fazer muitos outros jejuns. O importante é exercitar-se em algum aspecto. Desejo uma abençoada sexta feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Hoje quinta feira, estamos iniciando a quaresma, tempo de intensificarmos o caminho de conversão. O evangelho de Lc 9,22-25, nos apresenta Jesus que adverte seus seguidores sobre a renúncia de si mesmo, assumindo a cruz no dia a dia. Ele nos faz um apelo para um caminho de fé, de transformação interior. Se queremos ser fiel ao seu seguimento, com certeza vamos enfrentar situações conflitivas, frustrações, incompreensões, mas assumidas com Ele, teremos forças de supera-las. Que o Senhor nos ajude a viver com intensidade este tempo privilegiado que a Igreja nos oferece. Boa caminhada quaresmal. Ir. Inês Postal Pastorinha.

 

O Evangelho de hoje, quarta feira de cinzas abre o tempo da quaresma. Mt. 6,1-6.16-18 nos apresenta Jesus que dá uma série de dicas de bem viver a seus discípulos.
Deicha claro que o imortante para Deus é a intenção do coração e jamais as aparências. Os atos bons que praticamos, para ser vistos e apreciados, perdem todo o seu valor porque o Pai vê o que está oculto e recompensa com bens que não perecem. Fiquem atentos, nos pede Jesus.
Para viver melhor a preparação à Páscoa fiquemos atentos às motivações do Espírito que sem dúvida nos sugere gestos concretos para vivenciar mais intensamente a Campanha da Fraternidade deste ano. Cada dia algum gesto oculto aos olhos humanos mas bem observados pelo Pai que vê o segredo do coração. Assim nossa quaresma será fecunda e teremos um Bom Dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

O Evangelho desta terça feira, Mc. 9, 30-37 nos apresenta Jesus buscando caminhar com um grupo restrito, ou seja, confiante na intimidade dos seus. Necessitava abrir mentes e corações para algo essencial na nossa vida: não há salvação sem cruz.
O Mestre, anunciando sua trajetória, dá testemunho disto.
“Não é fácil entender”. O mais cômodo é fugir deste tema e buscar outro que nos garante um lugar seguro e tranquilo…
Assim pensavam os discípulos e frequentemente também nós.
Jesus o sabe, não desiste e no aconchego da casa, na intimidade, chamou os doze e chama a nós também para confirmar suas palavras.
Carnaval: tempo de dispor-nos à escuta do Senhor que caminha para a Páscoa. Com Ele, tenhamos um bom dia! Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O Evangelho desta segunda-feira, Mc 9,14_29 coloca o fato de uma ação frustrada dos discípulos na cura de um menino. Jesus censura a falta de fé e de oração. O pai do menino duvida que Jesus pudesse fazer algo. “Se podes fazer alguma coisa…” Jesus deve ter ficado muito triste e diz: “Se podes!…Tudo é possível para quem tem fé”. Comovido com a atitude acolhedora de Jesus, o pai faz a sua profissão de fé. “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Que está seja também a nossa prece. Eu creio Senhor, mas aumente a minha fé. Desejo uma semana muito abençoada Ir.Inês Postal Pastorinha

O Evangelho deste sábado Mc 9, 2-13 relata-nos a Transfiguração, na versão de Marcos. Este fato deve ter marcado muito os primeiros cristãos, pois três evangelistas o relatam. Mostra-nos como o Pai prepara Jesus, o seu Filho, bem como os Apóstolos para o escândalo da cruz. Embora Jesus tenha anunciado aos discípulos que iria sofrer, mas não entrou na cabeça deles esta triste realidade. A Transfiguração é a manifestação da glória de Jesus. Ele aparece fulgurante e é envolvido na nuvem com os discípulos, sinal da presença do Espírito. O Pai lhe confirma seu amor. “Este é meu Filho muito amado. Escutai-o”. O pai, deste modo, os prepara para enfrentar a Paixão e a morte na cruz. Também nós somos, sempre de novo,, convidados a estar com Jesus e assim encontrar sentido de tudo o que nos acontece. Aprendamos de Jesus. Abençoado sábado com Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha

O Evangelho desta sexta feira Mc 8,34-9,1 dá continuidade ao de ontem, onde Jesus repreende Pedro por estar desviando-o de assumir a paixão. Hoje Jesus diz com clareza : ” Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” Mas o que é renunciar a si mesmo? É não seguir os próprios caprichos, mas dar precedência a Jesus e aos outros. Isto não é algo fácil, sobretudo no início. Mas quando se faz a experiência dá muita alegria e, quanto mais nos exercitamos mais fácil se torna. O egoísmo é a maior dificuldade. Jesus fala tb de tomar a própria cruz. Não precisa procurar a cruz basta assumir as situações da vida numa atitude de fé e confiança como Jesus fez . Peçamos esta graça por meio da Virgem Maria e tenhamos um abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O evangelho desta quinta feira, Marcos 8, 27_33, nos coloca diante da pergunta de Jesus sobre quem ele é. Ele se dirige aos discípulos, e quer ver o que as pessoas dizem dele. Os discípulos respondem: uns dizem que é João Batista, outros Elias e outros que é um dos profetas. Respostas vagas. E Jesus continua, e vocês quem dizeis que eu sou? Pedro é o porta-voz dos discípulos, disse: ‘Tu és o Messias.” Mas quando Jesus orienta que Ele deverá sofrer muito, ser rejeitado, morto e ressuscitar depois de três dias, Pedro reage e Jesus o repreende:” Tu não pensa como Deus, mas como os homens. Nós também, como os discípulos, podemos ter dificuldade de compreender a proposta de Jesus. Ela exige renúncias, comprometimento, abertura ao outro. Precisamos ir assumindo a maneira de ser de Jesus, e com Ele, ir construindo relações de fraternidade, acolhida, de perdão, de solidariedade, e isso pode nos custar sacrifício, renúncia, mas podemos sempre contar com Ele, isso deve nos animar. Bom dia, que seja de muitas bençãos. Ir. Inês Postal Pastorinha

O Evangelho desta quarta feira, Mc. 8,22-26, narrando a cura (progressiva) de um cego, é para nós de um lado, motivo de reflexão e retomada mas do outro, causa de alegria e persistencia no caminho. Jesus afasta o cego da multidão, toma distância do barulho para iniciar um processo, um itinerário de cura…
É progressivamente, lentamente, aos poucos, que seus olhos vão se abrindo e seu olhar se torna mais e mais límpido para poder ver com clareza…Para poder ver a natureza, a realidade e as pessoas, como Deus vê.
Peçamos também nós: Senhor, fazei que eu veja. Num processo lento e gradativo. Cada vez melhor, cada vez mais conforme o olhar de Deus. E assim seremos mais integrados e teremos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

O Evangelho desta terça feira, Mc. 8, 14-21 nos apresenta Jesus que continua sua catequese de anúncio da Boa Nova do Reino. Segue alertando e pedindo cuidado frente ao veneno do “fermento” de Herodes e dos fariseus.
Frente ao equívoco dos discípulos se lamenta outra vez pela falta de entendimento e compreensão deles.
Percebe seus corações endurecidos, incapazes de ver além das aparências, de ouvir e fazer memória de tudo o que o Senhor fez .
Hoje, como discípulos/as que somos, coloquemo-nos em sua presença e peçamos a luz do Espírito para discernir entre tantos fermentos estragados que não ajudam a crescer como pão substancioso a serviço da vida, mas ainda estragam a farinha e demais ingredientes com seus engodos.
Que a Mãe de Jesus nos acompanhe, e assim tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O evangelho desta segunda-feira, Marcos 8, 11-13 é continuidade do relato da multiplicação dos pães. Os fariseus ainda pedem um sinal para Jesus, para provoca_lo. Jesus se recusa porque eles estão de coração fechado, endurecido. Jesus é o verdadeiro e autêntico sinal. Sua ação, sua pessoa revela quem ele é. Não podemos manipular Deus, querer que Ele aja conforme nossos caprichos. Que Maria nos ajude a termos um coração aberto para acolher Jesus e reconhecer a presença de Deus nas coisas simples de nosso dia a dia. Tenhamos uma semana abençoada.

O texto deste sábado Mc 8,1-8, mostra-nos um gesto da forte compaixão de Jesus. Este texto é também é um convite a colaborarmos para saciar os famintos. Jesus, mais uma vez se encontrou com uma grande multidão. Depois de três dias Jesus não quis despedir as pessoas de em jejum. Jesus cuida da vida. Ele diz aos discípulos que não quer despedi-los sem comer, pois alguns moram longe e podem não ter força para chegar ao destino. Os discípulos contestam dizendo que não é possivel saciar tanta gente no deserto. Jesus pede que entreguem o que eles tem. Entregam 7 pães. E Jesus realiza o milagre da multiplicação, mas não deixa de pedir o que eles podem dar. É assim que Jesus age. Nós precisamos fazer a nossa parte e, confiar que ele completa a obra. Que possamos aprender de Jesus. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta sexta feira Mc 7,31-37, nos relata mais uma cura que Jesus realiza. Apresentam a Jesus um surdo mudo. Jesus se retira do meio da multidão e fica sós com o surdo mudo. Toca-lhe os ouvidos e a boca, olha para o céu e diz: “efta”, isto é abre-te. E ele ficou curado. Também nós precisamos que Jesus nos abra os ouvidos para esvuta-lo, para escutar sua palavra, para escutar as solicitações que os outros nos fazem. Precisamos que o Senhor nos ensine a falar bem, a dizer palavras de ânimo e de esperança para os outros.
As pessoas ficaram admiradas e diziam: Ele faz bem todas as coisas. Que possamos ser agradecidos por tudo o que acontece, pois tudo pode servir para o nosso crescimento. E como Jesus busquemos fazer o bem a todos. Desejo uma abençoada sexta feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta quinta feira, Mc 7,24-30 nos mostra a misericórdia de Deus por meio da fé de uma mulher que suplica a cura da sua filha. É possível reconhecer a salvação trazida por Jesus, que não é privilégio de alguns e sim de todos. A mulher não era judia e sim estrangeira. Jesus quebra esse preconceito. Através do dialogo com a mulher, percebe a sua necessidade, a fé e a grande sabedoria. Jesus conhece o coração das pessoas, Ele desafia a amadurecer a sua fé. Jesus colocou vários obstáculos, ela superou a todos com uma fé firme, profunda. Jesus declara: por causa do que acaba de dizer, podes voltar para casa. A atitude humilde, confiante e insistente, obteve a cura da filha. Pedimos ao Senhor nesse dia a humildade e o dom de uma fé profunda. Desejo um abençoado dia. Ir. Inês Postal Pastorinha.

O Evangelho desta quarta feira, Mc 7,14-23, Jesus chamou a multidão perto de si para corrigir equívocos a fim de orientar mentes e corações na Verdade, desmascarando dizeres e idéias que não conduzem a nada.
Ao longo do discurso declara: “Quem tem ouvidos, ouça”. Depois, enquanto está a sós com os discípulos desabafa: “ainda, nem mesmo vocês entendem?”…
O tema central é a vigilância atenta sobre o nossos pensamentos e sentimentos.
O que cultivamos de bom dentro de nós ou o que contamina o meio ambiente? …
Quem vive ao meu lado percebe o reflexo da luz divina, sente o sabor do sentido da vida ou é contaminado pelo vírus negativo que cultivo em meu coração?
Escolhamos a melhor parte e tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

O Evangelho desta terça feira, Mc 7,1-13 nos revela outra vez o mandamento central de quem desja seguir a proposta do Reino. Jesus está com seus discípulos e observadores buscando apanhá-los em algum flagrante. Hoje descobrem a infração à uma norma de higiene: lavar as mãos. O Mestre aproveita a oportunidade para ir além mostrando que lei humana alguma pode superar o preceito da caridade. Caridade que implica no cuidado da vida, nossa e de nossos irmãos.
Nenhuma observância legal, nem preceito humano algum nos exime da caridade fraterna, do olhar compassivo e do socorro concreto daqueles que nos são confiados, ou seja do nosso próximo. Pedindo ao Senhor um coração misericordioso e fraterno, tenhamos um bom dia! Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O Evangelho desta segunda-feira, Mc 6,53-56 nos apresenta Jesus e seus discipulos atravessando o mar da Galileia chegando a Genesaré. Assim que eles desceram da barca, as pessoas aproximaram-se pedindo que fossem curados por Jesus. O povo demonstra a sua fé ao levar os doentes para serem curados. E todos quantos O tocavam ficavam curados. Não recebiam só a cura física, mas a saúde completa, pois podiam reintegrar-se na sociedade e ter uma vida digna. Jesus demonstra a sua compaixão: acolhe, toca, deixa-se tocar e, cura àqueles que vinham ao seu encontro com fé. Deus se faz presente nos mais necessitados, sejam da saúde física ou espiritual. Precisamos buscá-lo com todo nosso coração, nos sentir necessitados, e aprender dEle a nos sensibilizar com os irmãos mais precisam. Tenhamos uma semana abençoada. Ir. Inês Postal Pastorinha.

O texto deste sábado, Mc 6,30-34, nos apresenta uma forte característica de Jesus: A sua compaixão. Primeiramente Jesus se compadece dos discípulos que voltam da missão cansados, e os convida a um lugar retirado para descansar. Mas, chegando ao local, encontrou uma grande multidão de pessoas e Jesus olhou para elas e viu que estavam cansadas e abatidas e as comparou a ovelhas que não tem pastor. Jesus é o Bom Pastor, teve compaixão delas. Começou a ensinar-lhes muitas coisas. Podemos aprender muito com este texto. ▪︎O Bom pastor conhece a nossa situação, se o buscamos podemos experimentar a sua compaixão. ▪︎ Precisamos sempre mais aprender dele a ter compaixão dos outros. Desejo um abençoado sábado em companhia de Maria. IR. Albina Bosio Pastorinha.     

 O Evangelho desta sexta feira traz-nos a morte de S. João Batista, fruto do capricho e da não aceitação da voz profética, que denunciava a situação de pecado de Herodes com Herodiades. Herodes no seu aniversário oferece um banquete. Mas foi um banquete de morte. Certamente que Hetodes ficou com a consciência pesada por ter mandado matar João Batista. Ele afirma que Jesus é João Batista que ressuscitou dos mortos. Jesus é muito mais que João Batista. Ele é o Filho de Deus, o Salvador do mundo. O nosso Salvador. É importante não alimentarmos pensamentos e sentimentos de raiva de vingança, pois estes podem nos levar a ferirmos pessoas quando menos esperamos. Que S. Braz nos ajude a nos deixar guiar pelo Evangelho. Abençoada sexta feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha

Nesta quinta feira, celebramos a festa da apresentação de Jesus, o Evangelho de Lc 2,22_40 nos mostra que Maria e José levaram o menino Jesus ao templo, oferecendo ao Pai. Ao apresentar Jesus, Maria e José o entregou a vontade de Deus. No templo, Jesus é acolhido pelo velho Simeão, homem justo e fiel a Deus e pela viúva Ana. Eles querem ver o Messias, estavam abertos a ação do Espírito Santo, por isso reconheceram naquele menino, o Salvador. Simeão na força do Espírito Santo toma o menino nos braços e o reconhece como o salvador, como a luz para iluminar as nações e prevê as consequências da sua missão: ser sinal de contradição num mundo cheio de injustiças. Isso vai nos mostrar que temos de nos posicionar a favor do evangelho, se queremos ser fiéis a Jesus. Este dia é também conhecido como a festa da luz. Jesus é a luz do mundo, deixemo-nos iluminar por ela. Que Maria nos acompanhe. Ir. Inês Postal Pastorinha

O Evangelho desta quarta feira, Mc. 6,1-6 contrasta com o de ontem no aspecto da fé. Ontem vimos Jesus operando milagres graças à fé de quem O buscava o que deixou o Mestre admirado. Hoje, encontrando-se na sua terra “admirou-se com a falta de fé deles” vendo-se impossibilitado de realizar milagre algum devido à incredulidade de seus conterrâneos.
Iniciando o segundo mes do ano vocacional perguntemo-nos:
Como está a minha fé? Diante de nossas aflições e necessidades, quando buscamos o Senhor, permaneçamos atentos à sua reação. Se adimira com a nossa falta de fé que lhe impede de atuar ou dirá: “CORAGEM, vai em paz, confia. Tua fé te salvou”. Peçamos esta graça e tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O Evangelho desta terça feira, Mc. 5, 21-43 prossegue falando de Jesus que anuncia a Boa Nova, expulsa o mal e indica o caminho do bem.
O núcleo da mendagem deste dia sobre o qual queremos meditar é essencial se quizermos de verdade entregar ao Senhor o nosso destino e nos realizar mEle. Tanto à mulher que por doze anos sofria intensamente, como ao pai da menina de 12 anos que estava morta e voltou à vida Jesus fala de fé. Assegura a paz e pede para não ter medo.
O medo em si, faz parte da nossa existencia mas é a fé que neutraliza o medo e concede s PAZ.
“A MINHA paz vos dou”, diz o Ressuscitado.
Buscando pois a PAZ divina, paz inquieta, bem distinta da do mundo, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

O evangelho desta segunda feira, Marcos 5,1-20 relata a libertação de um homem que vivia no meio dos túmulos, ele é agressivo, ninguém conseguia dominá-lo. Jesus o liberta de tudo o que estava escravizando, devolve a este homem a liberdade do convívio com os seus e se torna um anunciador de Jesus Cristo. Nós também podemos ser como este homem, viver uma situação de morte. Nos deixar levar pelo orgulho, ou pela vaidade, inveja, ciúme, autossuficiência, egoísmo, desânimo, medo, ressentimento, falta de perdão, viver algo que nos aprisiona, que não nos deixa vivermos o amor, a liberdade, a construirmos relações fraternas, a viver aquilo que dá sentido à nossa vida Precisamos ir até Jesus, pedir que Ele nos liberte, para vivermos o amor. Tenhamos uma semana abençoada. Ir. Inês Postal Pastorinha

O Evangelho deste sábado, Mc 4,35-41 nos relata que Jesus acalma a tempestade. O relato é cheio de simbolismo. Jesus depois de atender a tantas pessoas entra na barca e descansa. A tempestade ameaça a barca. Os Apóstolos chamam Jesus e lhe dizem: “Estamos perecendo, e tu não te importas? ” Jesus se levantou e ordenou ao vento e ao mar: Silêncio! Cala-te!” Tudo ficou calmo. Jesus perguntou aos discípulos por que tinham tanto medo e se ainda não tinham fé. Todos estamos na barca. Pode vir tempestades. Mas temos alguém conosco: Jesus Ressuscirado. Apenas passamos por uma forte tempestade, a pandemia, a invasão dos Três Poderes em Brasília. Nós somos convidados a renovar a nossa fé, a nossa confiança. Jesus está conosco sempre. Que Maria nos ajude a não perder a confiança diante das situações difíceis. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta sexta feira, Mc 4,26-34, Jesus nos descreve o Reino de Deus com duas parábolas. Uma nos mostra que o Reino de Deus tem força de crescimento. É como uma semente que lançada na terra e ela cresce por si. Nós
precisamos fazer a nossa parte nas atividades pastorais, mas o crescimento não depende de nós. É Deus que faz crescer.
A outra parábola é para nos dizer que o Reino de Deus começa pequeno, mas que vai crescendo aos poucos e se torna grande e ele se irradia. Não ter receio de fizer o bem aos outros, também se ninguém vê, poucos valorizam . As iniciativas que vem de Deus vão crescer. Vamos colaborar em tudo o que ajuda aos outros, pois isso é ir construindo o Reino de Deus.Tenhamos um abençoado dia. Ir. Albina Bosio.

O Evangelho desta quinta feira, Lc 10,1-9 relata Jesus que escolhe os setenta e dois discípulos e os envia, onde Ele devia ir, isto é, enviados com a mesma missão de Jesus. Nos setenta e dois discípulos, estamos também nós. Ele continua chamando ainda hoje, espera a nossa resposta. “A messe é grande os operários são poucos”. Jesus pede para rezar. Que neste Ano Vocacional o Senhor nos encontre de coração aberto para acolhermos o seu chamado e darmos a nossa resposta de amor. Tenhamos um dia abençoado com os santos que hoje fazemos memória, Sao Timóteo e São Tito, colaboradores de São Paulo, na missão.Ir. Inês Postal Pastorinha

Nesta quarta feira, celebramos a memória da conversão de S. Paulo e a Palavra, em Mc. 16, 15-18, nos apresenta o evio que Jesus fez aos apóstolos a fim de anunciar a Boa Nova a toda criatura.
São Paulo entendeu e respondeu muito bem a este convite fazendo-se “tudo para todos” a fim de que o maior número possível de pessoas pudesse ser salvo.
Hoje, corresponde a cada um de nós continuar esta missão e confiantes na promessa do Senhor, lançar sobre Ele nossas preocupações e resistencias dizendo com o Apóstolo das gentes: Sei em quem depositei a minha confiança e tenho certeza de não ser confundido jamais”.
Com estas disposições, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

Pela Palavra de Deus desta terça feira, Mc 3, 31-35, outra vez somos convidados a vivenciar o Ano Vocacional ampliando o nosso olhar e abrindo nosso coração para ir ao encontro de todos que o Senhor coloca no nosso caminho.
Como para Jesus, também para nós, os laços familiares podem constituir um impedimento na fidelidade à missão.
Jesus não rejeita os seus porém amplia o horizonte até o infinito: ” todos aqueles que buscam a vontade do Pai” são irmãos e irmãs, porque filhos do mesmo Deus, unidos em Jesus Cristo, o Filho amado do Pai.
Com o coração ardente e os pés a caminho, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

O Evangelho desta segunda-feira, Mc 3,22 -30, nos faz ver como os doutores da Lei buscam estratégias para que o povo não acredite em Jesus. Os doutores da lei não podiam negar o que Jesus fazia. Os demônios que ele expulsava. Mas, buscam espalhar a grande mentira que Jesus está possuído pelo demônio e que expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios. Jesus está possuído pelo Espírito de Deus e, é para tornar as pessoas livres que ele expulsa o mal. O convite que este Evangelho nos faz é para nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus, e buscar sempre fazer o bem, mesmo se tivermos que sofrer críticas. O bem, o amor sempre vence, mesmo que custe sacrifícios. Que o Espírito de Jesus nos acompanhe, nos ilumine sempre. Desejo uma semana abençoada. 🙏🙏🙏Ir. Inês Postal Pastorinha.

O texto deste sábado Mc 3, 20-21, nos faz ver que até os parentes de Jesus se confundiram. Jesus passou pela humilhação de ser considerado louco. Eram tantas as pessoas que iam até ele, diz o Evangelho, que ele nem tinha tempo para comer. Sim, Jesus estava louco, mas louco de amor pelo pai e pelas pessoas mais nessecitadas. Oxalá todos nós tivéssemos a ploucura de Jesus, e portanto fossemos loucos de amor, impulsionados a fazer o bem a todos os que necessitados que conhecemos. Certamente não podemos chegar a todos. Mas não deixemos de fazer o bem a todos os que podemos. Desejo um sábado muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta sexta- feira Mc 3,13-19, fala-nos do chamado dos Doze. Ele chamou aqueles que ele quis. Chamou para três finalidades: Conviver com ele; envia-los a pregar a boa nova; dar-lhes o poder de curar e expulsar o mal. É bom nós dar conta a importância que Jesus dá à convivência com ele. Isto é à oração, mas não só. É estar com ele nas tarefas do dia. É trabalhar, se divertir, descansar com Jesus. Tê-lo presente em tudo. Ele também deseja que falemos dele, que o anunciamos com nosso modo de viver e com a palavra. Não esqueçamos que ele também nós pede, de ter cuidado com os doentes e de lutar para expulsar todo tipo de mal da nossa vida, dá família, dá comunidade. Sempre podemos contar com a intercessão dos Santos nossos amigos. Desejo um abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta quinta feira, MC 3,7_12, ressalta que muita gente ia até Jesus porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Jesus acolhe a todos os que se aproximam, mostra a sua misericórdia, o seu amor. Ninguém fica excluído de sua atenção. Eles vêm desejosos de tocar em Jesus e ficam curados. Que nos também possamos com confiança nos aproximar de Jesus, suplicar que Ele nos cure de tantos males que nos rouba a paz a serenidade, o compromisso com os irmãos. Tenhamos um dia abençoado. Ir. Inês Postal Pastorinha.

O Evangelho de hoje, quarta feira, está em continuidade com o de ontem: novamente, em Mc. 3, 1-6, estão presentes os observadores atentos a descobrir alguma falha. Hoje, o olhar se dirige diretamente a Jesus “para ver se curava em dia de sábado”, para poderem acusá-lo”, diz o texto.
Novamente o Mestre Divino busca incidir sobre a nossa estreiteza de visão e de coração.
Pede que o necessitado de ajuda venha para o centro buscando visibilizá-lo bem.
Diante dele buscou abrir um diálogo de reflexão, porém, diante do silêncio, do fechamento em si, se indignou. Cheio de tristeza, fiel à sua missão, curou o necessitado de sanação, ainda que intuindo que as consequências seríam drásticas, agravando o conflito.
Meditemos sobre este fato, tiremos nossas conclusões,
e tenhamos um abençoado dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

O Evangelho desta terça feira, Mc. 2, 23-28 nos mostra Jesus caminhando com seus discípulos e passando por uns campos de trigo, imagem esta usada pelo Mestre também para falar da necessidade de operários nos campos do Senhor.
Era sábado. Os discípulos buscando suprir suas necessidades básicas de alimentação, foram alvo de intriga e questionamento que não dirigido a eles, mas a Jesus como a dizer: voce não está vendo? Dê um jeito!
Interessante é perceber que a intriga não acontece por se tratar de alimento alheio, mas por “desrespeitar” o preceito sabático.
Jesus vai além: aproveita a ocasião para ampliar o horizonte e os corações. Com um exemplo biblico faz ver que Deus é o dono da vida e mais que “vigias” nos quer irmãos. Todos libertos pelo Amor.
Assumindo este espírito, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

No Evangelho desta segunda-feira, Marcos 2,18-22, os fariseus questionam Jesus sobre o jejum. Para os fariseus, o jejum é uma mentalidade legalista que não ajuda a nos aproximar de Deus. Jesus anuncia a chegada de um tempo de alegria pela presença de Deus entre nós. Esta é a novidade trazida por Jesus. Ele está entre nós! Sua presença é o amor presente no meio de nós. Não basta jejuar, mas precisamos nos conformar com o jeito de viver, de pensar e agir de Jesus. O remendo novo, o vinho novo e esta maneira de viver que nos aproxima de Deus que é misericordioso, compassivo, libertador. Desejo uma semana abençoada.

O Evangelho deste sábado, Mc 2, 13-17, evidencia uma característica de Jesus: Ir ao encontro dos pecadores, dos excluídos da sociedade. Ele chama Levi que era um cobrador de impostos. Levi prepara uma Ceia, e convida Jesus e seus discípulos. Muitos cobradores de impostos e pecadores, também se sentam à mesa. Há mestres da Lei que observam e, vendo os comensais perguntam aos discípulos porque Jesus come com os publicamos e pecadores. É Jesus quem respode com toda clareza: “Não vim chamar os justos, mas sim os pecadores”. O salmo diz: “Ninguem é justo diate de Deus”. Portanto, Jesus veio para salvar a todos, com uma condição: Que reconheçamos ser pecadores, só assim seremos agraciados com o amor misericordioso de Jesus. Que Maria nos ajude a percorrer o caminho do Evangelho. Abençoado dia. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O texto desta sexta feira é de Mc 2,1-12. Jesus, mais uma vez nos surpreende. Ele está ensinando para uma multidão de pessoas. Todos queriam escuta-lo. Aparece um grupo de pessoas com um paralítico .Estes demonstram sua fé em Jesus e a capacidade de enfrentar os problemas para encontrar-se com Jesus.
Jesus, vendo-lhes a fé diz ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” A atitude de Jesus perdoar, por um lado encheu de alegria os que acreditavam em Jesus. Mas, os mestres da Lei viram nisso uma blasfêmia. Jesus confirma seu poder de perdoar curando o paralítico. As pessoas lovam a Deus dizendo: “Nunca vimos coisa semelhante”. Alguns ensinamentos: ° Buscar escutar Jesus. ° Acreditar em Jesus e ser solidários com quem necessita.° Jesus deseja nos perdoar, aproximar-se dele com confiança. Que tenham um dia abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta quinta-feira, Mc 1,40-45 , manifesta a fé do leproso, encontrando-se com a compaixão de Jesus. Sim, o leproso manifesta sua fé, e sua humildade: ajoelhando-se diante de Jesus para lhe dizer: “Se queres, tens o poder de curar-me”. E Jesus cheio de compaixão estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero!” . Quem tocava num leproso ficava impuro. Precisava purificar-se. Com Jesus as coisas se invertem. Ele toca no leproso e este fica purificado. Este texto nos convida: ♡ Rezar com fé e humildade, pois está oração chega ao coração de Jesus. ♡ Jesus continua sendo misericordioso portanto confiar nele. Jesus gosta muito dos que confiam nele. ♡ Ser compassivos como Jesus com quem necessita. Peçamos a Jesus, a graça de sermos sensíveis às necessidades dos outros. Desejo um dia muito abençoado .Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *