Fonte de Luz com a Irmã Pastorinha Albina Bosio – Mensagens de Fé

Irmã Albina Bosio / Fonte de Luz / Crédito: Miguel Brambilla

Nesta sexta-feira após o Natal, celebramos a festa da Sagrada Família. Mateus 2, 13-15. 19-23, nós relata um episódio significativo que a Sagrada Família tiveram que enfrentar. Mostra-nós como S. José foi corajoso, junto com Maria. Tiveram que fugir de noite, andar pelo deserto, para fugir de Herodes que buscava matar Jesus. Outro aspecto que é destacado no texto, é que José soube escutar a Deus. Soube refletir e decidir partir para o Egito, com Marua e Jesus. O que isto nós ensina? • Nós, como eles, não estamos isentos de passar por dificuldades. É importante confiar em Deus. • Saber escutar a voz de Deus que nos orienta sempre para o melhor. • Refletir, decidir e fazer a nossa parte, pois Deus sempre nos acompanha e nos dá forças. Desejo uma abençoada sexta-feira. IR. Albina Bosio Pastorinha.

 

O Evangelho desta quinta feira, Lc 2,22-35, nos convida a contemplar a apresentação de Jesus no Templo do Senhor. Maria e José vão até Jerusalém como todos os peregrinos e, ninguém podia imaginar que àquele Menino fosse o Messias esperado. Mas Simeão, homem justo e cheio de Espírito Santo, vê o invisível. Ele toma nos braços o Menino e diz que agora ele pode morrer, pois, seus olhos viram a salvação. Só quem tem fé pode ver o invisível, pode animar a esperança, dos desanimados, pode perceber a luz nas trevas dos corações. Que possamos ser estas pessoas cheias de fé e do Espírito Santo, que sabem encorajar, que sabem perceber o bem que existe nas pessoas, que sabem ver o positivo na vida. Que Maria nos ajude. Desejo uma abençoada quinta-feira.

Festa dos Santos Inocentes! Nesta quarta feira da oitava de Natal, o Evangelho de Mt. 2,13-18 realça dois fatos essenciais que se complementam: José, atento às ordens do Senhor também no sonho, toma o menino com sua mãe e foje…
Os demais inocentes que permanecem, são vítimas do poder selvagem, sacrificados pela violência…
Busquemos hoje, contemplar com calma estes dois quadros e paçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e faça compreender a mensagem de vida que o Pai nos quer transmitir por meio desta “Sua Palavra que se fez carne e habitou entre nós.”
Preparando-nos assim para o Novo Ano que está por iniciar, tenhamos um bom dia.
Ir. Maria Hetzler, Pastorinha.

Hoje, terça feira da oitava de Natal,
Celebramos a memória de São João, o discípulo amado, Apóstolo e Evangelista. É neste Evangelho, Jo 20, 2-6 que encontramos um detalhe importante da vida e ação dquele a quem Jesus na cruz confiou a sua própria mãe.
Após a morte de Jesus, ele e Pedro foram ao sepulcro, diz o texto. Ele porém, mesmo chegando antes, esperou. Dando precedencia a Pedro, ao chegar sua vez, entrou também no túmulo, viu os sinais e ACREDITOU.
Em Clima de Natal, perguntemo-nos: sei esperar a hora de Deus na minha vida? Presto atenção aos pequenos sinais, aos detalhes que me indicam que Jesus Cristo, encarnado está vivo e caminha conosco?
Sei reconhecê-lo na voz dos meus irmãos que se encontram comigo e me necessitam?
Empenhados nisto, à luz do Natal, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

 

Celebramos nesta segunda-feira a festa de Santo Estevão, o seu martírio, o primeiro dos mártires cristãos. O evangelho de Mateus 10,17_ 22 é orientação para os discípulos missionários, portanto, orientação para nós também. O seguimento a Jesus Cristo exige de nós renúncias, e por que não dizer, pequenos martírios para nos mantermos fiéis. A força de nossa fidelidade é o Espírito Santo que em nós habita. O martírio de Estevão nos ensina a nos abandonar nas mãos de Jesus, que Ele nos ajude a nos manter fiéis. Tenhamos uma ótima semana.

O Evangelho deste sábado, de manhã, Lc 1, 67-79 , Zacarias depois de solta sua língua, entoa um hino de louvor a Deus, que é uma professia. Bendiz a Deus porque : Visitou o seu povo e libertou; fez aparecer uma força de salvação; usou de misericórdia para com nossos pais; para que libertos dos inimigos o sirvamos com santidade e justiça.
Zacarias diz ainda, que João Batista é profeta que prepara o caminho do Senhor. Graças à misericórdia e compaixão de nosso Deus, o Sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar e dirigir os nossos passos no caminho da paz. Tenhamos um coração muito agradecido. E nós unamos a Zacarias para lovar e bendizer a Deus. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

O Evangelho desta sexta feira, Lc 1,57-66, nos traz a alegria do nacimennto de João Batista. Na verdade todos se alegraram e louvaram a Desus, pois, reconheceram que o nascimento foi por intervenção de Deus. Isabel reconhece que Deus foi misericordioso para com ela. Livrou-a da humilhação pública. Quando foi para circuncidar o menino, os parentes sugeriam o nome de Zacarias. Mas Isabel disse que João seria o seu nome. E Zacarias também confirmou o nome de João. E ao escrever o nome de João sua boca se abriu e sua lingua se soltou e ele começou a bendizer a Desus. Ensinamentos: ▪︎ Alegrar-se sempre com o nascimento de uma criança. • Reconhecer as coisas boas que Deus faz por nós.
• Bendizer, louvar a Deus por tudo. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

O Natal do Senhor se aproxima! Ontem o Evangelho de Lucas nos apresentou a visita de Maria a Isabel. Maria é a morada de Deus. Nesta quinta-feira, Lucas dá continuidade com os versículos 46 a 56. Iluminada pelo Espírito Santo, Maria reconhece que está diante deste mistério. Deus vem fazer morada no meio de nós. Maria canta a bondade do Senhor em favor dos pequenos, exalta a ação salvadora em favor do povo. Como Maria também nós, vamos cantar as maravilhas que Deus opera no meio de nós. Desejo um dia muito abençoado, um coração aberto para colher o Deus que vem ao nosso encontro.🙏

 

 

O Evangelho desta quarta-feira, Lc 1,39-45, nos propõe para a nossa oração e reflexão, a Visita de Maria a sua prima Isabel. Há uns detalhes que são importantes. O Evangelho diz que Maria logo que soube que sua prima, já de idade, estava grávida partiu apressadamente. Isto nos mostra que diante das nessecidades dos nossos irmãos não podemos ficar esperando para atendê-los. O encontro entre as duas mulheres foi maravilhoso. Ficaram cheias fo Espírito Santo. E todos ficaram muito alegres até João, no seio de Isabel pulou de alegria. E por que tudo isso?Maria carrega em seu seio o Salvador. Que a proximidade do Natal nos encha de alegria e esperança e, que a solidariedade seja um dos frutos que oferecemos a Jesus. Boa continuidade na preparação do Natal. Abençoado dia.Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

 

O Evangelho desta terça-feira, Lc 1, 26-38, outra vez nos traz presente o mistério da encarnação, com o anúncio do anjo a Maria. Ontem vimos nos lábios do pai de João Batista, e hoje nos lábios de Maria, a mesma pergunta: “como se fará isso…” contudo a diferença é enorme: em Zacarias, a dúvida e em Maria o discernimento, motivado pelo desejo de corresponder totalmente ao projeto do Pai.
Já na metade da Novena do Natal, perguntemo-nos também nós sobre o como. Como realizar hoje o projeto de Deus na minha vida?
Como corresponder melhor à sua graça?
Como colaborar para visibilizar um pouco mais o verdadeiro sentido do Natal? Como perceber e corresponder aos sinais de Deus na minha vida?
Boa preparação ao Natal e bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

 

 

O evangelho desta segunda, Lucas 1,5 -25, nos dá informações sobre a origem de João Batista. Os pais: Zacarias e Isabel “eram justos diante de Deus e fiéis”, diz o texto. Eram idosos e a esposa estéril, portanto a concepção de João Batista é intervenção divina. Deus fez maravilhas permitindo gerar um filho, aquele que preparou o povo para a chegada do Messias. Deus fez maravilhas na vida de Maria, de Isabel e faz maravilhas em nossa vida também. Sou capaz de reconhecer a presença de Deus em minha vida? Sou grato por essa presença? Que esses dias que nos restam para o Natal possamos estar sensíveis a essa presença que vai transformando a nossa vida. Boa semana.

 

O Evangelho desta sexta feira Jo 5,33-36 nos relata Jesus dizendo que João foi uma luz que brilhou. Mas Jesus é a verdadeira luz que ilumina a todos e sempre. João deu testemunho de Jesus. Mas Jesus tem um testemunho mais forte atestando que ele é o Enviado do Pai. São os obras que ele realiza em nome do Pai. Jesus veio para tornar presente o amor, a misericórdia,a proximidade de Deus Pai. E isto nós enche de alegria e esperança. O que nos ensina? • Jesus continua fazendo o bem, podemos confiar nele.
• Jesus conta com nossa colaboração, pois há muitas pessoas necessitadas. Sempre temos oportunidades de fazer o bem. O Advento é um tempo propício. Desejo muitas bênçãos. Não esqueça de fazer uma obra boa hoje. Ir Albina Bosio Pastorinha

 

O Evangelho desta quinta-feira, Lc 7,24-30, dando continuidade ao texto de ontem, nos relata que Jesus começou a falar de João Batista e o elogiou por seu modo de viver. Um homem forte, reto que vivia na austeridade; Jesus o considera mais que um profeta. Ele é o mensageiro, o enviado para preparar o caminho para chegada de Jesus. E diz ainda que, entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que ele. Mas deixa claro que quem acolhe o Reino de Deus, isto é, Jesus é seus ensinamentos e busca coloca-los em prática é maior do que ele. Que ensinamentos nos traz este texto? Eu destaco alguns: ▪︎Com a ajuda de João Batista preparar-se bem para para o Natal.▪︎ Aprender dele a viver na simplicidade e sobriedade. ▪︎Dar muita importância à Palavra de Deus é buscar viver seus ensinamentos, pois, é isto que nós engrandesse. Desejo um abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

No Evangelho desta quarta-feira, Lc. 7, 19-23, encontramos novamente o que Jo. nos relatou domingo passado. Em ambos os textos encontramos os enviados de João Batista com o questionamento feito a Jesus: “Es tu aquele que deve vir ou devemos esperar outro?”. Pergunta vital também para cada um de nós.
Como vimos ontem, também aqui nos deparamos com o fato de que, muito além das palavras, são os atos, as atitudes, que revelam a identidade. Tanto a de Jesus como a nossa.
Aproximando-nos do Natal, busquemos confiantes entregar nossa vida e todas as nossas ações nas mãos do Senhor por meio de Maria e tenhamos uma linda novena com gestos que nos identifiquem.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

No Evangelho de hoje, Mt.21, 28-42, a catequese de Jesus envolve pessoas com maiores responsabilidades e com experiencia de vida: os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo.
Usa o método sinodal, como diríamos hoje, isto é procura fazer refletir e tirar as próprias conclusões. Também poderíamos dizer: usa um espelho para a gente poder se enxergar…
A conclusão é evidente: não são as palavras que nos fazem seguidores, mas os atos.
Urge uma fé viva que, na escuta atenta, responde com atos à vontade do PAI.
Peçamos: “vem Senhor Jesus, abre nossos olhos, queremos seguir tuas pegadas”.
Com Sta. Luzia, tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler, Pastorinha

 

Hoje dia de Nossa Senhora de Guadalupe. O Evangelho é o da visitação de Maria a sua prima Isabel. Este é um relato que nos traz muita esperança. Existe muita alegria, louvor. A ação do Espírito Santo coloca em movimento mães e filhos. Maria continua sua missão de Mae que marca presença e ajuda os que precisam.
Em Guadalupe também foi ao encontro dos pequenos, dos pobres. Foi ao encontro de todo povo que se sentia abandonado, órfão. Maia na sua visita lhe restitui a certeza de serem filhos amados.
Maria é mãe de Jesus e tambem nossa. Que possamos seguir nosso caminho na certeza de sermos acompanhados. Desejo uma semana muito abençoada sob o manto de Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

Hoje dia de Nossa Senhora de Guadalupe. O Evangelho é o da visitação de Maria a sua prima Isabel. Este é um relato que nos traz muita esperança. Existe muita alegria, louvor. A ação do Espírito Santo coloca em movimento mães e filhos. Maria continua sua missão de Mae que marca presença e ajuda os que precisam.
Em Guadalupe também foi ao encontro dos pequenos, dos pobres. Foi ao encontro de todo povo que se sentia abandonado, órfão. Maia na sua visita lhe restitui a certeza de serem filhos amados.
Maria é mãe de Jesus e tambem nossa. Que possamos seguir nosso caminho na certeza de sermos acompanhados. Desejo uma semana muito abençoada sob o manto de Maria. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

 

O Evangelho de hoje, Mt 11,16-19 nos mostra o jeito de Jesus ensinar através de parábolas. A parábola tem a função de adaptar o ensinamento a partir da nossa realidade. Um ensinamento que podemos colher da parábola das crianças nas praças, é o de não sermos indiferentes diante do ensinamento de Jesus e também diate das necessidades dos outros. A indiferença nos paralisa.
Outro ensinamento é o de, diante das propostas que os outros nos fazem: escutar, discernir, acolher e praticar o que é bom para nós e para os outros. Portanto, o convite é sermos sensíveis e atentos diante das propostas do Evangelho. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

Com alegria celebramos hoje a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o Evangelho de Lc 1,26-38, apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Diante da proposta do anjo, ela ficou em dúvida, mas o mensageiro de Deus, a esclarece, e ela topa o desafio. O Sim de Maria resultou a salvação e a vida plena para ela e para o mundo.
“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra”. A grandeza de seu testemunho de fé, se expressou na humildade e fidelidade de seu SIM.
Maria, modelo para nós, que Ela interceda junto a Deus pela nossa fidelidade, e nos acompanhe sempre. Tenhamos um bom dia com Maria.🙏🙏🙏

O evangelho de Mt 11,28-30 nos lembra hoje, aproximando-nos do Natal, o quanto Jesus nos ama. Sabendo de nossos cansaços e fadigas, pede que nos acerquemos a Ele para poder dar-nos descanso. E mais, como vimos ontem, Ele mesmo sai a nos buscar. Vai ao nosso encontro, porém sem forçar: espera com paciência que lhe abramos o coração.
Pede ainda que tomemos “as suas dores”, o seu jugo e aprendamos dEle como ir ao encontro dos nossos irmãos.
Portanto, com o jugo suave e o fardo leve do Senhor, tenhamos um abençoado e feliz dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

No evangelho de hoje, Lucas 5,17-26, acontece a cura de um paralítico. Mostra o gesto criativo daqueles que carregam a paralítico até Jesus. Os fariseus e mestres da lei criticam Jesus, se escandalizam pois dizem que só Deus pode perdoar pecados. Na mentalidade da época, as doenças eram consequências do pecado. Jesus anuncia ter poder de perdoar pecado, para confirmar isso, diz ao paralítico:” levanta-te, pega o leito e vai para casa. Imediatamente ele se levantou e foi para casa louvando a Deus. O gesto solidário e confiante dos que carregam o paralítico nos sugerem o compromisso com os irmãos necessitados, e a fé no poder de Deus. Nesta semana vamos intensificar nosso compromisso na espera do Senhor. Ele vem para nos ajudar. Boa semana.

O evangelho de hoje, Mt. 18, 12-14 inicia com a aclamação salmica: “Está perto o Senhor, Ele mesmo virá para salvar-nos”.
O relato biblico fala de 100 ovelhas das quais uma se perde.
Sabemos de quem se trata? …
– Apenas na medida em que me convenço interiormente de que sou eu, posso estar disponível a deixar-me encontrar pelo Pastor que deixa tudo (até as moradas celestes) para me buscar. Devo estar consciente do quanto me afastei seguindo os meus problemas, projetos, dificuldades e desafios…Ele está aí e chama. “Porque tu te escondes, porque não respondes”…pergunta uma canção de Advento. É tempo de deixar-nos encontrar/acolher pelo Deus que vem para ir ao encontro do irmão que se pereu e nos tornar acolhedores como Ele. Bom dia. Ir. MariaHetzler Pastorinha

O Evangelho deste sábado Mt 9, 35-10,1.6-8, nos fala sobre as atitudes de Jesus e o envio dos discípulos. Jesus tinha um fogo dentro dele. Ele desejava que todos recebessem o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus. Para manifestar a proximidade do Reino de Deus ele ia por todas as cidades e povoados, pregando e curando os doentes, expulsando o demônio das pessoa, purificando os leprosos. Vendo as multidões cancadas e abatidas teve compaixão delas. Eram como ovelhas sem pastor. Pediu aos discípulos que pedissem ao Pai mais trabalhadoes para anunciar o aRrino de Deus. Não somente fez isto, mas enviou os discípulos com o poder para realizar a mesma missão de Jesus. Jesus continua pedindo para rezar pelas vocações e convidando pessoas para continuar sua missão. Que Maria nos ajude a responder sim as solicitações que Jesue nos faz. Desejo um abençoado sábado. Ir. Albina Bosio Pastorinha.

O texto de hoje Mt 9,27-31 nos relata a cura de dois cegos. E bom perceber os detalhes deste texto.Dois cegos caminham atrás de Jesus gritando: “Tem piedade de nós Filho de Davi.” Quando Jesus chega na casa, eles se aproximam de Jesus. E Jesus lhes pergunta se acreditam que ele pode fazer isso. Eles respondem que sim. Jesus toca nos olhos e ficam curados. Jesus lhes pede de não ficar falando do que aconteceu. Eles espalham a notícia, e a fama de Jesus vai crescendo. Que ensinamentos nos deixa este Evangelho? – Nas necessidades procurar sempre Jesus. – Pedir que ele cure as nossas cegueiras. – Aproximar-se dele com confiança. – Manifestar nossa fé no seu poder e compaixão. – Espalhar a boa notícia de Jesus. Deste modo, seremos seus discípulos e missionários. Desejo um abençoado dia. IR. Albina Bosio Pastorinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *