Fonte de Luz // Mensagens de fé e esperança // Irmã Albina Bosio

Irmã Pastorinha Albina Bosio

Celebrando hoje a memória dos que já partiram à casa do Pai, o Evangelho de Mt. 25, 31-46 nos apresenta Jesus não como quem oferece um banquete – do Ev. de ontem, – mas como quem se identifica com o faminto e o necessitado. Tudo o que fazemos a este, o Senhor o recebe como feito a Ele próprio.
Temos também outras opções de meditação da Palavra como as Bem-aventuranças em Mt. 5, 1-12 ou Jo. 6,37-40 que nos mostra o desejo do Pai de que Todos se salvem.
Que sejamos abertos para acolher a vida eterna.
Vamos pedir esta graça hoje, para nós e para nossos irmãos todos.
Na esperança alegre de reencontrarnos um dia no abraço paterno, tenhamos um abençoado dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Hoje, tradicionalmente dia de todos os Santos, o Evangelho de Lc. 14, 15-24 outra vez fala de um banquete. Esta vez, comparado ao Reino onde o Protagonista é o Pai Celeste que a todos convida a ponto de insistir e até “forçar” a participação.
Iniciamos hoje o mes do CONGRESSO Eucarístico que insiste numa “cultura eucarística” de partilha, proximidade e inclusão num mundo de esclusão e descarte.
Insistam e traigam todos para a mesa comum foi e continua sendo a palavra de ordem da Boa Nova do Evamgelho. As desculpas que os convidados apresentam, as justificativas, não impedem o Mestre de continuar enviando seus aliados em busca de todos.
Terminado o mes das missões, a missão prossegue: quanto mais nos envolvemos, mais teremos um dia abençoado e feliz, não digo maia fácil, porém mais integrado. Amém. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Hoje, tradicionalmente dia de todos os Santos, o Evangelho de Lc. 14, 15-24 outra vez fala de um banquete. Esta vez, comparado ao Reino onde o Protagonista é o Pai Celeste que a todos convida a ponto de insistir e até “forçar” a participação.
Iniciamos hoje o mes do CONGRESSO Eucarístico que insiste numa “cultura eucarística” de partilha, proximidade e inclusão num mundo de esclusão e descarte.
Insistam e traigam todos para a mesa comum foi e continua sendo a palavra de ordem da Boa Nova do Evamgelho. As desculpas que os convidados apresentam, as justificativas, não impedem o Mestre de continuar enviando seus aliados em busca de todos.
Terminado o mes das missões, a missão prossegue: quanto mais nos envolvemos, mais teremos um dia abençoado e feliz, não digo maia fácil, porém mais integrado. Amém

Hoje, último dia do mês de outubro, gratidão a Deus por tantas graças, tanta proteção, tantas oportunidades de fazer o bem. O Evangelho de hoje, Lc 14,12-14, nos mostra Jesus numa refeição na casa do chefe dos fariseus, e aproveita a oportunidade para ensinar. Quando deres um almoço ou um jantar covide os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Por que eles não tem como retribuir. Vai ser algo completamente gratuito. Jesus ensina a sair da lógica da retribuição. Mas, aponta para o amor misericordioso de Deus. Os pobres, os necessitados são os preferidos de Jesus. Ser cristão e fazer a mesma opção. Que o Senhor nos ajude a vivermos a gratuidade, o amor em nossas relações. Bom dia!

O Evangelho deste sábado, Lc 24 1.7-11, traz um importante ensinamento. Jesus, através de uma parábola faz compreender a importância da humildade. A Sagrada Escritura é cheia de advertências e estímulos para viver a humildade. O texto de hoje conclui: Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será elevado. Por que Jesus insiste tanto sobre a necessidade de sermos humildes? A raiz do orgulho, na nossa vida, é muito profunda e não é fácil arraca-la. O orgulho, a vaidade, a inveja… trazem muitas dificuldades no relacionamento. Jesus quer que vivamos em paz, conosco mesmos e com os outros e, isto não acontece sem a humildade. Maria foi a humilde serva do Senhor; Ela continua sendo exaltada. Que ela nos ensine e ajude a sermos humildes. Desejo um abençoado dia. Ir. Albina Bosio – Pastorinha.

O Evangelho de Lc 6,12-19 nos relata a escolha dos Apóstolos. Jesus passou a noite toda em oração e pela manhã escolheu os 12 Apóstolos, chamando-os pelo nome, para estarem com ele. Jesus quis conviver com o grupo dos Apóstolos; quis que o acompanhassem e assim aprender dele para depois continuar sua missão. Lucas narra também que Jesus desceu da montanha com os dose e foi num lugar plano e muitas pessoas, de todos os lugares, foram até ele para escutar sua palavra e para serem curados de suas enfermidades. Jesus continua chamando. Nós também no dia do nosso Batismo fomos ungidos e enviados para continuar a missão de Jesus. Para anunciar tudo o que ele nos ensinou. Na medida que rezamos, lemos e refletimos a Palavra de Deus, nos preparamos para anunciar a boa nova de Jesus. Desejo um dia muito abençoado, em companhia dos Santos: SIMÃO E JUDAS TADEU. Ir. Albina Bosio Pastorinhas.

O Evangelho de Lucas 13, 31_35, nos mostra que Jesus está a caminho de Jerusalém, onde acontece a sua entrega por amor a todos nós. E encontra resistências, sua atuação incomoda àqueles que não aceitam a sua proposta, mas Jesus não desiste, é fiel a missão que o Pai lhe confiou. “É preciso caminhar.” Diz Jesus. Na nossa vida também podemos encontrar dificuldades, resistências em permanecer no caminho do amor verdadeiro. Somos convidados a ter a mesma coragem de Jesus, não se intimidar na prática do bem e na vivência da fé. Que Nossa Senhora nos ajude a sermos fiéis, a darmos a nossa colaboração para que a paz, o amor vença. Tenhamos um dia abençoado.

No Evangelho de hoje, Lc 13, 22-30 encontramos Jesus que prossegue seu caminho a Jerusalém ensinando e fazendo o bem. Intrigado alguém lhe pergunta sobre o número dos que se salvam. O Mestre, como outras vezes não responde diretamente mas continua ensinando: insiste sobre o empenho pessoal que cada um de nós devemos ter para conquistar a meta. Para Ele não há limite de número. Deseja salvar a todos porém necessita da colaboração e do esforço sincero de cada um. Ele, que se declarou a Porta, para dar-nos passagem, necessita saber de ONDE somos.
Duas vezes reafirma que nem sempre sabe de onde somos: da terra que germina na esperança e na coragem de recomeçar sempre a favor da vida no perdão e inclusão ou dos caminhos da violência, do ódio, da prepotencia e da exclusão?
Escolhamos o melhor chão e tenhamos um bom dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Toda vez que razamos o Pai Nosso pedimos: “Venha a nós o vosso Reino. Mas, sabemos de que Reino se trata?
O Evangelho deste dia, Lc 13,18-21 Jesus que está empenhado para nos fazer compreender melhor isto. Compara o Reino a uma minúscula semente de mostarda e a um pouco de fermento. Ambos frágeis e pequenos. Do primeiro exemplo apreendemos que é necessário morrer para frutificar e do segundo exemplo percebemos a importancia de sermos uma Igreja aberta que se mistura com a massa para deixá-la mais leve e fermentada.
Que Cristo, o Fermento Novo da comunhão, missionaridade, perdão e solidariedade nos conceda a ousadia de buscar sempre este Reino e ter assim um Bom Dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

O Evangelho de hoje, Lc 13,10-17, nos mostra Jesus, cheio de compaixão e de misericórdia. Jesus está na sinagoga ensinando. Era sábado e, na sinagoga havia uma mulher doente, encurvada, que não podia erguer-se. Jesus não fica indiferente. Sabe que os dirigentes não querem que as pessoas sejam curadas no Sábado, a lei não permitia. Jesus além de curar os dentes no dia de Sábado, ensina que a pessoa necessitada está acima da Lei. Deste modo coloca a pessoa, necessitada, no centro das suas atenções. Jesus curou a mulher e o povo ficou muito contente pelas maravilhas que ele fazia. Ele nos ensina a estarmos atentos às pessos que sofrem, que necessitam de nossa ajuda. Que Jesus nos dê a força de vivermos os seus ensinamentos. Desejo uma abençoada semana.

O texto de hoje Lc 13,1-9 Jesus esclarece que as doenças, os desastres não são castigo de Deus por causa dos pecados pessoais ou de familiares. Ele nos convida à conversão.Deus quer a nossa salvação. Precisamos nos voltar para ele, confiar nele e nos abrir à sua salvação. Ele conta também a parábola da figueira estéril para nos ensinar que Deus tem cuidado, paciência e, espera que produzamos bons frutos. Os melhores frutos, aqueles que Jesus mais aprecia são os frutos do amor ao próximo, da compaixão, da solidariedade. Ele gosta de tudo o que fazemos para aliviar a dor dos outros, para que as pessoas tenham mais vida, sobretudo, os necessitados. Que Maria nos ajude viver os ensinamentos de Jesus. Abençoado sábado. Ir. Albina Bosio – Irmãs Pastotinhas.

No Evangelho de hoje Lc 12,54-59 Jesus continua esclarecendo e nos fazendo pensar e discernir. Ele nos faz perceber que sabemos ver a previsão do tempo. Mas, temos dificuldade de perceber os sinais de Deus nas situações da vida. Jesus continua no meio de nós acompanhando-nos, e realizando muitos pequenos, e grandes sinais todos os dias. Mas nós nem sempre nos damos conta para louvar e agradecer.
Jesus convida-nos também, a julgar por nós mesmos quando temos intrigas para resolver, sem ir para o juiz. Dialogar, esforçar-se para entrar em acordo. Isso é agir com sabedoria e de modo cristão. Desejo um dia muito abençoado. Ir. Albina Bosio – Irmãs Pastorinhas.

O Evangelho de hoje, Lc 12,49_53, parece uma contradição. Jesus diz que veio lançar fogo sobre a terra, mas o fogo que Jesus se refere é o fogo do Espírito Santo, o fogo do Amor que recebemos no nosso Batismo e faz com que não compactuamos com as situações de morte. Jesus diz que veio trazer divisão e não a paz. A paz que Jesus quer e que veio anunciar não é acomodação que torna a pessoa insensível diante do sofrimento, das injustiças, das explorações. O caminho que Jesus propõe não é fácil, e exige uma opção firme, divide àqueles que se deixam orientar pelo caminho do erro, do egoísmo, da injustiça, da opressão, da violência. Esses dois projetos de vida não compactuam. Que o Senhor nos ajude a optar pelo Reino do Amor que Ele veio trazer e assumir as consequências dessa opção. Tenhamos um bom dia.🙏

Hoje o Evangelho de Lc 12. 39-48 novamente traz Jesus instruindo aqueles que Ele escolheu para serem continuadores de sua missão: a acolhida e o anúncio do Reino que està próximo.
Pedro queria saber a quem mesmo o Mestre estava se dirigindo. Esclusividade para eles ou universalidade, para todos, para nós. Em outra oportunidade a resposta foi “quem tem ouvidos ouça”. Hoje, Jesus responde com a parábola do administrador que pode ser fiel e prudente, atento ao bem estar dos que lhe foram confiados ou descuidado, egoista e aproveitador.
Conclui afirmando que quanto maiores são os dons recebidos, maiores as responsabilidades no cuidado da vida. Não importa quanto recebemos. Importa o que fazemos com os dons e capacidades que temos. Peçamos hoje por quem tem maiores responsabilidades para sermos todos bons administradores a favor da vida. Bom dia. Ir. Maria Hetzler Pastorinha.

Hoje celebramos a festa de S. Lucas. No Evangelho deste dia atribuido a ele, 10, 1-9, narra a escolha de Jesus de outros discípulos além dos 12. Sentindo-se incluido neste grupo, do qual também nós participamos, traz presente a exortação do Mestre de sermos, por natureza, uma Igreja em saída. Na gratuidade, sem bolsa nem sacola. Descalços como Moisés, sem nos deter pelo caminho somos chamados e enviados, missionários do Pai, a levar a Paz anunciando a proximidade do Reino. O Reino está próximo de nós. De cada um de nós. Importa estarmos abertos e disponíveis para acolher e anunciar a sua proximidade. Boa missão e bom dia.
Ir. Maria Hetzler Pastorinha

O evangelho de hoje, Lucas 12,13_21, traz a parábola do homem rico que tem uma boa colheita e fica tranquilo colocando a sua segurança nos bens que acumulou. Jesus chama atenção para esta realidade que compromete a fraternidade, e afasta o coração humano de seu Criador. A ganância e o acúmulo dos bens. Os bens em si não são problema, mas o que destrói é fraternidade é o egoísmo. A injustiça
que impera no mundo é fruto do egoísmo, da ganância. O valor da vida não consiste em ter muitas coisas, mas ser rico para Deus. A riqueza diante de Deus consiste na partilha, na fraternidade, na justiça e na igualdade.
_ Onde coloco a minha segurança?
Que esta semana seja muito abençoada.

O evangelho de hoje, Lucas 12,13_21, traz a parábola do homem rico que tem uma boa colheita e fica tranquilo colocando a sua segurança nos bens que acumulou. Jesus chama atenção para esta realidade que compromete a fraternidade, e afasta o coração humano de seu Criador. A ganância e o acúmulo dos bens. Os bens em si não são problema, mas o que destrói é fraternidade é o egoísmo. A injustiça
que impera no mundo é fruto do egoísmo, da ganância. O valor da vida não consiste em ter muitas coisas, mas ser rico para Deus. A riqueza diante de Deus consiste na partilha, na fraternidade,l na justiça e na igualdade.
_ Onde coloco a minha segurança?
Que está semana seja muito abençoada.

O evangelho de hoje, Lucas 12,13_21, traz a parábola do homem rico que tem uma boa colheita e fica tranquilo colocando a sua segurança nos bens que acumulou. Jesus chama atenção para esta realidade que compromete a fraternidade, e afasta o coração humano de seu Criador. A ganância e o acúmulo dos bens. Os bens em si não são problema, mas o que destrói é fraternidade é o egoísmo. A injustiça
que impera no mundo é fruto do egoísmo, da ganância. O valor da vida não consiste em ter muitas coisas, mas ser rico para Deus. A riqueza diante de Deus consiste na partilha, na fraternidade,l na justiça e na igualdade.
_ Onde coloco a minha segurança?
Que está semana seja muito abençoada.

No Evangelho de hoje Lc 12,1-7, vemos que Jesus atrai muitas pessoas para ouvir os seus ensinamentos. Ele adverte de estar muito atentos para não viver na hipocrisia, isto é, querer aparecer justo, bom católico e não ser. So cuidar das aparências. Diz ainda que tudo o que está escondido vai ser manifesto, pois nada fica escondido a Deus. Convida-nos a temer não aos que podem matar o corpo e sim, temer a Deus, pois no céu, com ele, não podem ir os malfeitores que não se arrependem. Jesus nos diz ainda que nos temos muito valor, não é para ter medo pois, se ele cuida dos passarinhos , ele vai cuidar muito mais de nós. Valemos mais que muitos pássaros. Ele nos convida a colocar nossa confiança nele. Desejo um abençoado dia.
Ir. Albina Bosio – Irmas Pastorinhas.

Hoje estamos em festa. Celebramos o dia de nossa Padroeira, Rainha e Mãe comun, N. Sra
Aparecida. O Evangelho de João, 2, 1-11 ambientado nas bodas de Canaã, traz a intercessão de Maria que confiante diz a Jesus o que está faltando.
Imediatamente depois pede que seja feito o que o Senhor mandar…
Tanta coisa está faltando hoje no nosso Brasil, e no mundo. Sei perceber o que é mais necessário?
Vou até Jesus, junto à Sua e nossa Mãe para apresentar-lhe nossas urgencias?
Escuto a sua resposta sobre o que devo fazer e ajudo a meus irmãos a estarem atentos e disponíveis para realizar o que ELE nos diz. Para que a festa da vida possa prosseguir, isto é indispensável. Jesus veio para que todos tenhamos Vida. Na sua paz inquieta, permaneçamos sob a proteção de nossa Mãe Advogada e Rainha. Bom dia.
Ir. Maria Hetzler
Irmãs Pastorinhas.

Hoje celebramos S. João XXIII o Papa de saudosa memória que proclamou o Concílio Vaticano II sob a ação do E. Sto. no intúito de responder aos desafios dos novos tempos.
O Evangelho deste dia, Lc.11,37-41, enriquece nossa reflexão sobre este tema: liberdade e abertura à perene novidade do Espírito. Um fariseu anonimo, convida Jesus O observa e fica admirado de sua liberdade frente à lei. ( o rito de lavar as mãos ).
A resposta do Mestre é incisiva: “insensatos! ” – deixa claro que o essecial é a atitude interior. Peçamos e difundamos esta liberdade/discernimento no Espirito Santo que edifica e une no Amor. Abençoado dia. Ir. Maria Hetzler- Pastorinha.

Hoje celebramos S. João XXIII o Papa de saudosa memória que proclamou o Concílio Vaticano II sob a ação do E. Sto. no intúito de responder aos desafios dos novos tempos.
O Evangelho deste dia, Lc.11,37-41, enriquece nossa reflexão sobre este tema: liberdade e abertura à perene novidade do Espírito. Um fariseu anonimo, convida Jesus O observa e fica admirado de sua liberdade frente à lei. ( o rito de lavar as mãos ).
A resposta do Mestre é incisiva: “insensatos! ” – deixa claro que o essecial é a atitude interior. Peçamos e difundamos esta liberdade/discernimento no Espirito Santo que edifica e une no Amor. Abençoado dia.

O Evangelho de hoje, Lc 11,29-32, Jesus deixa claro a sua indignação pela falta de fé e não acolhida da sua Palavra que levaria à conversão. As pessoas querem ver coisas extraordinárias, milagres, mas não querem se converter. Jesus diz que nenhum sinal que lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas. Jonas pregou em Nínive e as pessoas se converteram. Jesus é o grande sinal, não precisamos de outros sinais. Ele está ao nosso lado, presente entre nós, nos nossos irmãos. O convite que Jesus nos faz é de acolher sua Palavra e de se deixar converter por ela.
Boa semana, que seja muito abençoada.

No Evangelho deste sábado, Lc 11,27-28 Jesus nos dá um ensinamento muito claro. Ele escuta e acolhe o que a mulher anônima, grita no meio da multidão: “Feliz o ventre que te trouxe… ” Jesus não desmente. Maria e feliz, é bem-venturada por ser a Mãe de Jesus. Mas Jesus afirma: ” Muito mais felizes são aqueles que ouvem Palavra de Deus é a põem em prática.” Com isso Jesus nos aponta o caminho da felicidade. Todos os dias você está recebendo a mensagem do Evangelho. Busca guardar uma palavra em seu coração e aos poucos esta vai transformando a sua vida. Pois a Palavra é viva e eficaz. Que Maria nos ajuda a guarda-lá e drixa-la frutificar em nosso coração. Tenha um sábado muito feliz e abençoado. IR. Albina Bosio – Irmãs Pastorinhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *