Legado – Histórias de Vida completa dois anos com mais de 20 obras entregues e passa a oferecer obituários personalizados

Proximidade com o Dia de Finados reacende busca pelo serviço inédito prestado pela empresa caxiense idealizada pelos jornalistas Marcelo Aramis e Valquíria Vita. Dupla disponibiliza opções distintas, de acordo com a necessidade de cada perfil homenageado

Os jornalistas Marcelo Aramis e Valquíria Vita lançaram o projeto inédito no estado exatamente há dois anos e ampliam leque de serviços para obituários
Crédito: Giovana Pessin

Faltam menos de 10 dias para o feriado de Finados e nesta época do ano costumam surgir homenagens aos familiares, amigos ou colegas que já se foram. Mas você sabia que esses textos tributos podem ser feitos por profissionais? Essa é a proposta da Legado – Histórias de Vida, que eterniza histórias de quem já partiu com livros póstumos ou obituários personalizados para serem lidos no momento da cerimônia de despedida.

Os jornalistas Marcelo Aramis e Valquíria Vita lançaram o projeto inédito no Rio Grande do Sul em pleno ano da pandemia da Covid-19 e já escreveram mais de 20 obras. São perfis póstumos, biografias, histórias de casais e de empresas que estão eternizadas no papel ou em formato de e-book. Neste ano, a dupla também está escrevendo obituários, que podem servir de homenagem tanto no momento da despedida, como uma forma de deixar registrada a história para os descendentes ou mesmo para a comunidade.

Marcelo relata que, quando tiveram a ideia, não imaginavam que um livro ou o registro dos perfis póstumos teriam um impacto positivo tão grande para as famílias. O jornalista diz que cada história é especial justamente por trazer o relato dos familiares e que o legado para quem fica é o de poder ter acesso a qualquer momento às recordações sobre o homenageado.

“Nós acreditamos que toda história é especial e merece ser contada. É claro que em datas como o Dia de Finados alguns sentimentos de saudades ou mesmo uma necessidade de homenagear quem partiu se tornam mais latentes. Queremos mostrar para as pessoas que deixar registrada uma homenagem está ao alcance de todos”, propõe o sócio, que, ao lado de Valquíria Vita, também está à frente da TXT, empresa de comunicação criada em 2015 com foco em produção de conteúdo para marcas.

Histórias como a do empresário Nelson Bellenzier, que morreu em maio de 2020, aos 72 anos, foram produzidas pela Legado. Um dos seus dois filhos, Marcos (40), procurou os jornalistas para eternizar a memória do pai. Ele diz que a ideia surgiu como uma forma de registrar o legado do patriarca tanto para a família como para os amigos e colaboradores e fornecedores das empresas Unyterra e Sol Soluções YANMAR.

“A trajetória do pai é digna de tributo por se tratar de um homem que deixou grandes lições para todos nós. Muito jovem, ele precisou ser independente e com muita superação conquistou muitas coisas boas. É uma forma de resgatar a memória e deixar eternizado tanto para a família como para os colaboradores das empresas que ele fundou e que meu irmão Mauro e eu damos continuidade. Os valores que ele nos ensinou e as sementes que ele plantou lá atrás ficaram eternizadas com o livro, que é uma forma inovadora de homenagem”, reconhece o empresário.

Projetos personalizados
O trabalho da Legado – Histórias de Vida abrange as entrevistas, elaboração do texto, edição e revisão, digitalização das imagens e a diagramação do livro. Valquíria explica que os projetos são adaptados à necessidade de cada perfil.

Segundo ela, as histórias podem ser contadas apenas pelo protagonista ou com a participação de até 10 pessoas. A jornalista informa que o trabalho leva entre dois e três meses para ser concluído, dependendo do número de fontes entrevistadas.

“Sempre conversamos, caso a caso, para saber qual a melhor proposta de trabalho para o que está sendo idealizado. A apuração ocorre em entrevistas com foco na memória, na história oral que será contada em livro”, resume.

O produto final é uma versão on-line da história, armazenada no site da Legado Histórias de Vida (www.historiasdevida.com.br), com acesso pelo cliente e àqueles a quem ele disponibilizar o login no banco de histórias. O livro também pode ter versão impressa, encaminhada à gráfica.

Quem são os idealizadores da Legado – História da Vida
Os jornalistas Marcelo Aramis e Valquíria Vita, que também são sócios da TXT Produção de Conteúdo, têm em suas trajetórias passagens por importantes veículos de comunicação da imprensa estadual e nacional.

Valquíria Vita é jornalista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com Mestrado em Artes e Comunicação pela Pittsburg State University, nos Estados Unidos. Foi repórter dos jornais Zero Hora, Pioneiro, O Caxiense e editora-assistente do americano The Collegio. Já escreveu matérias para as revistas Superinteressante, Época Negócios, Amanhã, Ensino Superior e Acontece.

Marcelo Aramis também é jornalista graduado pela UCS. Foi repórter do jornal Correio Riograndense, editor-chefe do jornal e da revista O Caxiense e escreveu matérias para a Revista Veja e Folha de S.Paulo.

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *