Contur Hortênsias apresenta resultados de 2022

Em reunião realizada na quinta-feira (13), entidade juntamente com o Sebrae RS, apresentou o mapa de comportamento do turismo do Estado em 2022 

Evento Contur 13 de outubro créditos Rodrigo Witt

Reunião realizada pelo Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), apresentou na manhã da quinta-feira (13), o Mapa de Comportamento do Turismo do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Sebrae RS. No encontro estavam presentes prefeitos, secretários de turismo, presidentes e executivos das entidades mantenedoras, a coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, e o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub.

            Com o objetivo de entender as principais motivações e comportamentos do turista que visita (ou tem potencial para visitar) o Rio Grande do Sul, a secretaria de Turismo do Estado e o Sebrae RS realizaram a pesquisa qualitativa no ano de 2022, que dividiu o visitante do Rio Grande do Sul em 12 perfis. A partir desse estudo é possível realizar a criação de estratégias de produtos turísticos, posicionamento de regiões e negócios e ações de comunicação para trazer novos consumidores para o Sul do Brasil.

“Com esse estudo em mãos, a partir de novembro realizaremos um workshop com o Sebrae, para estruturar quais serão as ações da Região das Hortênsias, focadas nos perfis desses 12 diferentes públicos de visitantes, para proporcionais experiências ainda mais enriquecedoras”, afirma o presidente do Contur Hortênsias, Daniel Hillebrand.

O Contur Hortênsias tem um papel de suma importância na estruturação dessas ações, por ser a entidade que conecta os municípios nesse diálogo de força do turismo na região. Ainda durante, foram apresentadas as atividades realizadas pelo conselho em 2022. Dentre elas estão: A aproximação sobre os projetos dos aeroportos de Vila Oliva e Canela; acompanhamento junto à UCS sobre o andamento do Observatório de Turismo contemplada na consulta popular; parceria com a Universidade Feevale na elaboração de calendário de eventos coletivo, aproximação e conexão com Conselho Regional de Desenvolvimento Região Hortênsias (Corede Hortênsias); entre outros.

Conforme estudo realizado pelo Sindtur Hortênsias, integrante do Contur, foi possível identificar que:

  • Hotelaria: capacidade de receber 32 mil pessoas ao mesmo tempo
  • Gastronomia: 44 mil pessoas ao mesmo tempo
  • Atrativos Turísticos (empreendimetos/parques/parques temáticos/etc): 50 mil pessoas ao mesmo tempo

“Todos os esforços do Contur têm por intuito o constante estímulo ao maior diálogo entre as lideranças de municípios. Com o propósito de fazer crescer cada vez mais nossa região”, ressalta Daniel. Outra novidade apresentada no encontro são as reuniões do Contur Hortênsias e do Corede Hortênsias, que a partir de agora serão realizadas sempre em conjunto, considerando que a maior parte das pautas do Corede envolvem o turismo.

O Corede promove a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico das necessidades e potencialidades, para a formulação e implementação das políticas de desenvolvimento integrado da região.

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *