Fonte de Luz / Mensagens de Fé e Esperança /

O Evangelho desta quarta feira, Mc.1,29-31, além de mostrar a força da intercessão (pediram pela sogra de Pedro e foram atendidos), nos lembra algo de muito importante: não são os resultados, mas sim os objetivos que devem determinar a nossa missão.
Em pleno exito, quando todos acorriam a ELE, Jesus se dirigiu a “outros lugares” e convidou os discípulos a fazer o mesmo. “Vamos…pois, foi para isto que eu vim” diz o Mestre. E em outra ocasião retoma o mesmo tema: “não vim para fazer a minha vontade mas a vontade d’Aquele que me enviou”.
Oxalá consigamos também nós, hoje, aderir e corresponder a este convite.
Dando a primazia à Vontade do Pai, tenhamos um Bom Dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

Terça feira. O Evangelho de hoje, Mc 1,21-28 fala sobre uma prática habitual de Jesus: ensinar. Ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei, diz o texto.
Após expulsar o espírito mau, “todos ficaram muito espantados” porque até os espíritos maus lhe obedeciam…
Ninguém lhe pode resistir.
Meditando esta Palavra con calma e abertura de coração, sinceramente desarmados, poderemos fazer uma linda experiencia de entrega confiante:
Podemos experimentar que mal algum é mais forte que Jesus Cristo o Filho de Deus. Nada e ninguém lhe poderá resistir. Sua misericordia tudo quer redimir e sanar.
Não tenhamos medo de perder tempo em Sua compania e tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Hoje, celebramos a festa do Batismo de Jesus. Faz poucos que refletimos sobre o Batismo de Jesus relatado por Marcos. Hoje é Mt 3, 13-17. Mateus nos relata que Jesus foi até João para ser batizado, mas João diz que é ele que precisa ser batizado por Jesus. João reconhece a superioridade de Jesus. Diante das palavras de Jesus: ” Devemos cumprir toda a justiça!”, ele aceita de batizar Jesus. Depois de ser batizado, o Pai se manifesta: o Céu se abre o Espírito desce sobre Jesus e proclama: ” Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. Nós também, no Batismo, nos tornamos filhos amados de Deus. Quanto mais consciência tivermos de ser filhos amados de Deus, mais viveremos na confiança, liberdade e segurança, pois temos um Pai que cuida de nós. Desejo uma abençoada semana. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Hoje, sábado, o Evangelista que nos ilumina é Jo 2,1-11, onde nos é relatado o início dos sinais de Jesus, pela intercessão de sua Mãe , Maria. É importante perceber a atitude de Maria. Ela percebe a necessidade. Ela não pode resolver, mas sabe quem pode: Jesus. Ela vai até Jesus, e só diz: “Eles não tem mais vinho.” E diz aos que serviam: “Façam tudo o que ele vos vos disser.” O milagre aconteceu. Ele manifestou a sua gloria e os discípulos creram nele. Que ensinamentos nos deixa este texto? ▪︎ Como Maria estar atentos às necessidades dos outros, da comunidade. ▪︎Fazer tudo o que Jesus nos pede, pois este é o caminho da verdadeira alegria. ▪︎Crer, confiar em Jesus,pois, ele pode transformar nossas vidas.▪︎ Ter sempre Maria como companheira.Ela sempre intercede por nós. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Hoje, sexta-feira, o Evangelho de Mc 1,7-11, fala do Batismo de Jesus. João Batista pregava a conversão e, como sinal, de adesão, ele batizava nas águas do Rio Jordão. Mas não deixava de falar para o povo, que depois dele viria um maior do que ele e que iria batizar no Espírito Santo. E Jesus veio até João e com humildade se deixau batizar.
Mas algo excepcional aconteceu: e João dá esse testemunho: Vi o céu se abrindo e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele”. Com este episódio Jesus nos deixa vários ensinamentos: ☆ Jesus embora não precisasse de conversão, mas carregando, humildemente sobre si os nossos pecados é batizado.☆ O Pai gostou tanto da atitude de Jesus que céu se abriu . O céu está no meio de nós, quando aderimos a Jesus. ☆ O Pai proclama: Este é o meu Filho muito amado. Também nós, se estivermos unidos a Jesus, somos filhos muito amados do Pai. Pensemos hoje no nosso Batismo e renovemos nossa adesão a Jesus. Abençoada sexta feira. Ir. Albina Bosio Pastorinha

No evangelho desta quinta-feira, João 1,43-51, continua relatando o chamado dos discípulos. Jesus chama Felipe, este se encontra com Natanael e conta que encontrou com Jesus, o filho de José. Natanael demonstra seu preconceito:” De Nazaré pode sair coisa boa?”. Jesus elogia a sinceridade de Natanael. O encontro com Jesus, o seu olhar de amor, transforma a vida. Diante de Jesus não precisamos usar máscaras, Ele nos conhece profundamente, nos acolhe como estamos, e nos convida a deixar que Ele caminhe conosco. Que a sinceridade de Natanael e a atitude de Felipe de falar de Jesus, nos motive a deixar que Jesus conduz a nossa vida , a minha e a dos irmãos. Bom dia. Ir. Inês Postal Pastorinha

No evangelho de hoje, João 1,43-51, continua relatando o chamado dos discípulos. Jesus chama Felipe, este se encontra com Natanael e conta que encontrou com Jesus, o filho de José. Natanael demonstra seu preconceito:” De Nazaré pode sair coisa boa?”. Jesus elogia a sinceridade de Natanael. O encontro com Jesus, o seu olhar de amor, transforma a vida. Diante de Jesus não precisamos usar máscaras, Ele nos conhece profundamente, nos acolhe como estamos, e nos convida a deixar que Ele caminhe conosco. Que a sinceridade de Natanael e a atitude de Felipe de falar de Jesus, nos motive a deixar que Jesus conduz a nossa vida , a minha e a dos irmãos. Bom dia.

O evangelho desta quarta feira Jo. 1, 35-52, continuando o tema anterior, nos apresenta João Batista como modelo de discípulo missionário. Após ter feito a experiencia pessoal de Jesus, como o Cordeiro de Deus, apresenta-O aos seus discípulos para que possam fazer a mesma experiencia pessoal.
Não faz proselitismo mas orienta para o Verdadeiro Mestre. E eles, desejosos de conhecer mais sobre “a morada de Deus” são convidados simplesmente a deixar tudo, ir com Ele e ver. E permaneceram com Ele diz o texto.
Busquemos também nós, hoje, fazer a mesma experiecia: deixar-nos seduzir para indicar o caminho da Vida aos nossos irmãos. E tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

O Evangelho desta terça feira, terceiro dia do Ano Novo, é continuação do de ontem, Jo 1,29-34 e traz o Batista indicando Jesus como “ o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo “.
Confessa também que como todos nós precisou abrir-se à graça e percorrer o caminho de crescimento na fé. ‘Também eu não o conhecia ” repete ele. No final conclue:”Eu vi e dou testemunho… Ensinamento importante para nós ao iniciar um ano novo: dispor-nos a abrir nosso coração ao recém nascido, ao Cordeiro Imolado e permitir-lhe que nos inunda com seu Amor para testemunhá-lo, também nós, como o FILHO DE DEUS, feito nosso irmão.
Tenhamos um Bom dia e um abençoado Ano. Ir. Mara Hetzler Pastorinha

O evangelho deste segundo dia do ano, João 1,19-28, nos mostra a confissão de João Batista diante da interrogação dos judeus a respeito de quem era ele. João atraía multidões, isso era uma ameaça. João simplesmente diz não ser o Messias, o esperado, é apenas uma voz que grita no deserto para preparar o caminho de alguém que está para chegar, que é maior do que ele. Este alguém é o Messias. João nos ensina a humildade, a colocar Jesus no centro de nossa vida e indica_lo aos outros, não só com palavras, mas com a nossa vida. Que são Gregório e São Basílio, que hoje celebramos, nos ajudam nesta caminhada. Tenhamos um dia muito abençoado. Ir. Inês Postal-Pastorinha

Hoje, sexta-feira após o Natal, celebramos a festa da Sagrada Família. Mateus 2, 13-15. 19-23, nós relata um episódio significativo que a Sagrada Família tiveram que enfrentar. Mostra-nós como S. José foi corajoso, junto com Maria. Tiveram que fugir de noite, andar pelo deserto, para fugir de Herodes que buscava matar Jesus. Outro aspecto que é destacado no texto, é que José soube escutar a Deus. Soube refletir e decidir partir para o Egito, com Marua e Jesus. O que isto nós ensina? • Nós, como eles, não estamos isentos de passar por dificuldades. É importante confiar em Deus. • Saber escutar a voz de Deus que nos orienta sempre para o melhor. • Refletir, decidir e fazer a nossa parte, pois Deus sempre nos acompanha e nos dá forças. Desejo uma abençoada sexta-feira. IR. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta quinta feira, Lc 2,22-35, nos convida a contemplar a apresentação de Jesus no Templo do Senhor. Maria e José vão até Jerusalém como todos os peregrinos e, ninguém podia imaginar que àquele Menino fosse o Messias esperado. Mas Simeão, homem justo e cheio de Espírito Santo, vê o invisível. Ele toma nos braços o Menino e diz que agora ele pode morrer, pois, seus olhos viram a salvação. Só quem tem fé pode ver o invisível, pode animar a esperança, dos desanimados, pode perceber a luz nas trevas dos corações. Que possamos ser estas pessoas cheias de fé e do Espírito Santo, que sabem encorajar, que sabem perceber o bem que existe nas pessoas, que sabem ver o positivo na vida. Que Maria nos ajude. Desejo uma abençoada quinta-feira.

Festa dos Santos Inocentes! Nesta quarta feira da oitava de Natal, o Evangelho de Mt. 2,13-18 realça dois fatos essenciais que se complementam: José, atento às ordens do Senhor também no sonho, toma o menino com sua mãe e foje…
Os demais inocentes que permanecem, são vítimas do poder selvagem, sacrificados pela violência…
Busquemos hoje, contemplar com calma estes dois quadros e paçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e faça compreender a mensagem de vida que o Pai nos quer transmitir por meio desta “Sua Palavra que se fez carne e habitou entre nós.”
Preparando-nos assim para o Novo Ano que está por iniciar, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

Hoje, terça feira da oitava de Natal,
Celebramos a memória de São João, o discípulo amado, Apóstolo e Evangelista. É neste Evangelho, Jo 20, 2-6 que encontramos um detalhe importante da vida e ação dquele a quem Jesus na cruz confiou a sua própria mãe.
Após a morte de Jesus, ele e Pedro foram ao sepulcro, diz o texto. Ele porém, mesmo chegando antes, esperou. Dando precedencia a Pedro, ao chegar sua vez, entrou também no túmulo, viu os sinais e ACREDITOU.
Em Clima de Natal, perguntemo-nos: sei esperar a hora de Deus na minha vida? Presto atenção aos pequenos sinais, aos detalhes que me indicam que Jesus Cristo, encarnado está vivo e caminha conosco?
Sei reconhecê-lo na voz dos meus irmãos que se encontram comigo e me necessitam?
Empenhados nisto, à luz do Natal, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

 

Celebramos nesta segunda-feira a festa de Santo Estevão, o seu martírio, o primeiro dos mártires cristãos. O evangelho de Mateus 10,17_ 22 é orientação para os discípulos missionários, portanto, orientação para nós também. O seguimento a Jesus Cristo exige de nós renúncias, e por que não dizer, pequenos martírios para nos mantermos fiéis. A força de nossa fidelidade é o Espírito Santo que em nós habita. O martírio de Estevão nos ensina a nos abandonar nas mãos de Jesus, que Ele nos ajude a nos manter fiéis. Tenhamos uma ótima semana.

O Evangelho deste sábado, de manhã, Lc 1, 67-79 , Zacarias depois de solta sua língua, entoa um hino de louvor a Deus, que é uma profecia. Bendiz a Deus porque : Visitou o seu povo e libertou; fez aparecer uma força de salvação; usou de misericórdia para com nossos pais; para que libertos dos inimigos o sirvamos com santidade e justiça.
Zacarias diz ainda, que João Batista é profeta que prepara o caminho do Senhor. Graças à misericórdia e compaixão de nosso Deus, o Sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar e dirigir os nossos passos no caminho da paz. Tenhamos um coração muito agradecido. E nós unamos a Zacarias para lovar e bendizer a Deus. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta sexta feira, Lc 1,57-66, nos traz a alegria do nacimennto de João Batista. Na verdade todos se alegraram e louvaram a Desus, pois, reconheceram que o nascimento foi por intervenção de Deus. Isabel reconhece que Deus foi misericordioso para com ela. Livrou-a da humilhação pública. Quando foi para circuncidar o menino, os parentes sugeriam o nome de Zacarias. Mas Isabel disse que João seria o seu nome. E Zacarias também confirmou o nome de João. E ao escrever o nome de João sua boca se abriu e sua lingua se soltou e ele começou a bendizer a Desus. Ensinamentos: ▪︎ Alegrar-se sempre com o nascimento de uma criança. • Reconhecer as coisas boas que Deus faz por nós.
• Bendizer, louvar a Deus por tudo. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Natal do Senhor se aproxima! Ontem o Evangelho de Lucas nos apresentou a visita de Maria a Isabel. Maria é a morada de Deus. Nesta quinta-feira, Lucas dá continuidade com os versículos 46 a 56. Iluminada pelo Espírito Santo, Maria reconhece que está diante deste mistério. Deus vem fazer morada no meio de nós. Maria canta a bondade do Senhor em favor dos pequenos, exalta a ação salvadora em favor do povo. Como Maria também nós, vamos cantar as maravilhas que Deus opera no meio de nós. Desejo um dia muito abençoado, um coração aberto para colher o Deus que vem ao nosso encontro.🙏

O Evangelho desta quarta-feira, Lc 1,39-45, nos propõe para a nossa oração e reflexão, a Visita de Maria a sua prima Isabe. Há uns detalhes que são importantes. O Evangelho diz que Maria logo que soube que sua prima, já de idade, estava grávida partiu apressadamente. Isto nos mostra que diante das nessecidades dos nossos irmãos não podemos ficar esperando para atendê-los. O encontro entre as duas mulheres foi maravilhoso. Ficaram cheias fo Espírito Santo. E todos ficaram muito alegres até João, no seio de Isabel pulou de alegria. E por que tudo isso?Maria carrega em seu seio o Salvador. Que a proximidade do Natal nos encha de alegria e esperança e, que a solidariedade seja um dos frutos que oferecemos a Jesus. Boa continuidade na preparação do Natal. Abençoado dia.Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O Evangelho desta terça-feira, Lc 1, 26-38, outra vez nos traz presente o mistério da encarnação, com o anúncio do anjo a Maria. Ontem vimos nos lábios do pai de João Batista, e hoje nos lábios de Maria, a mesma pergunta: “como se fará isso…” contudo a diferença é enorme: em Zacarias, a dúvida e em Maria o discernimento, motivado pelo desejo de corresponder totalmente ao projeto do Pai.
Já na metade da Novena do Natal, perguntemo-nos também nós sobre o como. Como realizar hoje o projeto de Deus na minha vida?
Como corresponder melhor à sua graça?
Como colaborar para visibilizar um pouco mais o verdadeiro sentido do Natal? Como perceber e corresponder aos sinais de Deus na minha vida?
Boa preparação ao Natal e bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

O evangelho de hoje, Lucas 1,5 -25, nos dá informações sobre a origem de João Batista. Os pais: Zacarias e Isabel “eram justos diante de Deus e fiéis”, diz o texto. Eram idosos e a esposa estéril, portanto a concepção de João Batista é intervenção divina. Deus fez maravilhas permitindo gerar um filho, aquele que preparou o povo para a chegada do Messias. Deus fez maravilhas na vida de Maria, de Isabel e faz maravilhas em nossa vida também. Sou capaz de reconhecer a presença de Deus em minha vida? Sou grato por essa presença? Que esses dias que nos restam para o Natal possamos estar sensíveis a essa presença que vai transformando a nossa vida. Boa semana.

O Evangelho deste sábado, Mt 1,1-17, quer fazer compreender que Jesus, o Filho eterno do Pai, ao vir ao mundo teve uma origem. É descendente de Davi, de Abraão, Isaac, até chegar a José esposo de Maria. Ele veio fazer parte de nossa história. Assumiu em tudo a condição humana, menos o pecado. Veio nos mostrar como agradar a Deus. Jesus não só falou, mas nos deu o exemplo. Entregou sua vida por causa do Reino de Deus que veio implantar. Com sua vida morte e ressurreição, nos trouxe o perdão, a salvação. Tenhamos um coração agradecido por tudo o que a Trindade Santa realizou por nós. E busquemos com todas as forças seguir os ensinamentos que Jesus nos deixou. Desejo um abençoado sábado. Ir. Albina Bosio.

O Evangelho desta sexta feira Jo 5,33-36 nos relata Jesus dizendo que João foi uma luz que brilhou. Mas Jesus é a verdadeira luz que ilumina a todos e sempre. João deu testemunho de Jesus. Mas Jesus tem um testemunho mais forte atestando que ele é o Enviado do Pai. São os obras que ele realiza em nome do Pai. Jesus veio para tornar presente o amor, a misericórdia,a proximidade de Deus Pai. E isto nós enche de alegria e esperança. O que nos ensina? • Jesus continua fazendo o bem, podemos confiar nele.
• Jesus conta com nossa colaboração, pois há muitas pessoas necessitadas. Sempre temos oportunidades de fazer o bem. O Advento é um tempo propício. Desejo muitas bênçãos. Não esqueça de fazer uma obra boa hoje. Ir Albina Bosio Pastorinha

O Evangelho desta quinta-feira, Lc 7,24-30, dando continuidade ao texto de ontem, nos relata que Jesus começou a falar de João Batista e o elogiou por seu modo de viver. Um homem forte, reto que vivia na austeridade; Jesus o considera mais que um profeta. Ele é o mensageiro, o enviado para preparar o caminho para chegada de Jesus. E diz ainda que, entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que ele. Mas deixa claro que quem acolhe o Reino de Deus, isto é, Jesus é seus ensinamentos e busca coloca-los em prática é maior do que ele. Que ensinamentos nos traz este texto? Eu destaco alguns: ▪︎Com a ajuda de João Batista preparar-se bem para para o Natal.▪︎ Aprender dele a viver na simplicidade e sobriedade. ▪︎Dar muita importância à Palavra de Deus é buscar viver seus ensinamentos, pois, é isto que nós engrandesse. Desejo um abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *