Solenidade de entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha 14ª edição

Definidos os profissionais que serão agraciados com o Troféu ARI Serra Gaúcha 2022
Rosilene Pozza, Oli Paz, Fabiano Mazzotti, Gerson Luis Lenhard, Viviane Somacal, Vânia de Moura, Elisa Postal, Elói Zorzetto e Itacyr Luiz Giacomello receberão a homenagem na noite de 21 de novembro, no CIC de Bento Gonçalves

A Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) fará a entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha 2022 a nove profissionais da comunicação, em jantar especial, às 19h do dia 21 de novembro (segunda-feira), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (Rua Avelino Luiz Zat, 95, Bairro Fenavinho). Recebem a distinção neste ano os seguintes nomes nas respectivas categorias: Rosilene Pozza (Jornalismo Impresso e Digital), Oli Paz (Audiovisual), Fabiano Mazzotti (Imagem), Gerson Luis Lenhard (Radiojornalismo), Viviane Somacal (Assessoria de Imprensa), Vânia de Moura (Relações Públicas), Elisa Postal (PP/Marketing), Elói Zorzetto (Destaque Estadual/Nacional) e Itacyr Luiz Giacomello (Contribuição à comunicação).

“Todo ano, a emoção nos move neste momento tão significativo que é o de reconhecer quem faz muito pela comunicação. Os profissionais deste ano merecem todo o agradecimento pela trajetória constituída e, principalmente, por levarem às pessoas conteúdos que as ajudam a tomar decisões cotidianas com senso crítico e compreensão de que a informação de qualidade é, sim, um direito social, como é a democracia e a própria liberdade de imprensa, quando desempenhadas com respeito à humanidade, à cultura e às leis. Nesse sentido, torna-se mais que merecida esta distinção que a ARI Serra Gaúcha proporciona e, com responsabilidade, alegria e gratidão, concede a quem contribui com seu fazer para a construção de um mundo melhor e mais conectado”, ressalta a presidente da ARI Serra Gaúcha, Vania Marta Espeiorin.

Uma das novidades desta 14ª edição do prêmio é o fortalecimento da atuação regional da ARI Serra, tendo a parceria do CIC-BG, local em que será promovida a cerimônia com os homenageados. Na oportunidade, o CIC também concederá o Troféu Dom Empreendedor a Irani Bertolini, da empresa Transportes Bertolini. No caso do Troféu ARI Serra Gaúcha, desde a primeira edição, em 2008, a parceria se deu com a CIC Caxias, que seguirá como apoiadora institucional.

Durante a solenidade, haverá ainda o painel “A comunicação e o tempo no desafio de empreender”, com o jornalista Elói Zorzetto e mediação da presidente da ARI Serra Gaúcha, Vania Marta Espeiorin, e da presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Para que seja uma celebração marcante, Vania e Marijane reforçam o convite à comunidade da região para prestigiar os homenageados no dia 21 de novembro, durante o jantar de entrega do troféus, no CIC-BG. O encontro será por adesão e aberto ao público. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo link http://www.cicbg.com.br/evento/solenidade-de-entrega-do-trofeu-ari-serra-gaucha-14a-edicao/86. Mais informações sobre o jantar podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105-1999.

PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO QUE RECEBERÃO O TROFÉU ARI SERRA GAÚCHA 2022:
1. Jornalismo Impresso e Digital: Rosilene Pozza
2. Audiovisual: Oli Paz
3. Imagem: Fabiano Mazzotti
4. Radiojornalismo: Gerson Luis Lenhard
5. Assessoria de Imprensa: Viviane Somacal
6. Relações Públicas: Vânia de Moura
7. PP/Marketing: Elisa Postal
8. Destaque estadual/nacional: Elói Zorzetto
9. Contribuição à comunicação: Itacyr Luiz Giacomello

SAIBA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS, A PARTIR DE SEUS CURRÍCULOS;

– Jornalismo Impresso e Digital: Rosilene Pozza
Rosilene Pozza é natural de Nova Prata e formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Unisinos, de São Leopoldo, em 1983. Atuou em vários veículos de imprensa, a exemplo do jornal VS, de São Leopoldo; Folha de Hoje, Tempo Todo, Folha de Caxias e Pioneiro, todos de Caxias do Sul. Foi repórter, editora, coordenadora de produção e colunista de política. Trabalhou também em órgãos públicos. Foi vencedora do Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, etapa local, na categoria Reportagem, em 2014, e na categoria Opinião, em 2019. Em 2014, obteve o primeiro e o terceiro lugares (esse último em parceria com a jornalista Camila Boff) no Prêmio de Jornalismo da Delegacia Regional da Serra Gaúcha do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS.

– Audiovisual: Oli Paz
Há mais de 20 anos atuando no mercado da comunicação, Oli Paz é jornalista. Também possui formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Sommelier Internacional Fisar e Juiz de Vinho IWTO. Com passagem pela Shell Brasil, Texaco, Gazeta Mercantil e Grupo RBS, é diretor da Rede CNT RS. Implantou o primeiro canal a cabo de Caxias do Sul – Canal 20. Atualmente, produz e apresenta dois programas de televisão na CNT, a Confraria Oli Paz e Jogo do Poder RS.

– Imagem: Fabiano Mazzotti
Inquieto e discreto, Fabiano Mazzotti cultiva o princípio da necessidade de preservação da informação e história do território onde vive, como meio de enriquecimento intelectual do indivíduo e evolução da sociedade. Professor, jornalista, fotógrafo e pós-graduado em Produção Cultural, desenvolve projetos pessoais que são autopublicações permeadas pelo significado coletivo que oferecem à comunidade. Bento-gonçalvense nascido em 27 de janeiro de 1978, gosta da jornada e não apenas de chegar ao destino. Nessa caminhada de organizar livros de conteúdo local com forte exploração da fotografia, apresenta um histórico de sete obras produzidas ao lado de diferentes autores, ao longo de 12 anos de trabalho, e uma bagagem de fotojornalista com publicações em diferentes meios de comunicação no Brasil. Fabiano Mazzotti é filho de Jussara e Valério, irmão do Cristiano, marido da Jocieli e pai da Sofia.

– Radiojornalismo: Gerson Luis Lenhard
Pai de Pedro e Fernanda, Gerson Luis Lenhard vive união estável com Cris Erbert. É graduado em Jornalismo pela Unisinos. Enquanto fazia a faculdade, entre 1980/1984, trabalhou como operador de som na Rádio União FM, de Novo Hamburgo/NH. Ali, nasceu a relação com o rádio. Nos anos de 1980, foi repórter no jornal NH e correspondente do Correio do Povo. Entre 1985 e 2012, foi sócio e editor do jornal Gazeta, em Bento Gonçalves. Desde 2012, trabalha junto ao grupo RSCom, onde foi editor-chefe e gerente de rádio. Atualmente, atua nas rádios Jovem Pan Serra e Serrana 1070 e, há 10 anos, coordena o programa Sem Nome, e exerce a função de contato comercial do Grupo RSCom.

– Assessoria de Imprensa: Viviane Somacal
Viviane Somacal é graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalhou no Sistema S de Comunicação por sete anos, com atuação no Jornal Semanário e na Capra Eventos. Fundou a Exata Comunicação em 2003, agência especializada em assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Ao longo de seus 19 anos, a empresa sediada em Bento Gonçalves construiu um portfólio qualificado de cases, conquistando parceiros em diversos segmentos e abertura em canais de comunicação locais, regionais e nacionais. Atualmente, Viviane atua no planejamento e na execução de ações de relacionamento com a imprensa e desenvolvimento de estratégias de comunicação corporativa, aplicando sua experiência na coordenação de projetos de construção de marcas e posicionamento institucional. Amante dos bastidores, Viviane divide com a sócia Barbara Salvatti e os colegas jornalistas Tiago Garziera, Alessandro Manzoni e Silvestre Santos o desafio diário no atendimento dos cerca de 30 clientes ativos da agência.

– Relações Públicas: Vânia de Moura
Nascida em Bento Gonçalves, Vânia de Moura é casada com Leonardo Stefani e mãe de Felipe. Possui graduação em Relações Públicas (1992), pela Universidade de Caxias do Sul, e é diretora da empresa Moura Agência de Relações Públicas. Iniciou a carreira na área de comunicação em rádio, atuando em diversos departamentos até chegar no de RP. Ali surgiu a ideia de ter uma agência de comunicação, o que significava ampliar a atuação, vendendo comerciais para a rádio, criando textos, desenvolvendo estratégias para aumento de vendas de determinados produtos e organizando eventos. Foi assim que, em 1992, surgiu a Equilíbrio Comunicação, em sociedade com Mara Bertinatto. A parceria durou cerca de oito anos. Em 2000, Vânia abriu a Moura Agência de Relações Públicas e, com os colegas Caroline Todeschini Dendena e Gabriel Pertile Casagrande, atua na organização de eventos corporativos e institucionais para fins de construção de imagem e reputação corporativa.

– PP/Marketing: Elisa Postal
Elisa Postal é formada em Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Caxias do Sul. Fundou a Objetiva Comunicação em 1991, que foi agência de comunicação e publicidade por 20 anos, e foi responsável pela criação e coordenação de diversas campanhas publicitárias que conquistaram prêmios estaduais e no Salão de Propaganda do Mercosul, como ExpoBento, Fenavinho, Festimalha e Fimma Brasil. Também atuou como professora do curso de pós-graduação da Faculdade Anglo-Americano de Caxias do Sul e como representante da Rádio Gaúcha Porto Alegre na Região Uva e Vinho. Atualmente, é diretora da Objetiva Mídia Inteligente, especializada no planejamento de mídia para todo mercado nacional.

– Destaque estadual/nacional: Elói Zorzetto
Elói Zorzetto é jornalista. Atua há 44 anos no Grupo RBS, sendo 34 deles no RBS Notícias. Há 15 anos, acumula a função de editor-chefe.

– Contribuição à comunicação: Itacyr Luiz Giacomello
Nascido em Bento Gonçalves no dia 21 de setembro de 1938, Itacyr Luiz Giacomello exerce a profissão de jornalista há mais de 60 anos. Sua vocação para contar histórias iniciou no final dos anos 1950, quando começou a trabalhar, em 1958, como correspondente do icônico Diário de Notícias, de Porto Alegre, publicação que fez parte do conglomerado de mídia de Assis Chateaubriand. Giacomello permaneceu no jornal até 1970, quando trocou de casa, indo emprestar seu talento para o Correio do Povo e, tempos depois, para o Jornal do Comércio, onde contribuiu até 1974. Foi nesse meio tempo, também, que iniciou uma longeva colaboração com o Jornal Semanário, a qual se mantém desde 1971. Hoje, ele segue assinando uma coluna semanal no jornal, publicada às quartas-feiras. O jornalista também deixou seu talento nas páginas de diversos outros jornais ao longo do tempo, como nos extintos Gazeta da Serra e BG Notícias, e na Gazeta de Bento, além de atuar como produtor para a Rádio Difusora de Bento Gonçalves. Giacomello ainda teve grande atuação na comunidade, sendo coordenador da Comissão de Imprensa e Propaganda da 1ª Fenavinho, realizada em 1967. Foi vereador em três diferentes décadas, 1960, 1970 e 1980, e colaborou com diversas entidades locais. Giacomello é autor do livro “Cidade Alta – Raízes e memórias”, lançado em 1999, e atualmente colabora com o jornalista Fabiano Mazzotti na produção de um livro sobre a história da Fenavinho. Nascido com má formação congênita, que resultou na total atrofia de seus membros inferiores, ele já recebeu o Troféu Tonito, por ocasião da 114ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, e foi homenageado pela Câmara de Vereadores com uma Portaria de Louvor e Agradecimento por sua contribuição ao município.

ARI SERRA GAÚCHA – Quem somos:
– A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.

– Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. Até hoje, a ARI Serra Gaúcha foi presidida por quatro profissionais: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; e desde 3 de maio de 2022, para a gestão 2022-2024, assumiu como presidente Vania Marta Espeiorin, tendo como vice Juliana Bevilaqua.

TROFÉU ARI SERRA GAÚCHA – Como surgiu:
– A ideia de reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação da Serra Gaúcha nasceu em um dos tradicionais encontros que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias) preparava a comunicadores ao final de cada ano. Quem aventou, pela primeira vez, criar uma premiação foi o radialista Agenor Rodrigues, durante uma confraternização da CIC, na gestão do João Francisco Müller (2005 – 2007). Nesse momento, porém, a ideia não se concretizou.

– Na gestão seguinte, do presidente Milton Corlatti, a partir da diretoria de Comunicação e Marketing da entidade e da, à época, presidente da ARI Serra Gaúcha e hoje integrante do Conselho Superior da ARI Serra Gaúcha, Juçara Tonet Dini, o projeto da distinção foi elaborado e efetivado. Juçara encabeçou a proposta não sabendo que Agenor Rodrigues havia sugerido algo semelhante no passado. Quem comentou com Juçara a respeito foi a Giovana Schmitt, relações públicas e integrante da Ari Serra Gaúcha. Ideias convergiram e a premiação ganhou vida por meio da iniciativa da Juçara Dini e abraçada pela gestão do presidente Milton Corlatti (2008 – 2011). No primeiro ano do comando de Corlatti, o Troféu ARI Serra Gaúcha foi colocado em prática e concedido pela primeira vez a seis homenageados.

– Desde 2008 até hoje, 115 profissionais da comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade. Por 13 edições, o Troféu contou com a parceria direta da CIC Caxias. Neste ano de 2022, a entidade parceira é o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e a CIC Caxias mantém seu apoio institucional à iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *